Cláudio Botafogo Messias-OnLine-05-06-2017-segunda-feira

SEM ENTENDIMENTO POLÍTICO

Adversários políticos ferrenhos o deputado federal André Moura, PSC, e o governador de Sergipe, Jackson Barreto de Lima, PMDB, têm provocado muitos comentários, sobretudo, apontando para uma aliança política dos dois grupos, visando as eleições de 2018. Os dois negam e garantem que tudo que vem acontecendo é para o bem de Sergipe. São entendimentos administrativos e para o desenvolvimento do Estado. Como políticos nunca dizem tudo, o povo continua a especular uma provável aliança.

SENADO

Como líder do Governo Temer no Congresso Nacional, André Moura tem facilidade de conquistar recursos para Sergipe e é disso que Jackson precisa, para alicerçar a sua candidatura ao Senado no próximo ano. Caso execute obras, que atendam as demandas dos sergipanos, Jackson terá discurso, para convencer aos sergipanos que é dele que precisam, para que Sergipe continue progredindo.

GOVERNADOR

Ao esquecer as questões políticas partidárias e trabalhar por Sergipe, André Moura passa para os sergipanos a imagem de um político preocupado com o seu Estado e capaz de gerenciar com o norte do progresso e melhoria socioeconômica para o povo. E aí pode ter o discurso de que é o nome certo para governar Sergipe. Mas o tempo dirá e o povo é quem decidirá.

 DINHEIRO

É graças à intervenção de André Moura que Jackson Barreto vem conseguindo a liberação de recursos, para executar vários projetos no Estado. Mesmo sendo do PMDB histórico, Jackson é adversário do presidente Miche Temer, porque foi aliado da presidente destituída Dilma Rousseff, PT. Daí a dificuldade de ser agraciado com verbas pelo Governo Temer.

 FORRÓ

A realização do ForróCaju com apoio de André Moura, PSC, foi a grande jogada do deputado, uma vez que é adversário político de Edvaldo Nogueira, PCdoB, e apoiou o deputado federal Valadares Filho, PSB, que perdeu a eleição para o comunista. André mostra que desceu do palanque e quer o melhor para a capital. Uma tacada de mestre, uma vez que a maioria do eleitorado sergipano se concentra em Aracaju e quem ganha aqui, sai com grande vantagem em qualquer pleito estadual. Aracaju sempre define quem é o vitorioso. Ele conseguiu a liberação da verba que Edvaldo precisava para realizar a festa.

ALIANÇA

Nem todos querem a desunião de Jackson e André. Há dentro do bloco governista, que vê com bons olhos uma aproximação política entre ambos visando às eleições de 2018. Para o secretário de Estado do Turismo, Fábio Henrique, os entendimentos políticos entre as duas lideranças representariam uma somação interessante para o Estado de Sergipe. “Se essa aproximação for importante para o agrupamento político, eu não tenho nenhum problema”, diz Fábio Henrique. “Se em algum momento o governador tratar de questões políticas com o deputado André Moura, sou daqueles que não faz veto a absolutamente ninguém. Quanto mais pessoas no grupo é melhor, política não se ganha diminuindo nem dividindo, mas somando e multiplicando”, justifica Henrique.

DESMENTEM

Governador e o deputado garantem que os entendimentos são apenas administrativos. “É um envolvimento republicano em defesa dos interesses de Sergipe. Político não. No político, o governador vai estar no arco de alianças dele e nós vamos estar no nosso, cada um estará no seu palanque em 2018”, diz André Moura. “Não há nenhuma vinculação de ordem política. Nunca conversamos sobre política, nunca conversamos sobre entendimentos. No próximo ano, André Moura deve estar no seu palanque e eu vou estar no meu palanque”, comenta o governador. “Neste ano não tem palanque, este ano é para Sergipe, é para o povo sergipano”, comentou.

PORTE

Existe a denúncia de que alguns servidores da Guarda Municipais de Aracaju (GMA) estariam com  porte de arma de fogo vencido. A explicação da assessoria de comunicação da GMA, confirmou a informação, mas explicou que esses homens tiveram a arma recolhida. “As armas foram recolhidas pelo comando, mas os guardas continuam trabalhando. O efetivo continua na rua, já que temos outros tipos de armas não letais”, explicou Rogério César, assessor de comunicação da GMA. Ele informou que a cada dois anos o efetivo precisa passar por um exame psicotécnico específico para uso da arma de fogo. “Alguns guardas já estão com o exame vencido e até o final do ano, todo efetivo deverá refazer o novo exame”, esclareceu.

PARQUE DA CIDADE

O juiz da 3ª Vara Federal Edmilson Pimenta solicitou que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) entreguem, no prazo de 7 dias, um relatório sobre atual situação do Parque da Cidade. O assunto foi discutido durante reunião que contou também com a presença da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e Procuradoria Geraldo Estado (PGE).

RELATÓRIO

De acordo com Sérgio Guerra, que é diretor administrativo da Emdagro, ficou acordado que o  Ibama devia apresentar um relatório contendo os motivos que levaram à interdição do Parque da Cidade. Já a Emdagro deverá especificar no documento as melhorias já feitas no local e apresentar fatos que justificaram que o parque tem condições de funcionamento. O Ibama interditou o local para visitações  no último dia 10 de maio, alegando que a Emdagro deixou de atender as exigências estabelecidas para melhoria da infraestrutura.

EMPREGO

A Agência do Trabalhador, setor da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) responsável pelo encaminhamento ao mercado de trabalho, está com vagas de emprego abertas para as funções de secretário acadêmico, bibliotecário, técnico em Tecnologia da Informação (TI), açougueiro e guardião de piscina. Os interessados em participar do processo de seleção para os cargos de secretário setorial e bibliotecário precisam ter nível superior completo e experiência na área, mas àqueles que desejam concorrer às vagas de açougueiro e guardião de piscina é necessária somente experiência.

FUNDAT

Os cidadãos que tiverem interesse em uma destas oportunidades devem comparecer à Agência do Trabalhador, munidos de currículo, RG, CPF, comprovante de residência e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). O setor funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h, na sede da Fundat, localizada na Rua Pacatuba, n° 104, Centro. Para mais informações, o interessado deve entrar em contato por meio do telefone (79) 3179-1331.

HOSPITAL ATRASADO

A deputada estadual Maria Mendonça (PP) lastimou a demora do governo do Estado em relação às obras do Hospital do Câncer, anunciadas em 2013, mas que só foram autorizadas em fevereiro deste ano. Maria disse que o Governo demonstra-se insensível à dor dos pacientes oncológicos que enfrentam uma rotina de desassistência nas unidades que ofertam o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

SEM REMÉDIO

Os remédios para quimioterapia estão em falta no Huse e no Hospital Cirurgia. Uma situação inadmissível, que demonstra total falta de planejamento, uma vez que a terapia de cada paciente é planejada, ou seja, há condição de estimar a demanda necessária, denuncia a deputada estadual Maria Mendonça, PP, acrescentando os prejuízos decorrentes da interrupção do tratamento, o que dificulta as chances de cura.

VACINAÇÃO PRORROGADA

Em Sergipe, apenas 63% da população inserida nos grupos prioritários da vacina compareceu aos postos para a imunização. A meta de vacinar 420 mil sergipanos contra a influenza ainda não foi atingida, conforme dados do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Essa meta foi estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), e a expectativa era de que fosse alcançada até o último dia 26. Apesar da disponibilização das doses e da campanha de vacinação realizada em todo o país, em Sergipe, apenas 63% da população inserida nos grupos prioritários da vacina compareceu aos postos para a imunização.

Esse índice motivou a prorrogação da campanha, que agora segue até o dia 9 de junho.

BOMBEIROS

As promotorias de Defesa do Consumidor e Direitos do Cidadão do Ministério Público Estadual (MPE) formularam o conteúdo da ação contra o Governo do Estado para melhoria das condições de trabalho e remuneração do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). A principal medida foi a exigência de realização de concurso público para a categoria no prazo de dez meses e pleiteando preenchimento de 1.194 vagas.

TOMÓGRAFOS

É grande a peregrinação das pessoas com câncer que precisam fazer tratamento da doença nos hospitais de Sergipe pela rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Na oncologia do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), os dois aparelhos de tomografia estão quebrados há mais de 15 dias, enquanto que o de radioterapia (acelerador linear) do Hospital de Cirurgia está parado há uma semana.

SOFRIMENTO

"Quem precisa do serviço é quem mais sofre com a situação porque é jogado de um lado para o outro, isso quando não tem que esperar sua vez de ser atendido", disse a dona de casa do município de Itaporanga D'Ajuda, Maria de Lourdes de Santana.

 A PONTA DO ICEBERG DO CRACK

 A situação vivida na cracolândia, em São Paulo, é apenas a ponta do iceberg do crack no país. Um levantamento aponta que a droga é um grave problema para 1.155 municípios brasileiros, um quinto (20,7%) dos 5.570 existentes. Se somados todos os níveis de problemas relacionados à droga, chega-se à conclusão de que ela está presente em pelo menos 8 de cada 10 municípios brasileiros (78,5%). O número pode estar subestimado, já que 945 (17%) dos municípios não responderam.

AÉCIO NEVES E A JBS

 O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou ao empresário Joesley Batista ter pressionado o presidente Michel Temer, junto com outros empresários, para que fossem feitas mudanças na Polícia Federal que incluíam a substituição do diretor-geral do órgão, Leandro Daiello. A conversa foi gravada pelo próprio Joesley e anexada ao acordo de delação que o grupo J&F fechou com a Procuradoria Geral da República.

 CABO DE GUERRA POLÍTICO

 O governo Michel Temer quer tentar acelerar a aprovação da reforma trabalhista no Senado, em busca de uma demonstração de força política diante da crise aberta pelas delações da JBS. O Palácio do Planalto pretende atropelar os protestos da oposição contra o projeto na sessão da Comissão de Assuntos Econômicos hoje e tentar levar o texto ao plenário ainda nesta semana.

'HABILIDADE PARA GOVERNAR'

 A jornais estrangeiros, Michel Temer voltou a negar uma renúncia à Presidência e diz que tem "habilidade para governar". O presidente garantiu que o plano de reforma da Previdência, que chamou de impopular, será aprovado mesmo com a turbulência causada pela delação da JBS.

A CONTA SECRETA DE MANTEGA

 Guido Mantega admitiu que possui uma conta na Suíça não declarada à Receita Federal. O saldo, disse o ex-ministro da Fazenda, era de US$ 600 mil, da venda de um imóvel herdado do pai. Mantega é acusado de ter pedido R$ 5 milhões ao empresário Eike Batista para pagar despesas com a campanha de Dilma Rousseff em 2014.

DE OLHO NO CONGRESSO

 Em meio ao caos político, avança no Senado uma proposta que veta aborto legal. A PEC 29/2015 altera a Constituição Federal e reconhece o direito à vida desde o encontro entre o espermatozoide e o óvulo (fecundação), antes mesmo da implantação do embrião no útero (nidação). A tramitação, que estava parada há um ano e quatro meses, conseguiu parecer favorável do relator em apenas 50 dias.

 MORTE DE NORIEGA

 O ex-ditador do Panamá Manuel Noriega morreu aos 83 anos hoje, anunciou o atual presidente do país, Juan Carlos Varela.

Pelo Twitter, Varela disse que "a morte de Manuel A. Noriega fecha um capítulo em nossa história". O ex-ditador estava em coma induzido após uma cirurgia no cérebro realizada em março deste ano.

CRISE NA VENEZUELA

 O número de pedidos de asilo de venezuelanos no Brasil até abril já se aproxima do total registrado em todo o ano de 2016. As estatísticas mostram que 3.181 cidadãos caribenhos fizeram o pedido nos quatro primeiros meses do ano, contra 3.375 de janeiro a dezembro de 2016.

 ALERTA EM MG

 Em alerta para chikungunya, o Estado de Minas Gerais registrou um aumento de quase 4.200% no número de casos suspeitos da doença entre janeiro e maio deste ano, em comparação com o mesmo período de 2016. Até o dia 29 de maio, segundo dados da Secretaria de Saúde, foram 15.988 suspeitas. Se em 2016 Governador Valadares registrou 128 casos (5 deles confirmados), neste ano já são 10.382 notificações (585 delas confirmadas).

FUTEBOL NA INTERNET

 Os próximos dois jogos da seleção brasileira não tiveram os direitos vendidos para a Globo. Portanto, a própria CBF vai ser responsável por cuidar da transmissão. No lugar da emissora carioca, quem levará as partidas para a telinha será a TV Brasil. Só que também haverá transmissão pela internet, pelo aplicativo Vivo Mobile e pela CBF TV. Os jogos acontecem em 9 e 13 de junho, às 7h, pelo horário de Brasília. Os adversários serão Argentina e Austrália.

SAÚDE NA COZINHA

 Uma nova onda de alimentos funcionais tem surgido nas lojas de produtos naturais e cozinhas brasileiras. Liderada pela kombucha e pelo kefir, a revolução fermentada vem ao estilo faça você mesmo. Esses produtos do Oriente são culturas de bactérias e leveduras capazes de fermentar leite, chá ou suco de frutas, produzindo substâncias que chegam vivas ao intestino, conhecidas como probióticos.claudio

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com