Cláudio Botafogo Messias-01-03-2017 quarta-feira.

claudio 1

DENÚNCIA EM BRASÍLIA

O senador Antônio Calos Valadares, PSB-SE, denunciou, em discurso na tribuna do Senado, o Governo de Sergipe por prejudicar os produtores rurais de leite e outros que dependem do fornecimento de água pela Deso. O governo quer vender a Deso e isso causará enormes prejuízos na produção de leite, prejudicando dezenas de milhares de pessoas ligadas a produção e comercialização e o consumidor.

AMORIM

O senador Eduardo Amorim, PSC, aproveitou o embalo do discurso de Valadares e criticou o governador Jackson Barreto, acusando-o de aprofundar a crise financeira em Sergipe.

PREVIDÊNCIA E EMENDAS

Aos poucos, com as audiências públicas realizadas na comissão especial, os deputados que analisam a proposta de reforma da Previdência passam a ter contato com mudanças mais específicas, mas de grande impacto para alguns grupos.

CRÍTICAS

Integrante da comissão especial da reforma da Previdência, Alexandre Molon criticou as mudanças previstas na proposta do governo para aposentadorias por incapacidade. É o caso das aposentadorias por invalidez que, com a reforma, passarão a ser chamadas de aposentadorias por incapacidade permanente. São aqueles segurados que ficaram incapacitados durante a vida laboral.

INCAPACITADOS

Outra situação é a aposentadoria das pessoas com deficiência, ou seja, pessoas que desde sempre trabalharam sob essa condição. Essa aposentadoria é relativamente nova, foi regulamentada em 2013. Para as aposentadorias por incapacidade, o governo propôs garantir benefício integral apenas para os trabalhadores que ficaram incapacitados durante a atividade laboral. Os demais cairiam na fórmula geral da reforma que garante 51% da média de salários mais 1 ponto por ano de contribuição.

REFORMA POLÍTICA

A comissão especial da Reforma Política estuda, em conjunto com o Laboratório Hacker da Câmara, a criação de um aplicativo que disponibilize a cada pessoa a possibilidade de apoiar uma iniciativa de lei. A previsão de tramitar no Congresso propostas de iniciativa popular existe desde a Constituição de 1988, mas os projetos nunca tramitaram de fato como prevê a lei.

LEIS FEDERAIS

O aplicativo serviria não apenas para leis federais, mas também para as assembleias estaduais e câmaras municipais, como explica Cristiano Ferri, diretor do Laboratório. "À medida que nós viabilizamos isso no portal institucional da Câmara dos Deputados, qualquer cidadão vai poder apresentar um projeto de lei e qualquer cidadão vai poder subscrever. A gente acredita que há um ganho de universalização do acesso a esse direito, de transparência e de facilitação."

8

ARRIBA MÉXICO

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, PCdoB, conhecerá na cidade do México o Sistema Integrado de Trânsito Metropolitano (Sintram) em Monterrey (México). Com o mesmo propósito, Edvaldo ainda visitará os Estados Unidos, reassumindo o comando da capital sergipana no dia 6 de março. A viagem de Edvaldo faz com que a viúva do ex-deputado estadual, ex-deputado federal, ex-prefeito de Aracaju, e ex-governador Marcelo Déda, PT, Eliane Aquino comande os destinos dos aracajuanos até o dia 6, quando o comunista voltará.

ACUMULA

Como vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino, PT, exerce a função de secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, cargo que deixa momentaneamente, para ser a comandante em exercício da capital de todos os sergipanos.

BRILHO

Nesse carnaval 2017 não faltou brilho nos bloquinhos aracajuanos. Adesivos com pontos de luz tomaram tomando conta das lojas do comércio do Centro para compor as maquiagens dos foliões que reproduzem gatinhas, sereias e até unicórnios.

RASGADINHO

Com empenho total do deputado estadual Robson Viana, PEN, o Rasgadinho  foi sucesso total e já tem gente sentindo saudade da sexta-feira e pensando no de 2018. Trata-se de uma das melhores festas carnavalescas do País e realizado em Aracaju, numa das principais avenidas: Pedro Calazans. Maravilhoso, mesmo diminuindo de tamanho.

CRIANÇADA

A gurizada teve seu espaço no Resgadinhos. As matinês tiveram “casa cheia” e os marmanjos com a desculpa que estavam levando a criança para se divertir, reviveram os bons tempos do carnaval. Foi bom para todos. Que seja sempre assim.

COM OU SEM

Os brasileiros mostraram que sabem se divertir com ou sem crise. Nas festas de rua muita alegria e consumo reduzido de bebidas, por conta da falta de dinheiro, mas não faltou quem não exagerasse. A dor de cabeça maior será quando chegar a hora de pagar as contas e descobrir que dançou, porque estourou o orçamento e terá que rebolar para não entrar no bloco dos caloteiros, com direito a rebaixamento e presença marcante no Serasa e SPC.

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com