PREFEITOS EM BRASÍLIA
Os prefeitos de Maruim, Jeferson Santana; de Rosário do Catete, Etelvino Barreto; de Santo Amaro das Brotas, Genivaldo Santos (Dadau) estiveram em Brasília, visando formalizar parcerias para investimentos públicos nos municípios. Eles visitaram os Ministérios da Saúde, do Turismo, dos Esportes e das Cidades.
AUDIÊNCIAS
O prefeito de Maruim participou de audiência na sede do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o objetivo de viabilizar a liberação de recursos para manter obras em andamento no município. Nos ministérios, apresentou a necessidade de liberação das demais parcelas dos recursos destinados às obras em execução no município.
REFORMA AGRÁRIA
Líder do Governo no Congresso Nacional, o parlamentar André Moura (PSC-SE), recebeu, no gabinete da liderança, em Brasília, o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Leonardo Góes. Em pauta, o Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) e o ordenamento fundiário no estado de Sergipe. Também participaram do encontro os prefeitos de Christiano Beltrão [Ilha das Flores], Elio Martins [Pirambu] e Gilson Andrade [Estância].
BENS INDISPONÍVEIS
O juiz João Hora Neto, da 21ª Vara Cível de Aracaju, tornou indisponíveis os bens do deputado estadual Zezinho Guimarães (PMDB), acusado de destinar recursos públicos a entidade fictícia. De acordo com os argumentos do Ministério Público Estadual (MPE), por indicação do parlamentar, a Associação Comunitária Pedro Ferreira dos Santos, foi contemplada com R$ 50 mil no ano de 2014, mas ficou constatada que a instituição não passava de uma “entidade fictícia”, cuja sede tinha como endereço a residência da mãe do presidente da Associação, identificado nos autos como Augusto Cézar Cardoso.
ASSOCIAÇÃO
Além dos bens do deputado Zezinho Guimarães, também foram colocados em indisponibilidade, conforme a decisão judicial, os bens do presidente da Associação, e ainda de Clécia Helena Mendonça Nascimento Guimarães e José Domingos dos Santos. Na sentença, o juiz destaca a dificuldade enfrentada pelo oficial de justiça, em diversas ocasiões, para localizar e notificar o deputado estadual, que, conforme os autos, sequer se manifestou quando solicitado pelo Ministério Público Estadual na fase do inquérito civil.
DEU O QUE FALAR!
O vereador Júnior Farias está injuriado porque andam dizendo que ele deixou a oposição para apoiar a prefeita Nena de Luciano.
LUCIANO DE NENA
Luciano, marido de Nena (Marinez Silva Pereira Lino), garante que Júnior vem defendendo a administração municipal, porque acredita nas boas ações que vêm sendo implementadas. “O vereador Junior Farias defende a prefeita Nena, porque enxerga nela boas intenções e vontade de fazer para o povo do seu município”, garante Luciano.
DOCUMENTO OFICIAL
O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) apresentou, neste mês, o Projeto de Lei do Senado nº 104 de 2017, que autoriza o uso de fotografia com adereços ligados à identidade cultural em documentos oficiais. A ideia é permitir que fotos com turbante ou outros adereços como chapéu, quipá e véu, desde que ligados à tradição cultural reconhecida pela sociedade brasileira, sejam permitidos nos documentos oficiais de identificação, como carteira de identidade e de motorista. Esses adereços não devem, entretanto, prejudicar a identificação pelas autoridades.
SISTEMA PRISIONAL
Aconteceu na Assembleia Legislativa o debate “Sistema Prisional Sergipano e a Sensação de Impunidade Arraigada na População diante aos Alarmantes índices de Violência Constatados”, evento de autoria da Maria Mendonça (PP). O deputado estadual Georgeo Passos (PTC), participou do evento e fez suas considerações sobre o tema. Para o parlamentar, toda a sociedade já conhecer os problemas do sistema prisional – tema este debatido em várias oportunidades. Para ele, o momento pede ação. “Temos que falar menos e fazer mais. Até quando vamos ficar só falando e passaremos também a agir?” questionou.
SUPERLOTAÇÃO
Com uma população de quase cinco mil detentos, os presídios sergipanos vivem um cotidiano de superlotação e infraestrutura precária. Problemas que, segundo a deputada Maria Mendonça, colocam a população e, principalmente, os trabalhadores da área em risco. “Quando a gente conversa com os agentes prisionais percebe que são seres humanos que estão com a vida exposta porque trabalham sem equipamentos de segurança e até sem uniformes, ou seja, sem o mínimo necessário”, pontuou.
CAMINHONEIRO
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados rejeitou proposta que previa a isenção de taxas de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para os caminhoneiros (PL 1433/15). O projeto tem caráter conclusivo e será arquivado, a não ser que haja recurso para ser decidido pelo Plenário da Câmara.
PRECARIZAÇÃO
O relator do projeto, deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), apresentou parecer pela rejeição do texto. “Somadas às outras gratuidades concedidas em lei por assembleias estaduais, essa isenção aumenta o risco de precarização dos serviços por falta de recursos suficientes, o que pode resultar em aumento da taxa cobrada dos demais motoristas”, justificou o parlamentar.
CPI DAS CONFEDERAÇÕES
Os atos ilícitos que levaram ao afastamento de Coaracy Nunes da presidência da Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (CBDA) poderão motivar a criação de uma CPI na Câmara dos Deputados para investigar indícios de irregularidades em todas as confederações esportivas do País. A ideia de uma CPI foi defendida pelo deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA) – que propôs o debate sobre a CBDA na Comissão do Esporte – e pelos deputados Evandro Roman (PSD-PR) e Raquel Muniz (PSD-MG).
VOTAÇÃO DA PREVIDÊNCIA
O presidente da comissão especial da Previdência, deputado Carlos Marun (PMDB-MS), afirmou que a base do governo aceitou acordo proposto pela oposição para que a votação da matéria seja feita apenas em 2 de maio. Marun queria realizar a votação na semana que vem. Pelo acordo, a próxima semana será dedicada a debates.
LULA E CUNHA NA LISTA DE FACHIN
O ex-presidente Lula (PT), o ex-ministro Antonio Palocci (PT), o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB), o senador Edison Lobão (PMDB-MA), o ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB) e outros nomes do PT e do PMDB estão inclusos nas 25 petições feitas pela Procuradoria-Geral da República que ainda estão em sigilo, de acordo com decisão do ministro Edson Fachin, do STF. Informações do jornal O Estado de S.Paulo dão conta de que as petições são baseadas nas delações de executivos e ex-executivos da Odebrecht, e tratam de fatos ainda não divulgados, porque, para a procuradoria, a publicação poderia prejudicar as investigações.
CLASSIFICADOS
Precisando de uma goleada para avançar à semifinal da Liga dos Campeões, o Barcelona não conseguiu superar a defesa da Juventus e se despediu da competição com um 0 a 0, em pleno Camp Nou. A equipe italiana venceu o jogo de ida por 3 a 0. No outro jogo de hoje, o Monaco, jogando em casa, bateu o Borussia Dortmund por 3 a 1 e passou de fase. Na ida, na Alemanha, o time francês já havia vencido por 3 a 2. O sorteio dos confrontos das semifinais será realizado nesta sexta-feira em Nyon, na Suíça, às 7h (de Brasília). Os outros dois classificados são Real Madrid e Atlético de Madrid.
DILMA NEGA CAIXA 2
Em nota, a ex-presidente Dilma Rousseff disse que nunca autorizou a arrecadação de recursos por meio de caixa 2 nas campanhas dela. O texto também reforça que Dilma não teve conhecimento de que as ordens tenham sido desrespeitadas. Ela rebateu as informações dadas ontem pelo marqueteiro João Santana e a mulher Mônica Moura, durante depoimento ao juiz federal Sérgio Moro sobre o o uso de caixa 2 nas campanhas da petista.
CANDIDATOS SABIAM DE CAIXA 2
A empresária Mônica Moura, mulher e sócia do publicitário João Santana, disse, em depoimento ao juiz Sérgio Moro, que todos os candidatos para os quais a dupla trabalhou tinham conhecimento do uso de caixa 2 para pagamento dos serviços prestados. A Pólis, empresa de Santana e Mônica, fez as campanhas presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva em 2006, e de Dilma Rousseff em 2010 e 2014.
BOMBAS
Policiais e militares venezuelanos lançaram bombas de gás lacrimogêneo contra opositores durante os protestos realizados hoje em vários pontos de Caracas, para impedir que os manifestantes avancem até o centro da capital em uma marcha gigante contra o presidente Nicolás Maduro. Pelo menos duas pessoas morreram durante os protestos. As manifestações contra Maduro, iniciadas em 1º de abril, já fizeram cinco mortos, dezenas de feridos e mais de 200 presos.
BULLYING NO BRASIL
No Brasil, aproximadamente um em cada dez estudantes é vítima frequente de bullying nas escolas. São adolescentes que sofrem agressões físicas ou psicológicas, que são alvo de piadas e boatos maldosos, excluídos propositalmente pelos colegas. O dado faz parte do terceiro volume do Pisa 2015, Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, dedicado ao bem-estar dos estudantes.
RESPOSTA ESMAGADORA
Mike Pence, vice-presidente dos EUA, prometeu uma "resposta esmagadora" em caso de ataque da Coreia do Norte. Pence classificou o regime comunista da Coreia do Norte como a "ameaça mais perigosa e urgente para a paz e a segurança na Ásia Pacífico".
"BBB PARTE 2"
O ex-BBB Marcos Harter foi indiciado após investigação de agressões contra sua companheira de confinamento Emilly Araújo durante o reality show. O médico foi indiciado por lesão corporal com base na Lei Maria da Penha. Na segunda-feira, Emilly esteve na delegacia para depor sobre as agressões que teria sofrido por parte de Marcos - e que levaram o médico a ser expulso do programa.
OPERAÇÃO CONCLAVE
A Polícia Federal deflagrou a operação Conclave, que investiga aquisição possivelmente fraudulenta de ações do Banco Panamericano pela Caixa Participações S.A. O inquérito apura a responsabilidade de gestores da Caixa Econômica Federal na gestão fraudulenta, e investiga ainda possíveis prejuízos causados a correntistas e clientes.
PORTA DOS FUNDOS É VENDIDO
O Porta dos Fundos foi comprado pela Viacom, dona de canais como MTV, VH1 e Nickelodeon. De acordo com o anúncio, a empresa de mídia adquiriu parte majoritária do grupo de humor. O Porta e a Viacom já haviam trabalhador em conjunto na coprodução de Portátil, série de cinco episódios sobre os bastidores da peça de teatro homônima.
TIROTEIRO NA FRANÇA
Um tiroteio na avenida Champs-Élysées, em Paris, deixou um policial morto e outros dois gravemente feridos. O ministro do Interior da França, Matthias Feki, confirmou que o atirador foi morto e que ainda é cedo para determinar as causas do incidente.
REI DOS VOTOS
Pesquisa inédita do Ibope aponta que o ex-presidente Lula voltou a ser o presidenciável com maior potencial de voto entre nove nomes testados pelo instituto. Pela primeira vez desde 2015, os eleitores que dizem que votariam no petista com certeza (30%) ou que poderiam votar (17%) se equivalem aos que não votariam de jeito nenhum (51%), considerada a margem de erro.
CAOS EM FORTALEZA
Mais cinco ônibus foram queimados hoje por criminosos em Fortaleza (CE) e cidades da região metropolitana. Os incêndios acontecem desde a tarde de ontem e já somam 21 veículos queimados. Seis suspeitos foram presos. Os ataques podem ser uma retaliação pela transferência de detentos de presídios.
DE VOLTA À CADEIA
Rodrigo Janot, procurador-geral da República, solicitou ao STF a revogação do habeas corpus concedido ao goleiro Bruno. Caso o pedido seja aceito, o atual jogador do Boa Esporte pode voltar à prisão.
DEFINIDA
A CBF definiu hoje os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil. O sorteio colocou o Palmeiras diante do Internacional. A equipe paulista vai disputar o jogo de ida em São Paulo. O Grêmio, atual campeão, vai enfrentar o Fluminense e terá de definir a vaga no Rio de Janeiro.
DIRETO PARA O LIXO
A Polícia Civil apreendeu três toneladas de alimentos vencidos e estragados em uma unidade do Walmart na Barra Funda, zona oeste de São Paulo. Os produtos estavam no estoque da unidade e nas gôndolas, para a venda aos clientes. A apreensão aconteceu depois que um cliente denunciou a compra de um pão embolorado. O Walmart informou que o acontecimento é "um fato isolado".
TEMER
Depois de sinais de rebelião no Congresso, a cúpula do governo endureceu o tom e decidiu cobrar dos ministros que enquadrem as bancadas aliadas, sob pena de ficarem insustentáveis nos cargos. O Palácio do Planalto quer agora que os partidos mais divididos fechem questão para conseguir aprovar a reforma da Previdência
DEMISSÃO NA FUNAI
O presidente da Funai, Antônio Fernandes Toninho Costa, foi demitido por não aceitar nomear 25 nomes indicados pelo deputado André Moura (PSC-CE) para integrar a fundação. Os nomes não são de carreira do órgão. Antônio Fernandes vai ser substituído por um representante da bancada ruralista do Congresso.
ATAQUES
A mídia estatal da Coreia do Norte alertou os Estados Unidos para um "ataque preventivo poderoso" depois que o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, disse que o país estuda maneiras de obter resultados em reação ao programa nuclear norte-coreano.
PREÇOS CAEM
O preço das passagens aéreas domésticas no Brasil caiu 1,8% no último ano, já descontada a inflação, de acordo com dados da Anac. O valor médio das tarifas em 2016 foi de R$ 349,14. Segundo o relatório, 53,5% dos bilhetes vendidos foram por menos de R$ 300.
NEYMAR PODEROSO
O brasileiro Neymar é um dos seis atletas escolhidos pela revista Time como uma das cem pessoas mais influentes do mundo em 2017. Ele é o único jogador de futebol entre todos os nomes.
FESTIVAL
O novo festival São Paulo Trip começa a ter a programação revelada mesmo sem as atrações serem oficializadas pela organização. As bandas Def Leppard e Aerosmith anunciaram que vão tocar no festival, que acontecerá no Allianz Parque. The Who, The Cult, Bon Jovi, Guns N' Roses e Alice Cooper também devem ser as novidades.