INTERVENÇÃO MILITAR
O governo Michel Temer reconheceu que a crise carcerária no Norte do país atingiu dimensão nacional, e anunciou que vai disponibilizar as Forças Armadas para atuarem dentro dos presídios estaduais. Segundo o porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola, o controle foi delegado ao Ministério da Defesa e cada governador precisa solicitar formalmente uma intervenção federal. O ministério vai analisar cada caso.
O MURO DE NATAL
O governo do Rio Grande do Norte anunciou que vai reformar o presídio de Alcaçuz para construir um muro, separando as duas facções criminosas que controlam o local: o PCC e o Sindicato do Crime. De acordo com Wallber Virgulino, secretário de Justiça e Cidadania do Estado, com a superlotação e a atual crise, não é possível fechar uma unidade prisional no Rio Grande do Norte. 3
BOULOS PRESO
A Polícia de São Paulo prendeu o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Guilherme Boulos. Ele dava apoio a cerca de 700 famílias que foram alvo de uma reintegração de posse de um terreno em São Mateus, na zona leste da capital paulista. De acordo com a polícia, Boulos foi detido por 'incitação à violência'. O coordenador do MTST disse que a prisão foi política, e que a polícia agiu de forma violenta na operação. 4
BOLSA SOBE, DÓLAR CAI
A Bolsa fechou em alta de 0,82%, com 64.354,65 pontos, o maior nível de fechamento desde 31 de outubro. A alta de hoje foi puxada pelo avanço de mais de 2% das ações do Bradesco e do Itaú Unibanco, além do desempenho positivo dos papéis do Banco do Brasil, da Ambev e de parte das ações da Petrobras e Vale. O dólar caiu 0,81%, cotado em R$ 3,212, após duas altas seguidas. A sessão foi influenciada pela atuação do Banco Central no mercado de câmbio e também pela queda da moeda americana no exterior.
SEGURO-DESEMPREGO
O governo anunciou que o dinheiro do seguro-desemprego, que estava atrasado desde o dia 11, foi transferido para a Caixa. Só que o pagamento do benefício vai ser feito de forma escalonada, pelo número do PIS do trabalhador, para evitar filas nas agências. O governo não informou quantos trabalhadores foram afetados pelo atraso. O motivo da demora alegado pelo Ministério do Trabalho foi o cálculo do reajuste do seguro-desemprego, acompanhando o aumento do salário mínimo.
6
PELA RETOMADA DO CRESCIMENTO
Em ata do Copom divulgada hoje, o Banco Central declarou que a redução mais intensa na taxa básica de juros deve ajudar na estabilização e retomada da atividade econômica. Na semana passada, o BC cortou a Selic em 0,75 ponto percentual, para 13% ao ano. A queda da taxa é vista por economistas como uma das únicas ferramentas do governo para impulsionar a economia.
BREXIT AVANÇA
A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou o plano de saída do Reino Unido da União Europeia, seguindo o resultado do referendo feito no ano passado. May confirmou que o Reino Unido vai deixar o mercado único da União Europeia e vai buscar um "ambicioso" acordo de livre comércio com o bloco. Na opinião dela, continuar no bloco deixaria o Reino Unido sujeito às leis da União Europeia, o que impediria o grupo de buscar os próprios acordos comerciais.
A VOLTA DO ATARI
Lembra da fabricante de videogames Atari? A empresa planeja voltar ao mercado com o lançamento de um novo aparelho em 1º de fevereiro. A marca já tinha anunciado que pretendia voltar à cena com um investimento ligado ao conceito de "internet das coisas". De acordo com o site oficial, a nova tecnologia vai se chamar GameBand e vai permitir jogar os clássicos jogos de Atari de uma forma diferente. O nome sugere que o aparelho seja um tipo de pulseira inteligente, mas só esperando para saber.
ESTAVA EM MOTEL
A Polícia Militar do Estado de Goiás confirmou que o técnico do Atlético Goianiense, Marcelo Cabo, foi encontrado em um motel próximo a uma estrada em Aparecida de Goiânia e não foi vítima de nenhum crime. Marcelo Cabo foi dado como desaparecido na manhã da última segunda-feira, depois de não aparecer no treino do Atlético-GO. A Polícia conseguiu encontrar o treinador graças às informações do taxista que o levou até o motel.
BELEZA SUSPEITA
O Brasil pode ficar fora da próxima edição do concurso de beleza Miss Universo. Isso por causa de um processo movido por um casal contra o Grupo Bandeirantes. O cineasta Bruno Azevedo, namorado da candidata Camila Dias Mol, que concorreu ao Miss Sergipe dois anos atrás, acusa o organizador do evento de pedir R$ 10 mil para garantir a vitória de Camila. A suspeita de um esquema de corrupção fez a Band, que possuía os direitos do Miss Brasil e controlava os concursos estaduais na ocasião, cancelar o resultado e realizar outro concurso no Estado. Mas isso não impediu o casal de procurar a Justiça. Segundo Azevedo, o processo chegou à Justiça americana e a organização do Miss Universo já foi notificada.
MUDANÇA NO BARÃO VERMELHO
Roberto Frejat, vocalista e um dos fundadores do Barão Vermelho, anunciou a saída da banda e deve se dedicar à carreira solo. Quem assume o lugar é o cantor Rodrigo Suricato, da banda Suricato, finalista da primeira temporada do programa Superstar, da TV Globo. A estreia dele nos palcos deve ser em maio.
QUICO APOSENTADO
Carlos Villagrán, o Quico do seriado Chaves, desmentiu os rumores de que deixaria de interpretar o famoso personagem que o tornou conhecido na América Latina. O sobrinho do ator, Ángel Villagrán, em entrevista para a agência de notícias mexicana Notimex, disse que o tio não passava mais veracidade para as crianças, já que na série ele é um menino e na vida real o ator já está com 73 anos. Mas, na realidade, Carlos Villagrán anunciou que se prepara para o início da turnê El Circo de Kiko
QUEREM AJUDA
Em meio ao agravamento da crise nos presídios brasileiros, com 134 mortes de detentos em 15 dias, Amazonas, Roraima e Rio Grande do Norte, os três Estados que tiveram massacres neste ano, decidiram pedir uma ação mais ampla do governo federal para controlar a situação, resultado da disputa entre facções criminosas. A principal reivindicação é a liberação para que a Força Nacional atue diretamente dentro das prisões, e não só do lado externo. Hoje, o presidente Michel Temer se reúne com órgãos de inteligência para tentar combater o crime organizado.
JUIZ ALERTOU
O juiz da Vara de Execuções Penais de Natal, Henrique Baltazar, afirmou ao UOL que alertou, em fevereiro de 2015, sobre a situação de superlotação e riscos na penitenciária de Alcaçuz, onde 26 presos foram mortos em rebelião no último sábado (14). A reunião foi realizada no dia 13 de fevereiro, 44 dias depois de Robison Faria (PSD) tomar posse como governador. A reunião foi noticiada, inclusive, no site do governo do Estado, com a confirmação do alerta de medidas 'urgente' feito ao governador. O juiz Henrique Baltazar afirma que o problema é antigo e foi herdado de outras gestões.
15
PROBLEMAS EM SP
Inspeções realizadas desde agosto em presídios paulistas constataram, a partir do relato dos detentos, que racionamento de alimentos nas principais refeições do dia e jejuns que podem durar de 12 a 14 horas têm sido problemas tão comuns quanto a superlotação e a falta de médicos nas unidades. A informação é do Núcleo Especializado de Situação Carcerária da Defensoria Pública do Estado, responsável pelas inspeções. O grupo classificou os problemas como 'barbárie' e os condicionou a um potencial risco de rebeliões nesses locais.
GREVE DE POLICIAIS
Policiais civis do Rio de Janeiro decidiram paralisar o funcionamento de todas as delegacias distritais, delegacias especializadas, unidades administrativas e postos regionais de Polícia Técnica por 72 horas, desde ontem. A decisão inclui ainda a decretação de estado de greve durante esse período até o pagamento integral do salário de dezembro, do 13° salário e outros benefícios aos servidores ativos, inativos e pensionistas. Em comunicado, os sindicatos das categorias informam que, caso a reivindicação não seja atendida nesse período, irão decretar greve, com manutenção de apenas 30% do efetivo para realização de serviços essenciais.
RESTAURANTE JAPONÊS
A cadeia de restaurantes japoneses Manekineko se tornou alvo de investigações da operação Calicute. O grupo é suspeito de ter participado da rede lavagem de dinheiro usada, segundo o Ministério Público Federal, pelo ex-governador do Rio, Sérgio Cabral. A empresa fez, em 2014 e 2015, transferências milionárias para o escritório de advocacia da ex-primeira-dama Adriana Ancelmo, acusado de ser o responsável por lavar parte da propina. Em outra ponta, relatório do Coaf detectou que sócios e funcionários do restaurante foram beneficiários de depósitos em dinheiro feitos por uma das secretárias da ex-primeira-dama. A rede de restaurantes não quis comentar a investigação.
ENEM MAIS CEDO
Os estudantes que fizeram o Enem de 2016 vão conhecer o resultado um pouco mais cedo. O Inep, instituto que aplica a prova, antecipou a divulgação para esta quarta-feira. A data inicial estava prevista para a quinta. Está agendada para o mesmo dia uma coletiva de imprensa, na qual o Ministério da Educação vai divulgar o calendário e as regras do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. O sistema seleciona estudantes para vagas em universidades públicas com base na nota do exame.
CORINTHIANS
O Corinthians venceu o Internacional por 3 a 1 e está nas quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O time agora tem chance de se vingar da final da edição passada do torneio, já que vai jogar contra o Flamengo. A partida está marcada para a próxima quinta-feira, às 19h30, e você pode acompanhar pelo aplicativo Placar UOL ou pelo site uol.com.br.
AVANÇA
O brasileiro Rogério Dutra Silva, o Rogerinho, venceu o norte-americano Jared Donaldson de virada por 3 sets a 2 e avançou à segunda rodada do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam do ano. O tenista, que é o único representante brasileiro na chave de simples, agora vai encarar o francês Gilles Simon. O espanhol Rafael Nadal também estreou com vitória ao bater o alemão Florian Mayer por 3 sets a 0. Na chave feminina, Serena Willians não teve trabalho para eliminar a suíça Belinda Bencic em dois sets.