Cláudio Botafogo Messias-25-04-2017 terça-feira

claudioMARIA CITADA NA LAVA JATO

A senadora sergipana Maria do Carmo do Nascimento Alves, DEM, esposa do ex-prefeito João Alves Filho, DEM, foi citada como uma das beneficiadas pela Odebrecht, na sua campanha para se manter no Senado. Ela espera o desenrolar das manifestações, para poder se manifestar. É bom lembrar que o fato de ser citada não significa que realmente ela está comprometida com as irregularidades.

AMORIM

O senador Eduardo Amorim, PSC, nega ter recebido recursos ilegais da Odebrecht na campanha de 2014, quando disputou o Governo do Estado e perdeu para o advogado Jackson Barreto de Lima, PMDB-SE, que conseguiu a reeleição.

FINALMENTE, JUÍZO

A Justiça de Sergipe decidiu que não há qualquer irregularidade no contrato emergencial firmado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para o serviço de coleta do lixo. A juíza Christina Machado de Sales e Silva, em decisão do último dia 21 de abril, restabelece o direito do gestor municipal de escolher a empresa que cumprirá o contrato. Além disso, ela define como “incabível” a prorrogação do contrato com a Cavo por 70 dias.

ELE ESTÁ CERTO

A decisão da Justiça com relação ao contrato emergencial da Emsurb com a Torre deixa o presidente afastado da empresa pública Mendonça Prado numa situação confortável porque, em princípio, mostra que ele não cometeu qualquer deslize administrativo ao firmar o pacto, para evitar que a capital de todos os sergipanos se transformasse na “cidade do lixo”.

CURSOS NO SENAC

O Senac/SE, órgão integrante do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, abriu inscrições para os cursos que serão ministrados nos meses de maio, junho, julho e agosto. São mais de 100 opções de títulos, das mais diversas áreas, distribuídas nas unidades do Senac em Aracaju, Lagarto, Itabaiana e Tobias Barreto.

INSCRIÇÕES

Na capital, as matrículas devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h30, na Central de Atendimento da instituição de ensino, localizada à AV. Ivo do Prado, 564, bairro São José. No interior, as inscrições são feitas nas respectivas unidades do Senac. Confira no site a programação completa de cursos, bem como as informações necessárias para a matrícula e os descontos do nosso plano de fidelização. Mais informações através dos fones 79 – 3212-1560 / 1561.

HONESTIDADE

O Tribunal de Contas de Sergipe criou um fórum de discussões sobre a honestidade na gestão pública e o combate à corrupção. O evento é intitulado “Por um Brasil ético: o dinheiro público é da sua conta”. Palestras com nomes nacionais importantes nessas áreas acontecerão até o final do ano. Na sexta-feira da próxima semana, dia 28, às 9 horas, será proferida uma palestra com o jurista sergipano e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto. O local é o auditório do TCE e a entrada é gratuita.

FEBRE AMARELA

Os postos de saúde de Aracaju voltaram a ofertar a vacina contra a febre amarela. As doses estavam em falta há cerca de uma semana, mas a vacina já foi distribuída ao município pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

POSTOS

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), três Unidades de Saúde da Família (USF) estão ofertando a vacina. São elas: unidade Augusto César Leite no conjunto Santa Tereza; a USF Sinhazinha no bairro Grageru e a USF Maria do Céu, localizada na rua Maruim, no centro da cidade. Ainda de acordo com a SMS, a população deve ficar atenta já que a cada dia há rodízio de distribuição de vacina em diferentes postos da capital. Para saber o posto que estará ofertando, o usuário deve ligar para a ouvidoria da SMS através do número 156.

ÁREAS DE RISCO

O alerta da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é para que se vacinem apenas as pessoas que forem viajar para áreas de risco. Conheça os sintomas da doença e a vacina.

FARRA

A prefeita de Monte Alegre, Marinez Pereira da Silva Lino (Nena de Luciano), está fazendo farra com o dinheiro público, num festival de nomeações, enquanto o povo passa fome e está desempregado.

RENDA

Para aumentar a renda da família às custas do povo pobre de Monte Alegre, a prefeita Marinez Lino nomeou seu marido Luciano Lino como seu chefe de gabinete.

SAFADEZA

O Sindicato dos Empregados da Limpeza Pública e Comercial do Estado de Sergipe (Sindelimp) era financiado pela empresa Torre Empreendimentos para dar publicidade, comercialmente, aos atos da entidade sindical decorrentes de greves e emissão de notas públicas contra a empresa Cavo.

PATROCÍNIO

A constatação foi feita pela equipe do Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap) durante a Operação Babel, articulada para investigar as supostas irregularidades nos contratos mantidos pela Prefeitura de Aracaju com a Torre Empreendimentos. A delegada Danielle Garcia não tem dúvida que as ações do Sindelimp eram patrocinadas pela Torre Empreendimentos e tinham como objetivo prejudicar a empresa concorrente, no caso a Cavo que disputava com a Torre o contrato da Prefeitura de Aracaju.

REPÚDIO

“Restou comprovado que o Sindelimp mandava as notas de repúdio para o pessoal da Torre. O pessoal da Torre avaliava e pagava a publicidade”, disse a delegada. “O que a gente detectou é que o Sindelimp estava sendo financiado pela Torre para prejudicar a empresa concorrente, quando o contrato com a Torre já estava suspenso”, enalteceu Danielle Garcia.

JUSTIÇA ELEITORAL

A Justiça Eleitoral investigará a possibilidade de uso de caixa dois nas eleições de 2016. O Ministério Público Federal (MPF), através da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), abrirá procedimento investigatório criminal para identificar o destino dos recursos oriundos dos saques bancários, em valores incomuns, que teriam sido feitos pelos dirigentes da Torre Empreendimentos às vésperas das eleições municipais.

SAQUES MILIONÁRIOS

Conforme as investigações da Polícia Civil, realizadas por meio do Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), foram saques que podem chegar ao patamar de R$ 3 milhões realizados entre os meses de agosto, setembro e até no mês de outubro, dias antes do segundo turno das eleições municipais ocorrido no dia 30 daquele ano.

INVESTIMENTOS

O deputado estadual Luciano Pimentel (PSB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para fazer uma síntese da agenda de compromissos que teve em Brasília (DF), semana passada. No principal encontro, na companhia do deputado federal Valadares Filho (PSB), ele teve uma audiência com o ministro das Minas e Energia, Fernando Bezerra, quando o convidou para vir a Sergipe e debater sobre novos investimentos da Petrobras no Estado.

CONVITE

Ao fazer uso da palavra, Luciano Pimentel explicou que convidou o ministro para que venha ao Estado para que seja realizado um amplo debate. “Queremos que seja realizado um grande debate sobre os investimentos da Petrobras em Sergipe. Apresentei a ele os dados que eu e minha assessoria recolhemos junto à Agência Nacional do Petróleo. Mostrei a ele a nossa preocupação e o embasamento e ele se colocou à disposição para vir ao Estado”.

SONEGAÇÃO

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) deu início neste mês a uma ação fiscal específica junto a 37 contribuintes optantes pelo Simples Nacional que apresentaram divergências entre o total anual de receita bruta informada no Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional - Declaratório (PGDAS-D) e os valores das notas fiscais eletrônicas (NFe) de vendas emitidas. Para efeito fiscal, essas divergências se configuram como indícios de sonegação, em função de possíveis omissões de receita e ausências de pagamento do ICMS.

ESTADOS

As fiscalizações integram uma ação conjunta desencadeada nacionalmente pela Receita Federal, denominada “Operação Alerta 3” (referente ao exercício 2013), em conjunto com as Secretarias de Fazenda dos Estados do Tocantins, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Pará.

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com