Cláudio Botafogo Messias-quinta-feira 04-05-2017

claudioVEREADORES BANDIDOS E SACANAS

Nem todo vereador é bandido e corrupto. Existem os sérios e que trabalham em prol do povo. Mas, todavia, em determinadas situações, se igualam. Senão vejam só: ao mudar o nome de uma rua, para agradar uma família, principalmente se esta tem muitos votos, o autor do projeto causa um transtorno sério para empresas, que são obrigadas a mudanças em material impresso, Junta Comercial e outros órgãos, porque passou a funcionar em “novo endereço”, mesmo sem sair do imóvel, graças a peripécia de um nobre edil.

Este problema também é causado para a pessoa física, principalmente, quando vai vender o imóvel, que conseguiu como muito suor. Sem a devida informação, o proprietário desconhece que teria que ter mudado o endereço no órgão municipal, a exemplo da Emurb (Empresa Municipal de Obras e Urbanização), deve ser este o nome, no caso de Aracaju.

Na hora de vender tal bem e se o comprador obtiver o financiamento da Caixa Econômica Federal, o vendedor será obrigado a pagar uma taxa em torno de R$ 500,00, porque o bandido sacana do vereador, para ficar de bem com alguma família, principalmente se for ilustre ou tiver muitos votos, decidiu renomear ou nominar com outra figura, aquele logradouro. Esta taxa pode cair para R$ 215,97, caso você consiga a cópia da lei que mudou o nome da rua. Parece brincadeira, mas é uma realidade.

Você que mora naquele logradouro e não pediu que alterassem o nome, é quem pagará pela safadeza do parlamentar, que teve seu projeto aprovado pelos demais pares. Estes passam a ser coautores ou cumplices da pilantragem.

Deve tal taxa ser extinta, porque o cidadão que já paga tantos impostos não pode ser punido, porque um dia qualquer o parlamentar acordou com a testa coçando ou dormiu de calça jeans ou teve uma disenteria e resolveu fazer uma homenagem, para justificar os anos em que está sem qualquer fazer a não ser contar o dinheiro do salário legal e da putaria, patifaria, ladroagem ou qualquer coisa ilícita que faça.

Quem um nobre parlamentar tenha esta ideia de elaborar um projeto, acabando com a taxa para justificar a mudança de nome, na hora em que vai se vender um imóvel.

Garanto que quase 100% da população não sabe desta sacanagem e o que é pior a maioria dos vereadores também desconhecem tal obrigação de pagamento pelo que não se pediu. E quem sabe é sacana mais vezes, pois tem certeza de que a sua brilhante e hercúlea sugestão vai prejudicar todos que são proprietários de imóveis no logradouro que teve seu nome trocado.

Chega de tanta crueldade com o pobre povo. E para não ter um sério problema de saúde, vou curtir a amc53fm.com, a fim de esquecer que isto é uma malvada realidade em Aracaju e outros municípios. Parem de sacanear o povo, com homenagens  que só trazem prejuízos ou aprovem um projeto, que impeça tal pagamento. E se o fim desta exigência tiver que ser por poder do Congresso Nacional, que acionem seus tutores superiores, para que mudem a legislação, acabando com esta imposição legal. Chega de ser otário e usurpado. 

CARTEIROS DECIDEM TRABALHAR

Foi suspensa a greve dos funcionários dos Correios em Sergipe iniciada às 22 horas do último dia 27. Mas, o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (Sintect/SE) informa que a categoria está em alerta e a paralisação pode ser retomada a qualquer momento. "Suspendemos a greve as 18 horas do dia 29 porque a direção da empresa lançou uma proposta de reunião. No entanto, retomaremos a greve se a empresa não cumprir o acordado", diz o presidente do Sintect, Sérgio Lima, ao ressaltar que ainda não tem data definida para a reunião. Segundo ele, os carteiros e demais funcionários do Correios estão  reivindicando a manutenção da empresa pública sem privatização, além da contratação de mais funcionários por meio de um concurso.

FIES PRORROGADO

O Ministério da Educação prorrogou até o dia 31 de maio o prazo para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O prazo original terminaria no último domingo, 30. Os aditamentos são feitos pela internet, no Sistema Informatizado do Fies (SisFies). A renovação deve ser feita somente para os contratos formalizados até 31 de dezembro de 2016. A portaria que determina a prorrogação do prazo está publicada na edição do Diário Oficial da União. Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre.

RENOVAÇÃO

A renovação pode ser feita em dois modelos: o simplificado e o não simplificado. No primeiro, não há necessidade de alterar nenhuma informação inicial, bastando apenas a validação no SisFies. Já no modelo não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato firmado, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro para finalizar a renovação.

TRANSFERÊNCIA

A portaria também prorroga para 31 de maio o período de transferência integral de curso ou de instituição de ensino e a solicitação de dilatação do prazo de utilização do financiamento.

FESTA DO ARROZ

O vereador Iran Barbosa (PT) participou da "5a Festa do Arroz", no Povoado São Miguel, em Propriá. O Parlamentar petista foi convidado para integrar a Mesa Redonda que debateu, com os pequenos agricultores do Baixo São Francisco, o tema "Direitos do Povo" e centrou sua fala na análise da conjuntura, focando o cenário golpista que enfrentamos no Brasil, que se caracteriza, principalmente, pelas iniciativas que estão em andamento no Congresso Nacional, enviadas pelo governo federal, e que retiram direitos dos trabalhadores e da população mais pobre do nosso país.

INFLAÇÃO MENOR

O mercado financeiro reduziu a projeção para a inflação este ano pela oitava semana consecutiva. Agora, a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 4,04% para 4,03%, de acordo com o boletim Focus, uma publicação elaborada todas as semanas pelo Banco Central (BC), em Brasília.

ABAIXO DA META

A projeção para a inflação este ano está abaixo do centro da meta que é 4,5%. A meta tem ainda limite inferior de 3% e superior de 6%. Para 2018, a estimativa foi reduzida de 4,32% para 4,30%, no quarto ajuste seguido.

PIB MAIOR

A projeção de instituições financeiras para o crescimento da economia (Produto Interno Bruto – PIB – a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) este ano passou de 0,43% para 0,46%. Para o próximo ano, a estimativa permanece em 2,5%.

SELIC ABAIXO DE 9%

Para as instituições financeiras, a Selic encerrará 2017 e 2018 em 8,5% ao ano. Atualmente, ela está em 11,25% ao ano. A Selic é um dos instrumentos usados para influenciar a atividade econômica e a inflação. Quando o Copom aumenta a Selic, a meta é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Já quando o Copom diminui os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação.

JABOTIANA

O vereador Iran Barbosa (PT) destacou, na tribuna da Câmara Municipal, a sua participação na reunião com o Movimento Ambientalista Jabotiana Viva, na Associação dos Moradores do Conjunto Santa Lúcia. Segundo o parlamentar, a reunião, que aconteceu na última sexta-feira, 28 de abril, teve como objetivo discutir a inclusão do bairro na área de abrangência do Parque Natural Municipal do Poxim.

OCUPAÇÃO DESORDENADA

 “O Bairro Jabotiana é uma localidade que nos desafia à responsabilidade de preservação ambiental, pois trata-se de uma área que preocupa em virtude da ampla expansão imobiliária e da ocupação desordenada naquele bairro, que repercute diretamente na área ambiental e no aquífero do Rio Poxim. Estranhamente, o bairro não foi incluído na região abrangida pelo Parque Natural Municipal do Poxim, que é regulamentado pelo Decreto Nº 5.370/2016”, afirmou o vereador.

QUEDA EM SETE CAPITAIS

Em sete capitais, o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) encerrou com queda de 0,12%, taxa 0,19 ponto percentual menor do que na última apuração (0,31%). No acumulado desde janeiro, o índice teve elevação de 1,61% e, nos últimos 12 meses, de 4,17%.

DECRÉSCIMO

Quatro dos oito grupos pesquisados apresentaram decréscimo, com destaque para habitação (de -0,09% para -0,69%). O resultado foi influenciado pela tarifa de eletricidade residencial com redução de 6,22% depois de uma queda de 2,67% na pesquisa passada. A pesquisa do IPC-S é feita pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) em Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre.

ALIMENTAÇÃO

No grupo alimentação houve redução no ritmo de alta com a taxa passando de 1% para 0,69%. Em educação, leitura e recreação ocorreu queda de 0,19% ante 0,02% e, em despesas diversas, caiu à velocidade de aumento (de 0,34% para 0,13%).

COMUNICAÇÃO

Já em comunicação, o índice subiu com mais força (de 0,30% para 0,84%). O mesmo ocorreu em saúde e cuidados pessoais (de 0,96% para 1,15%). Em transportes foi mantido o resultado negativo, porém, menos expressivo (de -0,20% para -0,14%) e situação igual foi verificada no grupo vestuário (de -0,66% para -0,47%).

TOMATE

Os itens que mais pressionaram a inflação no período foram tomate (37,38%); batata-inglesa (29,44%); plano e seguro de saúde (0,99%); refeições em bares e restaurantes (0,34%) e gás de botijão (2,68%). Entre os itens que ajudaram a conter o avanço figuram tarifa de eletricidade residencial (-6,22%); gasolina (-1,27%); etanol (-3,21%); condomínio residencial (-1,12%) e passagem aérea (-6,93%).

GREVE DE DELEGADOS

Em assembleia geral extraordinária realizada na manhã de ontem, quarta-feira, 03, os delegados de polícia aprovaram proposta de paralisação dos serviços por 72 horas. A medida entrará em vigor a partir das 08h desta quinta-feira, 04, estendendo-se até o final de semana.

PLANTONISTAS

Foi deliberado que, durante o período de paralisação, funcionarão apenas as plantonistas Norte e Sul, em Aracaju, e a delegacia plantonista de Itabaiana, as quais atenderão a todos as ocorrências da capital e interior. Nesse perÍodo, as demais unidades policiais realizarão apenas o registro de boletins de ocorrência.

REIVINDICAÇÕES

Os delegados de polícia estão pleiteando a regulamentação da acumulação de delegacias, a correção do reajuste da remuneração financeira por plantão, a fixação de nova jornada de trabalho, o pagamento em dia dos salários e a equiparação salarial com procurador do Estado.

ITABI

O projeto itinerante do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac)  realiza atendimentos a partir desde quarta-feira (3), até  hoje, sexta-feira (5) em Itabi (SE). A caravana presta serviços das 8h às 17h no Colégio Estadual Maria da G. Moura, localizado na Rua Providência, 281, no Centro do município. Nesses dias, a população poderá contar com 75 serviços como a emissão de Carteira de Identidade, INSS, Incra, Ipesaúde, Seplag e Detran. A expectativa é que cerca de 600 pessoas procurem os atendimentos. O Ceac Itinerante estará em Santa Rosa de Lima na próxima semana, de 10 a 12 de maio.

DIA DO SERTANEJO

O Dia do Sertanejo é comemorado anualmente em 3 de maio. Esta data homenageia toda a tradição e, principalmente, a música de origem sertaneja. O povo sertanejo surgiu no sertão nordestino brasileiro e se espalhou por todo o Brasil. A musicalidade sertaneja é uma das características mais marcantes desta cultura. Por norma, este ritmo exalta a vida do homem no campo e nas cidades interioranas do país. O Dia do Sertanejo começou a ser comemorado a partir da década de 1960, por iniciativa da Rádio Aparecida, para homenagear os vários violeiros do sertão que frequentam as missas na cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo.

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com