TRAGÉDIA NA COLÔMBIA
O avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín desapareceu do radar e sofreu um acidente perto da cidade colombiana de La Unión. Viajavam no voo 72 passageiros e nove tripulantes. O time viajava para o primeiro jogo da decisão da Copa Sul-Americana. O trabalho de resgate foi suspenso por volta das 6h por causa da forte chuva no local. O primeiro sobrevivente a ser atendido no hospital foi o lateral esquerdo Alan Ruschel. Ainda não há informações precisas, mas o acidente deixou mortos. Alguns atletas da Chapecoense não viajaram com a equipe. A lista inclui os seguintes jogadores: Neném, Demerson, Marcelo Boeck, Andrei, Hyoran, Martinuccio, Nivaldo e Rafael Lima.
CANCELADO
A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) cancelou a decisão da Copa Sul-Americana entre Atlético Nacional e Chapecoense após o acidente. A Chapecoense tentou fretar um avião para fazer a viagem direto para Medellín, mas foi impedida pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Parte da equipe acabou embarcando em no voo comercial que sofreu o acidente.O avião que sofreu um acidente com o time da Chapecoense é novo, tem apenas 17 anos de uso e era o único da companhia aérea Lamia, da Bolívia.
RODA MUNDO, RODA-GIGANTE
Novo ministro da Cultura, Roberto Freire criticou no Roda Viva o veto de Chico Buarque ao uso da música Roda Viva como tema de abertura do programa da TV Cultura. Para Freire, a proibição parte de um "processo de crescente intolerância". A música deixou de ir ao ar pela primeira vez desde 2008 e foi substituída por vinhetas antigas.
CADÊ GEDDEL?
O contrato de compra de um apartamento assinado pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima não foi incluído pela empresa responsável por prédio em Salvador em recurso apresentado ao Iphan. No documento, eram listados todos os contratos de venda com o objetivo de demonstrar que a paralisação da obra prejudicaria os futuros moradores. Geddel pediu demissão uma semana após ter sido acusado pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero de pressioná-lo pela liberação do edifício próximo a monumentos tombados.
JULAMENTO EM SÃO PAULO
O primeiro dia de julgamento de Elize Matsunaga, realizado em São Paulo, foi marcado pelos depoimentos sobre a compra de uma serra elétrica no dia do crime. Também foi discutida a investigação de uma traição conjugal cometida por Marcos Matsunaga. O julgamento continua hoje. Se condenada à pena máxima pedida pela acusação, ela pode pegar até 33 anos de prisão –30 por homicídio triplamente qualificado e três por ocultação e destruição de cadáver.
BRASIL NA LUA
Um time de cientistas de instituições de ponta do Brasil, junto com iniciativa privada, pretende lançar até 2020 a primeira missão do país à Lua. Será um nanossatélite com experimentos científicos. Batizado de Garatéa-L, o pequeno satélite terá o objetivo de realizar pesquisas para estudar características da vida no espaço.
RUMO A SÉRIE B
Mesmo sem entrar em campo ontem, o Internacional deu mais um passo em direção à Série B do Brasileiro. Isso porque o Vitória, principal concorrente na luta contra o rebaixamento, venceu o Coritiba por 1 a 0 e deixou os gaúchos em situação extremamente complicada para a última rodada.
A DOMINAÇÃO GEEK
Na terceira edição em São Paulo, a Comic Con Experience começa na quinta-feira (1º) com o dobro do tamanho. Serão 200 mil visitantes até domingo (4), em um pavilhão de 115 mil metros quadrados onde haverá palestras, sessões de autógrafos e estandes. Quem desembolsar a partir de R$ 300 por dia poderá ver de perto celebridades do mundo dos quadrinhos e da ficção. Neste ano, o evento homenageia a obra de Renato Aragão, o Didi, que participa da abertura.
POBRES
O deputado estadual Georgeo Passos, PTC, destaca a falta de políticas públicas no Brasil, fazendo com que a maioria dos presidiários seja de negros e pessoas com baixa escolaridade.
SEM JUNTAR
A professora deputada estadual Ana Lúcia Menezes, PT, defende que seus colegas rejeitem o projeto encaminhado pelo governador Jackson Barreto de Lima, PMDB, juntando as Secretarias de Cultura e Esporte. Ela diz que está mais do que provado que não dá certo.
ARTISTAS
Produtores musicais e de teatro, músicos e atores estiveram ontem na Assembleia Legislativa, pedindo aos parlamentares que não aprovem o projeto do Governo de Sergipe que junta o Esporte com a Secretaria de Estado da Cultura.
AUMENTO DE SALÁRIO
Duas semanas após ser levado à mesa diretora da Câmara Municipal de Aracaju, a revogação do aumento dos salários de vereadores ainda não foi votada. No fim da última semana, o vereador Iran Barbosa (PT) entrou com um mandato de segurança no Tribunal de Justiça de Sergipe para que o caso tenha resolução. A revogação foi requerida por Barbosa e apoiada por mais vereadores em uma causa coletiva.
JAILTON SANTANA
Já Jailton Santana (PSDB) que, em maio, votou a favor do aumento, também apoia a revogação. "Vamos votar pelo não aumento. Em maio, meu voto foi favorável e agora pretendo votar contra porque a realidade de maio era diferente”, revela.
IGUAL A PROFESSOR
O vereador Acácio Cardoso (PMN) se posiciou a favor da revogação do aumento, alegando que os parlamentares ganham mais do que deveriam. "Vereador tem que ganhar igual a professor. Vereador ganha demais”, diz. Na tribuna, o suplente Moritos Matos também foi contra o aumento e alegou que a revogação era o mínimo que a Câmara poderia fazer pela população.
ELE VOLTOU
Após ter sido afastado da Câmara Municipal de Aracaju em agosto deste ano, Jailton Santana (PSDB) retornou à Câmara. A decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) na última terça, 22. De acordo com a decisão, o parlamentar suspendeu a utilização das verbas indenizatórias assim que foi notificado sobre a investigação pelo uso irregular destes recursos. Santana disse que espera exercer o mandato até o dia 31 de dezembro e provar sua inocência.
PORTA DA FRENTE
“Aqui estamos para cumprir nosso papel, que vai até 31 de dezembro. Espero chegar até o fim do meu mandato pela porta da frente, do mesmo modo que entrei. Num primeiro instante, os advogados mostraram no processo que deixamos de utilizar as verbas indenizatórias do mês de março. É importante falar que essas verbas eram fornecidas através de uma resolução e nós a seguíamos. Agora iremos torcer e fazer com que os autos desse processo possam provar nossa inocência”, explicou. “Eu nunca perdi a tranquilidade”, revela Jaílton Santana.
IMPEACHMENT DE TEMER
Líder do Psol diz que o presidente da República foi conivente com pressões e crimes cometidos pelo ex-ministro da Secretaria de Governo. Por meio de nota e entrevista, Temer já disse que atuou no caso apenas para "arbitrar conflitos". O episódio envolvendo os ex-ministros Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) e Marcelo Calero (Cultura) levou partidos de oposição a acionar o Ministério Público e a pedir o impeachment do presidente Michel Temer. O Psol protocolou o pedido de impeachment nesta segunda-feira (28), na Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados. O partido acusa Temer de crime de responsabilidade.
PRESSÃO
Segundo Calero, Geddel o pressionou a liberar a construção de um prédio de 31 andares em área culturalmente tombada no centro histórico de Salvador, onde o ex-ministro tinha apartamento comprado na planta. Os escritórios nacional e regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tinham posição divergente sobre a obra. Segundo a denúncia de Marcelo Calero, as pressões a favor de Geddel também teriam vindo de Michel Temer e do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha.
REPATRIAÇÃO
Começou a tramitar na Câmara dos Deputados o projeto do Senado que permite uma nova rodada de regularização de ativos não declarados de brasileiros depositados no exterior. O texto (PL 6568/16) foi apresentado pela Mesa Diretora do Senado e aprovado naquela Casa na semana passada.
DIVISÃO
A principal novidade da proposta, além da reabertura do prazo de repatriação, é a determinação de que os recursos arrecadados sejam divididos com estados, Distrito Federal e municípios. O projeto estipula que 54% dos valores arrecadados serão destinados a União, enquanto que 46% seguirão para os outros entes. A repatriação de ativos foi autorizada pela Lei 13.254/16, que criou o Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária (RERCT). O prazo para adesão ao regime começou em abril e terminou em 31 de outubro.
EDUCACIONAL
A comissão especial que analisa o projeto da Lei de Responsabilidade Educacional (PL 7420/06) reúne-se nesta quarta-feira (30) para votar o parecer do relator, deputado Bacelar (PTN-BA). A reunião ocorrerá a partir das 14h30, no plenário 8. Em maio, o relator rejeitou sugestões apresentadas ao seu parecer sobre a proposta.
RESPONSABILIDADE
A proposta responsabiliza, com penas previstas na Lei de Improbidade Administrativa (8.429/92), o gestor público que permitir, injustificadamente, o retrocesso da qualidade da educação básica nos estados, municípios e Distrito Federal.
PROPOSTAS
A chamada Lei de Responsabilidade Educacional reúne 20 propostas (o projeto principal 7420/06, de autoria da ex-deputada Professora Raquel Teixeira, e outras 19 propostas sobre o mesmo assunto que tramitam apensadas). A aprovação da Lei de Responsabilidade Educacional é uma das exigências do Plano Nacional de Educação (PNE - Lei 13.005/14) e já deveria estar em vigor.
SOLIDARIEDADE
Os principais clubes brasileiros começaram um movimento para reerguer a Chapecoense após o acidente de hoje. Os times sugeriram que o clube catarinense não seja rebaixado nas próximas três temporadas do Brasileirão. Os clubes também discutem ceder jogadores sem custos para a Chapecoense em 2017. A CBF informou que o assunto não vai ser tratado agora.
CAIXAS ENCONTRADAS
As duas caixas pretas do avião que levava o time da Chapecoense à Colômbia foram encontradas. A informação foi confirmada pela Aeronáutica Civil colombiana. As caixas pretas gravam as conversas dos pilotos e podem ajudar no descobrimento da causa da queda, que ainda é desconhecida.
SEM FUTEBOL
A CBF paralisou o futebol brasileiro por sete dias por causa do acidente com o avião da delegação da Chapecoense. Agora, a final da Copa do Brasil vai ser no dia 7 de dezembro, e não mais hoje. A última rodada do Brasileirão seria disputada neste fim de semana, mas agora vai ser jogada no dia 11, às 17h.
CASO GEDDEL
A Polícia Federal enviou para o STF as gravações feitas pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero no caso do prédio La Vue, em Salvador. Calero teria sido pressionado pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima para liberar um parecer de um prédio onde Geddel tem um apartamento. O material tem gravações com o presidente Michel Temer e o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha.
MERCADO
A Bovespa fechou em queda de 2,97%, com 60.986,52 pontos. A baixa foi influenciada pela desvalorização das ações da Vale, da Petrobras e dos bancos. No mercado de câmbio, o dólar teve alta de 0,33%, cotado em R$ 3,396. A moeda americana sofreu influência da queda dos preços do petróleo no mercado global pelo excesso da oferta do produto.
MAIS DESEMPREGO
O desemprego no Brasil foi de 11,8%, em média, no trimestre de agosto a outubro. O número de desempregados no Brasil foi de 12 milhões de pessoas neste período. São cerca de 195 mil desempregados a mais do que no trimestre de maio a julho, mas o resultado é considerado estável. Os dados são do IBGE.
ALÍVIO NAS CONTAS
A primeira parcela do 13º salário deve ser depositada na conta dos trabalhadores até esta quarta-feira. O benefício vale para quem não pegou metade durante as férias. A segunda parcela, que tem os descontos do INSS e do IR, deve ser paga até o dia 20 de dezembro. Para quem já estava trabalhando em janeiro deste ano, a primeira parte do 13º vai ser a metade do salário do contribuinte sem os descontos de impostos.
INFLAÇÃO DO ALUGUEL
O IGP-M, a inflação do aluguel, caiu 0,03% em novembro depois de subir 0,16% em outubro. A variação acumulada até novembro deste ano é de 6,6%. Em 12 meses, o índice registrou alta de 7,12%. O índice é utilizado como referência para a correção de valores de contratos de energia elétrica e aluguel de imóveis. Os números foram divulgados pela FGV.
SABBATH SE DESPEDINDO
O Black Sabbath começou a excursão pelo Brasil com um show em Porto Alegre na noite de ontem. A banda está fazendo uma turnê de despedida dos palcos. O grupo ainda vai fazer shows em Curitiba, amanhã, no Rio, na sexta-feira, e em São Paulo, no domingo.
PITOMETRIA
A Companhia de Saneamento de Sergipe - Deso, com o objetivo de melhor atender a população sergipana, está realizando curso de pitometria na Gerência de Operações Regional do Sertão, as aulas vão até hoje (29) e são ministradas pelo analista operacional Paulo Rodrigues.
VAZÃO E PRESSÃO
De acordo com o gerente regional, Marcelo Barreto, a pitometria é um serviço que mede a vazão e a pressão das adutoras, sendo um conjunto de conhecimentos e técnicas necessárias para entender como funciona uma rede de abastecimento. “Só tínhamos, até então, uma equipe na sede da Deso (Aracaju/SE), que operava a pitometria, com a chegada de mais um equipamento, nós teremos essa operação também no interior. Isso é importante pois vamos ser capazes de compreender o funcionamentos das redes e até prevenir possíveis problemas”, explicou.
TEORIA
O curso, que já teve a sua parte teórica concluída e segue nas aulas práticas, é fundamental para todos os funcionários que dele participam, como Luís Filipe. “Me sinto honrado em fazer parte dessa equipe de pitometria do sertão, pois ao ingressarmos na empresa sempre buscamos crescer e contribuir, então ao aparecer uma oportunidade de nos especializarmos em um serviço de grande importância como é a pitometria, ficamos muito gratos.
DADOS IMPORTANTES
Segundo Paulo Rodrigues, que está ministrando o curso esse equipamento informa pressão, vazão e outros dados das redes de abastecimento, que vão ajudar na melhoria do serviço prestado à população sergipana. “Com os relatórios dessa máquina, que é instalada nas tubulações, podemos obter dados que antes não tínhamos acesso e com isso, perceber como os sistemas de abastecimento estão funcionando”, disse.