JUSTIÇA LENTA
A Justiça Eleitoral publicou no Diário de Justiça uma sentença condenando Manoel Messias Sukita a 13 anos, nove meses e 15 dias de reclusão por crime eleitoral. O despacho foi da juíza Andréa Caldas Souza Lisa, da 5ª Zona Eleitoral de Capela, Sergipe. No processo, Sukita é acusado de distribuir dinheiro “em troca de votos a fim de favorecer a campanha eleitoral de Josefa Paixão de Santana e Carlos Milton Mendonça Tourinho, candidatos à Prefeita e Vice-Prefeito” de Capela no pleito de 2012.
DESVIO DE VERBAS
O ex-prefeito de Capela também é acusado de desviar verbas públicas e autorizar despesas não previstas em lei. Conforme o despacho, houve “distribuição, sem critério algum, da quantia de R$ 40,00 (quarenta reais) na própria sede da Prefeitura Municipal, aproveitando-se o então Prefeito, Sukita, para pedir voto em favor de seus candidatos”, afirma. Além dos 13 anos de prisão, Sukita terá de pagar 32 dias-multas referentes a um salário mínimo da época.
DINHEIRO NA CONTA
O prefeito Edvaldo Nogueira, PCdoB, aos poucos vai colocando a casa em ordem e já anuncia o pagamento dos salários dos servidores pra a sexta-feira, quando haverá greve geral. A turma poderá ir aos caixas eletrônicos no sábado e fazer a feira gorda, afastando a zika dos últimos meses de administração do ex-prefeito João Alves Filho, DEM.
ESCLARECIMENTOS
O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, através da Diretoria de Modernização e Tecnologia (DMT), esclareceu as dúvidas e trouxe soluções para as dificuldades enfrentadas pelas empresas de Tecnologia e escritórios de Contabilidade das Prefeituras Municipais para o preenchimento da prestação de contas mensal e anual, Relatório da Lei de Responsabilidade Fiscal e Relatório de Controle Interno dos novos sistemas do TCE.
REUNIÃO
A reunião com os representas das empresas e escritórios ocorreu na manhã desta terça-feira, 25, na sala de reuniões da presidência do Tribunal. Foi motivada, sobretudo, pelas poucas homologações recebidas pelo TCE tendo em vista que o prazo para as entregas será até o dia 2 de maio, segunda-feira, visto que o dia 30 de abril é num domingo e 1º de maio é feriado.
PRISÃO MANTIDA
O advogado Alcivan Menezes, acusado de articular esquema para desviar as verbas públicas da Câmara Municipal de Aracaju, permanece em liberdade provisória, usando tornozeleira eletrônica e obrigado ao recolhimento domiciliar noturno e nos fins de semana. O advogado já teve prisão preventiva decretada pela justiça sergipana, foi beneficiado pela liberdade provisória e o Ministério Público Estadual tentou manter a prisão do acusado, mas não conseguiu êxito.
COMEMORAÇÃO
Nesta terça-feira, 25, os desembargadores integrantes da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça julgaram embargos de declaração do MPE, acompanhando voto da desembargadora Ana Lúcia dos Anjos pela manutenção da liberdade provisória. O advogado Walter Neto, que defende o advogado, comemorou. “O Ministério Público não tem prova nova do evento”, enfatizou.
TERCEIRIZAÇÃO
Durante a realização de audiência Pública contra a terceirização e contra o desmonte dos bancos públicos, realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a professora doutora de Economia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Christiane Senhoria Campos, destacou que, com o projeto de terceirização aprovado recentemente em Brasília, o Brasil passará a ter 40 milhões de trabalhadores terceirizados.
TREZE MILHÕES
“A terceirização hoje atinge aproximadamente 13 milhões de trabalhadores brasileiros. Com esse projeto de terceirização que foi recentemente aprovado, a estimativa é de que afete 40 milhões de trabalhadores. Mais do que duplica”, lamenta.
PIORES SALÁRIOS
A professora doutora da UFS lembrou que os terceirizados em todos os setores ganham os piores salários e têm a maior jornada de trabalho em que não podem recursar aumentos dessa jornada para não serem demitidos. “Há uma rotatividade que impede o acesso aos direitos trabalhistas. Os trabalhadores chegam a ficar três, cinco anos sem férias, porque estão sempre trocando de trabalho. Existe uma maior insegurança. A maior parte dos acidentes de trabalho é entre os trabalhadores terceirizados”, destaca.
SOCIALISTAS
O PSB poderá perder dezenas de cargos comissionais na esfera federal, por conta da “desobediência” dos seus deputados, que estão votando contra projetos do Governo Temer. O senador Fernando Bezerra, de Pernambuco, pai do ministro de Minas e Energia, colocou o cargo do filho à disposição.
SERGIPANOS
O senador Antônio Carlos Valadares, que tem vários cargos federais em Sergipe, a exemplo do comando da Codevasf, corre o risco de ficar sem a confiança do governo e não ter mais os empregos para seus aliados e amigos.
FILHO
O deputado federal Valadares Filho, PSB-SE, é outro que poderá ser afetado com a decisão do partido de não seguir a orientação do Governo Federal e quem perderá é o grupo de aliados que está em cargos públicos.
INVADINDO
O vereador Jason Neto, PDT, está “invadindo” a área de atuação do colega Bigode, líder político no bairro Santa Maria, que deu vitória estupenda ao prefeito Edvaldo Nogueira, PCdoB. Jason alardeia que conseguiu reabrir a unidade saúde básica do Santa Maria, isso soa como desprestígio para Bigode. Será que haverá troco.
GREVE
A União Geral dos Trabalhadores em Sergipe (UGT/SE), em conjunto com a CUT (Central Única dos Trabalhadores), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Sindical e Popular (Conlutas), Frente Brasil Popular e movimento sociais e populares, está em mobilização permanente para a greve geral, que ocorre na sexta-feira, 28, e vai parar o país.
OBJETIVOS
A manifestação nacional tem como objetivo lutar contra as propostas do governo federal de reformas da Previdência e trabalhista, assim como a lei de terceirização, sancionada pelo presidente Michel Temer.
IPTU VERDE
A Câmara Municipal de Aracaju manteve o veto apresentado no ano passado pelo então prefeito João Alves Filho (DEM) ao projeto de lei aprovada por iniciativa dos parlamentares que autoriza o Poder Executivo a proporcionar descontos sobre o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) a proprietários de imóveis que adotarem medidas de proteção ambiental, classificado como IPTU Verde.
AUTOR
O projeto de lei é de autoria do ex-vereador Émerson Ferreira (Rede) e foi aprovado no ano passado. Mas não vingou no Poder Executivo Municipal. O veto apresentado pelo ex-prefeito João Alves Filho só foi apreciado nesta terça-feira, 24, pelo plenário da Câmara Municipal e foi mantido com tranquilidade, sem muitos debates. O vereador Antonio Bittencourt (PC do B), líder do prefeito, orientou a bancada a votar pela manutenção do veto, apesar de ser simpatizante da proposta.
CASA DA GAMBIARRA
A Casa da Gambiarra, versão pocket da Feirinha da Gambiarra, será realizada neste final de semana em Aracaju e traz como tema o circo. '“Realizamos, no final do ano, a primeira edição da Casa que foi muito prestigiada pelo público. Retomamos esse projeto agora em um local diferente, perto da praia, e bem bacana" explica uma das organizadoras e idealizadoras, Isabele Ribeiro.
REALIZAÇÃO
O evento acontece nos dias 29 e 30 de abril, das 14h às 22h, no Cartola Complexo Esportivo, na Rua Francisco Rabelo Leite Neto, número 709, no bairro Atalaia. Serão 25 expositores diferentes entre gastronomia, decoração, vestuário e acessórios, nos dois dias de evento. Os produtos são variados e criativos. Cadernos feitos à mão, plantinhas, itens de decoração, acessórios e roupas, além dos expositores de alimentação. a organização ainda reservou uma área para crianças com pipoca, algodão doce e brinquedos, e uma exposição de carros antigos.
INGRESSO
A entrada para aproveitar a programação ao ar livre custa R$5. Será um momento de boa música, números de mágica e palhaçaria, além de excelentes opções na gastronomia. “A ideia é proporcionar um momento de diversão para todo tipo de público. Nossa sugestão, inclusive, é que o público venha a caráter para participar do concurso de fantasia que vamos promover. A mais criativa leva para casa uma sacola recheada de produtos de todos os expositores da Gambiarra”, diz a organizadora Úrsula Freitas. Mais informações através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou do telefone 79 99146-6806 (Isabele). Sábado, 29/04- 15h- Show Mágico Pedro Guaraná. 17:30h- Relicaryo (part. Bruno Daza). 19:30h- Julico (The Baggios). Domingo, 30/04- 15h- Show Mágico Pedro Guaraná. 17:30h – Crav&Rosa. 19:30h- Chorinho Brasileiríssimo.