CAPITAL PODE FICAR SEM FORRÓCAJU
A realização do Forró Caju, uma das mais tradicionais festas do período junino no Nordeste, ainda é incerta. A Prefeitura de Aracaju emperra na demanda financeira necessária para que o evento seja confirmado. A diretora de imprensa da PMA, Tirzah Braga, informou que ainda não há nenhuma informação oficial sobre a festa, e que a gestão municipal ainda procura meios para viabilizá-la.
SEM SAFADÃO
Por meio de redes sociais, alguns perfis têm publicado datas e atrações sobre a possível realização do evento. A PMA desmentiu a informação de que Wesley Safadão, a banda Aviões do Forró e a dupla Simone e Simaria já estariam confirmados para a festa. Ainda de acordo com a PMA, por enquanto, não há data prevista para a divulgação da programação ou realização do evento.
DESEMPREGADOS NA TORRE
Centenas de desempregados e alguns funcionários da Cavo amanheceram ontem, segunda-feira, 15, na porta da empresa Torre. Após vencer três dos quatro lotes do contrato emergencial da limpeza urbana na última sexta-feira, 12, a Torre comunicou que contrataria funcionários para os serviços de varrição, coleta de entulhos da construção civil e outros serviços. Alguns desempregados estavam revoltados com a falta de informação. Já sobre o reaproveitamento dos funcionários da Cavo, o sindicato que representa os agentes de limpeza (Sindelimp), informou que a Cavo está emitindo ‘aviso trabalhado’, o que deixará os trabalhadores presos à empresa por mais 30 dias.
TORRE
O gerente de contratos da Torre, José Carlos Dias, informou que parte dos antigos funcionários da empresa, que já estavam cadastrados, foram contratados e estão trabalhando nesta segunda-feira. A empresa também pretende reaproveitar os trabalhadores da Cavo. “Nós fizemos acordo com o sindicato para aproveitar esses funcionários, mas eles precisam estar desligados da empresa. Se tiver ‘aviso trabalhado’, fica inviável a contratação”, explica.
CAVO
"A Cavo esclarece que os funcionários que comprovarem o novo vínculo empregatício serão dispensados do cumprimento do aviso prévio trabalhado. A empresa cumpre os procedimentos legais em caso de dispensa de funcionários e mantém transparência no relacionamento com sua equipe, visando a boa prestação de serviços à cidade", diz a nota.
AJUDEM POR FAVOR
Está faltando leite e materiais de higiene pessoal e de limpeza na Casa Maternal Amélia Leite, localizada no Bairro Suíssa, em Aracaju. A instituição, que funciona como pré-escola por tempo integral e presta assistência a 110 crianças de três a cinco anos de idade, completou 70 anos de fundação em março deste ano e sobrevive de doações. A instituição arca, ainda, com o pagamento dos salários de 17 funcionários. São eles: sete professores, uma secretária, uma coordenadora pedagógica, dois chefes de cozinha, uma assistente social e cinco agentes de serviços gerais. Doações para a Casa Maternal podem ser feitas através de depósitos na conta Agência 048, opção 03, conta número 100752-4 (Banese). E informações pelo telefone: (79) 3214-4849.
MARCHA
As frentes compostas por centrais sindicais que foram às ruas na greve geral do dia 28 de abril voltaram a se reunir ontem, esta segunda-feira, 15. De acordo com a Frente Brasil Popular, a mobilização do dia 28 foi a maior já vista no estado, e projeta novos atos tendo como referência a greve geral.
AMPARO
O Ministério da Integração Nacional reconheceu nesta segunda-feira, 15, situação de emergência ao município de Amparo de São Francisco (SE), em decorrência do intenso período de estiagem. A portaria tem vigência por 180 dias. O reconhecimento federal é o primeiro passo para que as prefeituras solicitem o apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração, para ação de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas pelos desastres naturais.
ARAUÁ
Cinco meses após o líder do governo no Congresso Nacional, André Moura (PSC-SE) ter destinado emenda parlamentar para o município, pagos pelo Ministério da Saúde por meio do Fundo Nacional da Saúde (FNS) para serem utilizados como incremento temporário do PAB (Piso da Atenção Básica), o prefeito de Arauá, José Ranulfo, e o vice, Rafael 90, entregaram à população quatro veículos que comporão a frota da Secretaria Municipal de Saúde. O líder André participou da cerimônia de entrega.
AUXÍLIO
Para obter apoio material e financeiro da Defesa Civil Nacional, os municípios devem apresentar um relatório com o diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após análise técnica por equipes da Sedec, o ministério define o valor do recurso a ser disponibilizado.
REDUÇÃO DA MORDOMIA
O vereador Fábio Meireles (PPS) voltou a cobrar a tramitação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município de Aracaju nº 02/2017 que reduz o tempo de recesso dos vereadores na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Embora tenha sido apresentada no começo do ano legislativo, a matéria segue engavetada.
MENOS PREGUIÇA
A propositura já foi lida em plenário, recebeu parecer das comissões nas quais está tramitando, mas a mesa diretora da CMA ainda não a colocou na pauta de discussões do Plenário. “O projeto foi protocolado em fevereiro. Não quero acreditar que terminaremos o primeiro semestre dessa legislatura sem apreciar essa matéria que já recebeu o aval das comissões temáticas para ser levada ao Plenário”, disse Fábio Meireles.
OCUPAÇÃO
Um grupo de moradores do Bairro Santa Maria ocupou ontem, segunda-feira (15), o centro administrativo da Prefeitura de Aracaju (SE). Os manifestantes chegaram por volta das 6h e disseram que só vão sair quando forem atendidos por algum representante da administração municipal. Eles reivindicam o pagamento de auxílio-moradia para 250 famílias que moram em ocupações e áreas de risco.
MITIDIERI
O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), voltou a falar sobre a atenção que vem recebendo do governo do estado, com relação à Secretaria de Estado do Esporte e Cultura, que o PSD indicou Antonio Hora para assumir a pasta. Fábio Mitidieri afirmou que o governador Jackson Barreto (PMDB), ainda não liberou totalmente a pasta para que o secretário pudesse trabalhar. O deputado voltou a lembrar sobre o orçamento da Seel que é de R$ 150 mil.
SENTIMENTO DE REVOLTA E INDIGNAÇÃO!
Absurdo o que a prefeitura vem fazendo com os já conhecidos ambulantes que ganham seu pão de cada dia pelas avenidas da nossa cidade. Figuras já conhecidas de todos, onde vendiam frutas e mariscos na Avenida Oceânica, agora estão sem ter de onde tirar seus sustento! Como se não bastasse o absurdo e a forma truculenta como esses pobres mortais foram tratados, no último sábado foi a vez dos vendedores de churrasquinho que ficavam nas proximidades do estádio de futebol. Onde vamos parar?! SE LIGA PREFEITO! Ano que vem vc vai querer bater de porta em porta pedindo voto para algum candidato à deputado, governador e etc...... Não se espante se essa mesma porta não se abrir ao ser notada sua presença!
CONTRA HOMOFOBIA
Em Sessão Especial realizada na Câmara Municipal de Aracaju, ontem, segunda-feira (15), antecipando o Dia Internacional de Combate à Homofobia, celebrado em 17 de maio, o Vereador Iran Barbosa (PT) destacou a importância do Poder Legislativo da capital abrir as suas portas para debater a 'LGBTfobia' e da atual Administração Municipal promover políticas de defesa dos direitos humanos e de garantia da cidadania às minorias.
APARECIDA
O deputado estadual Georgeo Passos (PTC) protocolou na Assembleia Legislativa uma Indicação, solicitando ao Governo do Estado que sejam implementadas e intensificadas ações de prevenção e combate à criminalidade no Município de Nossa Senhora Aparecida. O parlamentar explica que a indicação surgiu a partir da solicitação de um morador no município. “Ele nos procurou e reclamou da crescente violência na região, relatando vários casos de assaltos, algo que infelizmente se tornou uma constante em Aparecida”, comenta Georgeo.
SEM TRANQUILIDADE
O deputado lamenta que esse tipo de situação tenha mudado a cara do interior sergipano. “Já faz um tempo em que os municípios deixaram de ser um local tranquilo para sofrer com a onda de violência. O Governo precisa fazer alguma coisa para que a população possa viver a sua vida em paz. E é isso que pedimos através dessa indicação”, finaliza Georgeo.
ASSISTENTES NA ESCOLA
Durante a exposição da representante do Conselho Regional de Serviço Social 18. Região – Sergipe (CRESS/SE), Itanamara Guedes Cavalcante, sobre a inserção do Assistente Social nas escolas, vários deputados estaduais se colocaram à disposição da categoria para ajudar na viabilização da propositura. O Conselho chegou a apresentar, aos parlamentares, uma minuta de projeto de lei, para ser avaliada e aplicada pelo Poder Legislativo.
PROPOSTA NA CÂMARA
A proposta recebeu o apoio dos presentes, com destaque para o deputado Moritos Matos (PROS) que revelou já ter protocolado na Assembleia Legislativa uma proposta semelhante. “Quando fui vereador de Aracaju tentei, sem sucesso, aprovar um projeto multidisciplinar nas escolas. Fiz o mesmo no mês de Março aqui na AL e temos um projeto em tramitação muito parecido. Espero que ele seja apreciado pela Casa e que a proposta seja aprovada”.