Cláudio Botafogo Messias-21-10-2016 sexta-feira

claudio1PADRE PEGARÁ CIDADE NO BAGAÇO

Eleitores e lideranças comunitárias de Nossa Senhora do Socorro garantem que o padre Inaldo Luís da Silva (Padre Inaldo), PCdoB, prefeito eleito, encontrará um município no bagaço e cheios de problemas que revoltam a população. Ruas esburacadas, saúde no frangalho e merenda superfaturada, o que exige uma auditoria, para saber o que aconteceu e apuração firme sobre denúncia do SBT Repórter, apresentado por Roberto Cabrini, que fez denúncias sobre irregularidades na compra dos gêneros alimentícios.

BAGACEIRA

 A bagaceira em que se encontra o município de Nossa Senhora do Socorro é um prato cheio para a oposição ao futuro prefeito, que fará cobranças que agora, como situação, não tem coragem de fazer ao prefeito Fábio Henrique, PDT, porque come no mesmo prato sujo, garantem descontentes com a administração pública municipal.

APOSTANDO NO PIOR

Certos de que Padre Inaldo não conseguirá contentar a população de Socorro, por falta de recursos e pela desgraceira em que encontrará o município, os futuros opositores vê nessa profetizada caótica administração, o combustível para azeitar a máquina oposicionista e retomar o comando da prefeitura, no final do mandato do comunista.

ABRAÇO

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luciano Bispo, PMDB, reencontrou o amigo deputado Valmir Monteiro, PSC, eleito prefeito de Lagarto, e se cumprimentaram com um forte abraço. São bons amigos e os dois são vitoriosos, porque Valmir tomou a prefeitura da família Reis e Luciano retornou ao parlamento estadual, após um curto afastamento, por determinação da justiça.

DESEMPREGADA?

A professora deputada estadual Conceição Vieira, PT, que deixou o parlamento estadual, depois de um curto período por conta do afastamento pela Justiça Eleitoral de Luciano  Bispo, PMDB, que retornou, está desempregada temporariamente. Mulher de sorte, Conceição reassumirá em primeiro de janeiro, para só sair, quando terminar a legislatura. Na condição de primeiro suplente, ganha a vaga de padre Inaldo, eleito prefeito de Nossa Senhora do Socorro.

DEPUTADO

O vereador Tijói Barreto Evangelista, apelidado de Adelson Barreto Filho, será deputado estadual. Ele ficou na suplência e ganha uma das vagas deixadas pelos deputados eleitos prefeitos de Estância e Lagarto.

ACUSADO

Adelson Barreto Filho foi "suspenso" da Câmara Municipal de Aracaju, sob acusação de embolsar a verba indenizatória mensal de R$ 15 mil, através de contratos fictícios para prestação de serviços.

07

PERDERÁ

Como as acusações contra Adelson Barreto Filho de embolsar dinheiro do povo, ilicitamente, são com relação a Câmara Municipal de Aracaju, não se sabe se caso ele seja condenado, também, perderá o mandato de deputado estadual, uma vez que o crime foi na esfera municipal de Aracaju.

VEREADOR

Quando eleito vereador por Aracaju, Tijói Barreto foi apresentado como filho do deputado federal Adelson Barreto e por pouco os dois não são cassados, porque alguns viam nesta manobra um estelionato político, uma vez que Tijói, na realidade, é sobrinho do parlamentar federal e o povo foi enganado. Quanto à enganação praticada por um político no Brasil, não é novidade. Como também que a Justiça, em alguns casos, toma decisões que nem Deus entende, mas tem que se cumprir, mesmo que seja contestada posteriormente.

SORTE

O radialista Gilmar José Fagundes de Carvalho (Gilmar Carvalho), SD, é um homem de sorte. Ganhou no colo com o esforço dos outros o mandato de deputado estadual, a partir de 1º de janeiro de 2017, por conta da vitória do deputado estadual Valmir Monteiro, PSC, nas eleições municipais de Lagarto. Ele participou da coligação "Digo Sim a Sergipe", que reuniu PP / PTB / PSL / PSC / PR / DEM / PT do B / PTC / SD / PSDB. Gilmar obteve 18.931 votos.

FORMAÇÃO

Ninguém pode dizer que Gilmar Carvalho não é um cabra esforçado. Ele conseguiu se formar em Direito. Este itabaianense nascido em 8 de março de 1961, no Dia Internacional da Mulher, nasceu para a lua e não pode reclamar de mais nada. "Aposentou-se" cedo, por conta dos mandatos de deputado estadual e agora volta ao parlamento.

GILSON

O médico Gilson Andrade, PTC, finalmente, realizou o sonho de governar o município de Estância. Ele se elegeu prefeito e no dia 1º de janeiro de 2017 assume o mandato, substituindo outro colega de profissão: Carlos Magno. Ele fez o inverno de Magno, que primeiro se elegeu prefeito e depois foi deputado estadual e federal. Magno é um médico conceituado no município.

IGUAL

Gilson Andrade tem uma trajetória parecida com Gilmar Carvalho, quando se trata de naturalidade. Os dois são de Itabaiana, mas só conseguiram sucesso eleitoral fora da cidade. Gilson adotou Estância como a sua cidade e Gilmar só deslanchou depois que desceu a Serra para viver na capital de todos os sergipanos.

SUBSTITUTO

Gilson será substituído por Adelson Barreto Filho que ficou na primeira suplência nas eleições de 2014 na coligação Digo Sim a Sergipe (PP / PTB / PSL / PSC / PR / DEM / PT do B / PTC / SD / PSDB). Ele concorreu pelo PSL e obteve 19.128, ficando na 26ª posição com 1.82% dos votos. Registrado em cartório, quando nasceu como Tijoi Barreto Evangelista, ele nasceu em 19 de março de 1987, em Aracaju, é solteiro, nível superior completo em Administração de Empresas.

EVANDO FRANCA

Dizem que o bom filho a casa retorna e foi isso o que aconteceu com Evando Franca, PSD, que retorna ao parlamento municipal de Aracaju. Com uma votação expressiva, Evando sempre foi amigo dos amigos e procurou ajudar a todos. Ele é avesso a discursos na tribuna do parlamento e gosta mesmo é de trabalhar. Se falar que é sim, não tem não. Homem de palavra, como poucos na política brasileira. A partir de 2017 será a vez de retomar ao batente parlamentar.

JUVÊNCIO

Outro que retorna ao parlamento municipal é o Juvêncio Oliveira e desta vez terá que vê onde errou, para evitar outra decepção, caso queira renovar o mandato em 2020. Mas até lá vai ter muito para fazer e avaliar, inclusive selecionar melhor aqueles que o rodeiam. Muitos são amigos apenas do poder.

REELEITOS

Em Aracaju houve uma vassourada na Câmara e apenas foram reeleitos nove vereadores: Anderson de Tuca (PRTB), Bigode do Santana Maria (PMDB), Dr. Gonzaga (PMDB), Dr. Manuel Marcos (PSDB) ,Iran Barbosa (PT), Lucas Aribé (PSB),Nitnho (PSD), Pastor Alves (PRB) e Vinicus Porto (DEM).

CÂMARA

A partir de 2017 a Câmara Municipal de Aracaju terá a seguinte formação: Iran Barbosa (PT): 8.809 votos; Vinicius Porto (DEM): 7.802 votos; Kitty Lima (REDE): 4.925 votos; Juvencio Oliveira (DEM): 4.861 votos ; Lucas Aribé (PSB): 4.812 votos; Zezinho do Bugio (PTB): 4.548 votos; Isac (PCdoB): 4.428 votos; Bigode do Santana Maria (PMDB): 4.367 votos; Anderson de Tuca (PRTB): 4.064 votos; Pastor Alves (PRB): 3.996 votos; Dr. Manuel Marcos (PSDB): 3.932 votos; Evando Franca (PSD): 3.848 votos; Nitinho (PSD): 3.726 votos; Dra.Emilia Correa (PEN): 3.652 votos; Dr. Gonzaga (PMDB): 3.350 votos; Elber Batalha (PSB): 3.252 votos; Seu Marcos (PHS): 3.111 votos; Jason Neto (PDT): 2.797 votos; Fábio Meireles (PPS): 2.761 votos; Palhaço Soneca (PPS): 2.657 votos; Thiaguinho Batalha (PMB): 2.298 votos; Professor Bitencourt (PCdoB): 2.287 votos; Cabo Amintas (PTB): 2.148 votos; Américo de Deus (REDE): 2.000 votos

17

SERVIDOR COM HORÁRIO ESPECIAL

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta do Senado que estende o direito a horário especial - sem a exigência de compensação de horário - ao servidor público federal que tenha cônjuge, filho ou dependente com deficiência (PL 3330/15). O texto também garante ao servidor remuneração integral.

18

ATUALMENTE

Atualmente, a Lei 8.112/90 garante tratamento distinto aos servidores com deficiência e aos servidores que têm parente próximo (cônjuge ou filho) ou dependente com deficiência. No primeiro caso, a lei assegura horário especial de trabalho independentemente de compensação de horário; já no segundo, é exigido que o horário seja compensado, caso contrário poderá perder parte da remuneração diária. O relator da proposta, deputado Hugo Leal (PSB-RJ), apoiou a medida e recomendou sua aprovação.

PROPINA NAS ALTURAS

Empresas controladas pela Gol Linhas Aéreas e uma agência de publicidade pagaram cerca de R$ 3 milhões para duas firmas ligadas a Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A informação está no pedido de prisão do ex-deputado pela operação Lava Jato. O objetivo do suposto suborno seria reduzir o preço dos combustíveis. Além da Gol, a família Constantino é dona do grupo Comporte, que tem 6.000 ônibus e já foi apontada como a maior empresa de transporte sobre rodas do mundo.

SEM SURPRESA

A prisão não foi nenhuma surpresa para Cunha. Ele já esperava a ação da PF desde quando renunciou ao cargo de presidente da Câmara em julho. O ex-deputado passou todo o tempo entre a renúncia e a prisão preparando a defesa e escrevendo um livro sobre o impeachment de Dilma Rousseff e a crise política. A obra é vista como uma espécie de 'delação informal'.

DE NOVO

No próximo dia 30 de outubro, eleitores de 56 cidades brasileiras vão às urnas para votar no 2º turno das eleições municipais. Entre os habitantes dessas cidades, nada preocupa mais do que a questão da segurança pública. É o que mostra a enquete Avalie Sua Cidade, do UOL, respondida por 88.862 internautas desses municípios. Em 35 das 56 cidades em que será disputado o 2º turno, a segurança é a maior preocupação dos eleitores, deixando para trás temas como corrupção, saúde, abastecimento de água e emprego. Você ainda pode avaliar a sua cidade no aplicativo UOL Eleições 2016 e no site uol.com.br.

TENSO

Em um dos momentos mais tensos do terceiro e último debate entre os candidatos democrata e republicano à Presidência dos EUA ontem, Hillary Clinton e Donald Trump trocaram acusações relacionadas à suposta influência do presidente russo, Vladimir Putin, na eleição americana. Em outro momento de destaque, o mediador perguntou se Trump aceitaria o resultado das eleições. O republicano respondeu que vai examinar o caso quando 'a hora chegar'.

SUL-MINAS

Após 25 anos, o eixo Rio-São Paulo está mais uma vez fora das semifinais da Copa do Brasil. Os cariocas já nem estavam nas quartas e viram de camarote uma noite trágica para os paulistas. Santos, Corinthians e Palmeiras foram eliminados. Os duelos das semifinais entre Atlético-MG x Inter e Cruzeiro x Grêmio estão agendados para acontecer nas duas próximas semanas, nos dias 26 de outubro e 2 de novembro.

EMBALADO

O Botafogo segue embalado no Campeonato Brasileiro. Pela quarta vez, o alvinegro fez um gol após os 40 do segundo tempo e garantiu a vitória contra o Santa Cruz por 1 a 0. Agora o time está a apenas três pontos do Atlético-MG, terceiro colocado na competição.

BLOQUEADOS

O ex-deputado Eduardo Cunha foi preso em Brasília pela Polícia Federal, teve ainda R$ 220 milhões em bens bloqueados. As operações foram autorizadas pelo juiz federal Sergio Moro, para evitar uma possível fuga do ex-deputado. Cunha é réu em três ações na Justiça Federal, mas a prisão é referente ao processo no qual ele é suspeito de ter recebido propina por um contrato de exploração de petróleo na África e de manter dinheiro em contas secretas na Suíça.

RETALIAÇÃO

A prisão de Cunha causou apreensão no Palácio do Planalto. A avaliação é que aumenta o risco do peemedebista fazer um acordo de delação premiada e comprometer o núcleo de apoio do governo federal. Em nota, Eduardo Cunha classificou a prisão dele como uma "decisão absurda". E pelo menos até o momento, advogados do ex-deputado descartam a possibilidade de delação.

FUNDO

O senador Aécio Neves, do PSDB, gastou cerca de R$ 20 mil do fundo partidário para ir a uma homenagem ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso nos EUA, no ano passado. Na ocasião, FHC recebeu o título de Personalidade do Ano. O fundo partidário é uma verba do governo repassada todos os anos para os partidos. A legislação não proíbe que esse dinheiro seja usado para viagens ao exterior, mas exige que elas tenham relação com a atuação das legendas na política nacional.

SUIÇA

A Justiça da Suíça determinou o envio ao Brasil de 2.000 páginas de documentos relacionados à Odebrecht. Extratos bancários, ordens de pagamentos e dados de contas que envolvem a empreiteira vão ser enviados para as investigações da Operação Lava Jato. O caso se arrastava desde o início do ano porque os advogados da Odebrecht tentaram barrar o processo por duas vezes. A defesa da empreiteira alegava que o repasse das informações era ilegal e abusivo. A empresa não pode mais recorrer da decisão.

29

CORTOU

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central cortou a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, para 14% ao ano. É a primeira queda da Selic desde outubro de 2012. A taxa estava em 14,25% ao ano desde julho do ano passado e foi mantida nas nove reuniões anteriores do Copom. Os juros são usados pelo Banco Central para tentar controlar a inflação. De modo geral, quando a inflação está alta, o BC sobe os juros para reduzir o consumo e forçar os preços a caírem. Quando a inflação está baixa, o BC derruba os juros para estimular o consumo.

SEM PROVAS

O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que as provas do Enem vão ser canceladas nos colégios que foram ocupados por estudantes em protesto contra reformas no ensino médio. O Enem vai ser realizado nos dias 5 e 6 de novembro. Mendonça alertou que cerca de 95 mil candidatos vão ter de fazer o Enem em uma outra data, o que geraria um gasto extra de R$ 8 milhões para o governo. De acordo com o Inep, 181 locais de prova estão ocupados em todo o Brasil, sendo 145 só no Paraná.

REDUÇÃO

A redução no preço da gasolina, esperada para o começo desta semana, ainda não chegou aos postos de combustível de São Paulo. Na semana passada, a Petrobras anunciou um corte de 3,2% no preço da gasolina nas refinarias. A expectativa era que o desconto começasse a chegar nas bombas na última segunda-feira, de acordo com sindicato do setor. Mas, em consulta feita pela reportagem da Folha de S.Paulo em postos das cinco regiões da cidade, nenhum tinha reduzido o preço.

GOL LEGAL

O STJD recusou o pedido do Figueirense para anular o jogo contra o Palmeiras, válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clube de Santa Catarina alega que foi prejudicado por irregularidades no lateral cobrado pelo palmeirense Dudu, que gerou o gol da vitória do time paulista. Com a decisão, o Palmeiras continua na liderança da competição, com 64 pontos.

REVANCHE

O UFC anunciou o início das vendas de ingressos para a edição do evento em São Paulo, que terá a revanche entre Ryan Bader e Rogério Minotouro na luta principal. O card vai ser realizado no dia 19 de novembro, no Ginásio do Ibirapuera. Os ingressos comuns custam de R$ 210 a R$ 990 (valores da inteira). Os pacotes VIP vão de R$ 2.190 a R$ 6.000.

ROCK

A organização do Lollapalooza Brasil divulgou a programação de cada dia da próxima edição. Metallica e The xx vão ser as principais atrações do dia de abertura, enquanto The Strokes e The Weeknd se apresentam no dia seguinte. O evento vai rolar no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, nos dias 25 e 26 de março de 2017. O ingresso Lolla Day, que permite a entrada em apenas um dia do evento, está à venda por R$ 540 (inteira). Já para ver os dois dias de festival, é preciso ter o Lolla Pass, que custa R$ 920 (inteira).

FESTIVAL

Em meio ao cenário de caos administrativo no qual se encontra a prefeitura de Aracaju, um fato chamou a atenção do vereador Iran Barbosa (PT): o aumento de nomeações, após o 1º turno eleitoral. O parlamentar utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, nesta quinta-feira, 20, para denunciar esta situação. Iran informou que está fazendo o levantamento dos dados no Diário Oficial do Município. "São nomeações com valores elevados e cargos com o carimbo dos acordos políticos", denunciou.

MINISTÉRIO PÚBLICO

O parlamentar disse ser fundamental que o Ministério Público e o Tribunal de Contas, enquanto órgãos fiscalizadores, tomem as providências necessárias. "Enquanto a prefeitura não paga os servidores públicos e abandona a cidade, ao mesmo tempo, faz nomeações de Cargos em final de mandato", disse Iran, afirmando, mais uma vez, que já está estudando o caso.

DIVULGAÇÃO

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou proposta que autoriza a divulgação de imagens, fotografias e informação de maiores de 14 anos e que tenham cometido crimes com penas privativas de liberdade igual ou superior a dois anos (PL 7553/14). Essa divulgação hoje é crime, punido com multa de três a 20 salários, além da apreensão da publicação em que tenha sido divulgada imagem.

REVOGAÇÃO

A proposta original, do deputado Marcos Rogério (DEM-RO), revoga todo o dispositivo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069/90) que considera crime a divulgação de nome, imagens e informações de processos de crianças ou adolescentes a quem se atribua ato infracional por qualquer meio de comunicação. O relator, deputado Cláudio Cajado (DEM-BA), apresentou nova versão do texto que permite a divulgação dos dados de adolescentes em conflito em a lei apenas acima de 14 anos e em caso de crimes graves.

MANTIDO

O ministro do STF Teori Zavascki negou o pedido da ex-presidente Dilma Rousseff para anular o processo de impeachment que cassou o mandato dela. Foi o mais recente movimento da defesa da petista no Supremo para tentar suspender os efeitos da votação no Senado, realizada no dia 31 de agosto. Teori, que é relator do caso, argumentou que o tribunal não pode interferir em uma decisão política do Legislativo, a menos que o resultado representasse uma ameaça às instituições brasileiras.

PREFEITURAS

Marcelo Crivella, do PRB, continua liderando a corrida pela Prefeitura do Rio de Janeiro, com 46% das intenções de voto. Já Marcelo Freixo, do PSOL, aparece com 29%. Os dados são da pesquisa Ibope. O instituto também divulgou sondagem referente a Belo Horizonte e apontou empate técnico entre Alexandre Kalil e João Leite. O candidato do PHS aparece com 41% das intenções de voto, contra 35% do adversário, que é do PSDB.

MAIS DO QUE DIZ

A força-tarefa da Lava Jato aponta que Eduardo Cunha pode ter um patrimônio até 53 vezes maior do que o declarado, além de contas ainda não descobertas nos Estados Unidos. As suspeitas aumentaram com informações enviadas pelo Ministério Público da Suíça, que identificou novas contas em nome do ex-deputado e da mulher dele no país.

RESPONSÁVEIS POR TRAGÉDIA

O Ministério Público Federal denunciou 21 pessoas da empresa Samarco e das controladoras, Vale e BHP Billiton, pela tragédia de Mariana (MG), no ano passado. Elas são acusadas de homicídio com dolo eventual (quando se assume o risco de matar) por causa do rompimento da barragem de Fundão, que deixou 19 mortos. A Procuradoria também denunciou um engenheiro da consultoria VogBR e a empresa sob a suspeita de apresentarem laudo falso. Em nota, a Vale repudiou a decisão do Ministério Público.

ACENDA O FAROL

A Justiça liberou a aplicação de multas a motoristas que dirigirem com os faróis desligados durante o dia em rodovias. A decisão determina que a fiscalização só pode ser feita nos trechos em que haja sinalização. A multa era de R$ 83,15, uma infração média, com perda de quatro pontos na CNH do condutor.

PROIBIU

A Justiça de São Paulo proibiu a Polícia Militar de usar armas de fogo, balas de borracha e gás lacrimogêneo em manifestações no Estado. Só que a decisão abre uma brecha ao dizer que o uso de armas letais e não letais é liberado em ocasiões "excepcionais", em que a manifestação perder o caráter pacífico.

FINANCEIRO

A Bolsa fechou em alta de 0,52%, com 63.837,85 pontos. É o maior valor de fechamento desde 3 de abril de 2012. O resultado foi puxado, principalmente, pelo desempenho positivo das ações da Vale, que subiram mais de 4%, além da valorização dos papéis dos bancos Bradesco, Itaú e Banco do Brasil. O dólar emendou a terceira queda seguida. A moeda caiu 0,95%, cotada em R$ 3,139. É o menor valor de fechamento desde 10 de agosto.

TÁ RUIM

O IBC-Br, considerado uma prévia informal do PIB, caiu 0,91% em agosto na comparação com o mês anterior. Foi o pior resultado mensal desde maio de 2015, quando o indicador caiu 1,02%. No acumulado de 12 meses, a atividade econômica encolheu 5,48%. Os dados são do BC.

FLAMENGO 60 PONTOS

O STJD arquivou o pedido do Fluminense para anular o clássico com o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro. O tribunal considerou que o pedido não tem fundamentação para levar o caso ao plenário. Com esse resultado, o Flamengo recupera os três pontos conquistados na vitória por 2 a 1, ficando com quatro a menos que o líder Palmeiras.

QUEM MANDA

A CBF definiu em sorteio os mandos de campo e as datas das semifinais da Copa do Brasil. Nos jogos de ida, em 26 de outubro, o mando vai ser de Internacional e Cruzeiro, que recebem Atlético-MG e Grêmio, respectivamente. Os jogos de volta, com mando de Atlético-MG e Grêmio, vão ser no dia 2 de novembro.

MAIS EM CIMA

A seleção brasileira subiu no ranking da Fifa. Na nova classificação divulgada pela entidade, a equipe comandada por Tite aparece agora na terceira posição, atrás da líder Argentina e da Alemanha. Na última relação, em setembro, o Brasil estava em quarto lugar. As vitórias sobre Bolívia e Venezuela pelas eliminatórias da Copa do Mundo ajudaram a seleção a subir alguns degraus no ranking.

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com