Cláudio Botafogo Messias - 06 de outubro

claudio2 QUANDO LULA SERÁ PRESO?

A Polícia Federal indiciou Lula por corrupção. O ex-presidente teria beneficiado o sobrinho Taiguara Rodrigues por meio da Odebrecht em contrato de R$ 3,5 milhões em Angola. Taiguara admitiu os contratos com a empreiteira, mas disse que todos foram feitos por meio de licitações. O empresário Marcelo Odebrecht e o sobrinho de Lula também foram indiciados, mas por corrupção e lavagem de dinheiro. Diariamente, ouvimos e lemos sobre o envolvimento do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, PT-SP, em roubo de milhões ou bilhões de reais. Claro que ele nega tudo, porque besta seria se admitisse ter participado desta ou daquela roubalheira. O importante é que o moço, chamado por alguns bandidos de Tio, Chefe ou qualquer outra coisa. Depois dos dois mandatos ficou milionário ou bilionário. Neste último caso, só a história irá confirmar. Mas ele continua solto, fazendo ameaças e se fazendo de santo. Está na hora do Papa Francisco beatificar o moço e canonizar, antes que ele decida cobrar uma propinazinha pela ação do padre maior dos católicos. Lula, pode não ser o ladrão que tanto se fala e se encontra provas, mas pode muito bem ganhar um Oscar pela atuação como ator na vida política e criminal do País. Se o dinheiro, que dizem que ele "lulou", rapinou, embolsou, roubou ou qualquer coisa parecida, não aparece, é porque o sujeito é um grande mágico e merece ser aplaudido e ganhar um troféu por tal feito.

PÉSSIMO ADMINISTRADOR

A deputada estadual Maria Mendonça (PP) conclamou que o governador Jackson Barreto (PMDB) a partir de agora, procure administrar o Estado sem privilegiar aliados em detrimento de adversários políticos. "Ele precisa entender que é governador de todos os sergipanos e, não apenas, de gestores que estão no seu agrupamento político", disse Maria, ao citar situações em que Barreto teve forte influência no sentido de "prestigiar aliados políticos, como ocorreu em Itabaiana, Ribeirópolis e em vários outros lugares, visando prejudicar, politicamente, candidatos que não estão no seu grupo".

DESRESPEITO

Para Maria Mendonça, Barreto precisa compreender que "ele precisa respeitar todos os sergipanos e valorizar a cidadania, através de gestos e atitudes que visem à melhoria da qualidade de vida de toda a população sergipana".

RIBEIRÓPOLIS

O deputado estadual Georgeo Passos, cujo pai, ex-deputado estadual Antônio Passos, se elegeu prefeito de Ribeirópolis no último domingo (2). Na tribuna da Assembleia Legislativa, Georgeo revelou que houve uma tentativa, por parte do governador, de utilizar a máquina estatal para beneficiar a candidata adversária.

BURAQUEIRA

Desde o ano passado que peço a ligação de água do Residencial Vale dos Eucaliptos. Sempre colocavam vários obstáculos, mas dez dias antes da eleição, a ligação foi iniciada. Também pedimos que tapassem os buracos da rodovia que liga Ribeirópolis à Serra do Machado. Isso só foi acontecer também às vésperas do pleito", denunciou o deputado Georgeo Passos, PTC.

VITÓRIA

A partir de janeiro do próximo ano a bancada de parlamentares, na Assembleia Legislativa de Sergipe, terá uma nova formação. Três deputados estaduais que saíram vitoriosos nas urnas em Lagarto, Nossa Senhora do Socorro e Estância abrem vagas para os suplentes. O Legislativo passará a contar com Gilmar Carvalho, Adelson Barreto Filho e Morito Matos. Este último entra na lista por causa da eleição do suplente Diógenes Almeida em Tobias Barreto.

DANIEL FORTES

O deputado estadual pastor Antônio os Santos, PSC, disputa o segundo turno em Aracaju. É vice na chapa de Valadares Filho - em disputa contra a chapa Edvaldo Nogueira-Eliane Aquino. Se sair vitorioso, abre a quarta vaga de suplente. Assumiria Daniel Fortes.

SEM BAIXARIA

Eleito prefeito de Estância  com 40,79%, exatos 14.405 votos, o deputado estadual Gilson Andrade superou os candidatos Carlos Magno (31,57%, 11.149 votos) e Márcio Souza (27,06%, 9.556 votos). O deputado usou a tribuna para agradecer aos estancianos e lamentar pelos ataques sofridos durante a campanha no município. "É  necessário que nós, políticos, façamos uma reflexão profunda da resposta que o povo está dando nesse pleito eleitoral. Tem que acabar com essa política da baixaria, do jogo sujo, pois, daqui a pouco não teremos eleitores indo às urnas para votar".

SOCORRO

Nossa Senhora do Socorro, um dos motores da economia sergipana, município que integra a região metropolitana de Aracaju, será administrado no quadriênio 2017-2020 pelo deputado estadual Padre Inaldo Luís, PCdoB, que trocará o mandato parlamentar pelo posto de prefeito. Inaldo venceu as eleições com o percentual de 73,12%. Obteve 35.190 votos, cerca de 10 mil votos a mais que o ex-prefeito José Franco. O ex-deputado estadual obteve 25.487 votos, não contabilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) porque sua candidatura foi indeferida.

LAGARTO

A cidade de Lagarto, outro município com economia forte, com um dos maiores parques industriais do interior, será administrado novamente pelo deputado estadual José Valmir Monteiro. O parlamentar administrou o município no período 2009-2012. O deputado obteve e 59,24% dos votos válidos , um total de 32.966 votos. Superou Jerônimo Reis (37,95%, 21.120 votos), Willians Cardoso (1,29%, 720 votos), Rosendo Ribeiro (0,86%, 479 votos) e Marcelio do Psol (0,36%, 201 votos).

ELE FICA

Em entrevista exclusiva à Folha, o prefeito eleito de São Paulo, João Doria, disse que o governador Geraldo Alckmin não deve deixar o PSDB mesmo se perder as prévias para concorrer à Presidência em 2018. Doria repetiu também que visitará Lula em Curitiba, insinuando que o ex-presidente pode ser preso em consequência das investigações da Operação Lava Jato.

CRÍTICA

O ministro Teori Zavascki, do STF, negou pedido do ex-presidente Lula para que os inquéritos contra ele deixem as mãos do juiz Sérgio Moro e passem para a corte. Antes de votar contra o pedido do petista, Teori criticou a espetacularização da entrevista coletiva em que os procuradores da República no Paraná fizeram a denúncia contra Lula.

NA BOCA DO POVO

O governo Temer é avaliado como ruim ou péssimo por 39% dos brasileiros, segundo pesquisa Ibope encomendada pela CNI. Esse valor se manteve estável em relação à última pesquisa, divulgada em julho. A pesquisa aponta ainda que o percentual de brasileiros que considera o governo regular é de 34% e o percentual dos que avaliam a gestão como ótima ou boa ficou em 14%.

LIDERANÇA

Apesar de ser pressionado por aliados a assumir o comando do PT, o ex-presidente Lula defende "uma cara nova" para o lugar do atual presidente do partido, Rui Falcão, depois da derrota sofrida nas eleições deste ano. Lula tem dito que é preciso "renovar" a direção da legenda para "reconectar" o PT com outros campos da esquerda, como movimentos sociais, sindicais e partidos políticos.

CUSPE À DISTÂNCIA

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou processo por quebra de decoro parlamentar contra Jean Wyllys (PSOL-RJ). O deputado vai responder por ter cuspido em direção ao deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) no dia da votação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff no plenário da Casa.

ESCOLAS REPROVADAS

Os resultados das provas do Enem por Escola de 2015 indicam que 38% das instituições de ensino seriam "reprovadas" no teste do ensino médio, segundo os critérios do próprio MEC. Das 14.998 escolas com informações divulgadas pelo ministério, 5.642 tiveram notas médias menores que 450 pontos em, ao menos, uma das quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza) ou não alcançaram a média de 500 pontos na redação do exame. Esses são os parâmetros mínimos usados pelo MEC para conceder a certificação do ensino médio a estudantes por meio do Enem.

RENAN PODE SER RÉU

O ministro do Supremo Edson Fachin liberou a denúncia contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) para julgamento. Caso o plenário da corte aceite, Renan se torna réu e pode responder a ação penal por peculato, falsidade ideológica e uso de documento falso. A investigação tramita na Corte desde 2007 e a acusação foi formalizada em 2013. A Procuradoria-Geral da República acusa o parlamentar de ter recebido propina da construtora Mendes Júnior para beneficiar a empreiteira. Em troca, o peemedebista teria as despesas pessoais da jornalista Monica Veloso, com quem mantinha relacionamento extraconjugal, pagas pela empresa.

MENOS MORTAL

As mortes por acidente de trânsito diminuíram na cidade de São Paulo três vezes mais do que no Estado. Na capital, as ocorrências caíram de 775 para 645 de janeiro a agosto deste ano, uma queda de 16,7% em comparação com o mesmo período do ano passado. No Estado, considerando os 645 municípios, a diminuição é de 5,5%, de 4.093 para 3.867 mortes. Para especialistas, a queda mais acentuada na redução de mortes no trânsito é resultado direto das políticas de redução dos limites de velocidade na capital - medida que será revista pelo prefeito eleito, João Doria (PSDB).

PUNIÇÃO ABREVIADA

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) aceitou o recurso da tenista Maria Sharapova e diminuiu a suspensão dela por doping, de dois anos para 15 meses. A russa vai poder competir a partir de abril de 2017. Ela foi suspensa por uso da substância Meldonium após exame antidoping realizado no dia 26 de janeiro deste ano.

SMARTPHONE

O Google lançou o Pixel, primeiro smartphone totalmente desenvolvido pela empresa. O aparelho traz nas especificações o melhor processador do mercado, o Snapdragon 821, com o novo sistema Android, 7.1 Nougat. O Pixel também tem destaque na qualidade da câmera, de 12.3 megapixels, superior a do iPhone 7 e do Samsung S7, que têm 12 megapixels. O preço nos EUA parte de US$ 649, o mesmo do iPhone 7. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

FUTURO PROMISSOR

A previsão da retomada do crescimento da economia brasileira no ano que vem e a freada da alta do dólar nos últimos meses vão levar o Brasil a voltar a ser o oitavo maior PIB global em 2017. Segundo o FMI, o país deve ficar nessa colocação até 2021. Desde o ano passado, o país está na nona colocação, reflexo da recessão que teve início no fim de 2014.

CUNHA COM MORO

A ação penal contra o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por contas bancárias não declaradas na Suíça será finalmente enviada do STF ao juiz Sérgio Moro, do Paraná. A providência será tomada pouco menos de um mês após a cassação do mandato. Fora da Câmara, Cunha perdeu direito ao foro privilegiado -- ou seja, ao direito de ser julgado pelo Supremo.

TORTURADOR

O deputado Odorico Monteiro (Pros-CE), relator da representação do PV contra Jair Bolsonaro (PSC-RJ), apresentou voto no Conselho de Ética da Câmara favorável a que Bolsonaro seja processado por quebra de decoro. O deputado é acusado de fazer "apologia ao crime de tortura" ao homenagear o coronel Brilhante Ustra no plenário. O parecer não chegou a ser votado em razão de um pedido de vista, que adiou a decisão para a semana que vem.

QUEBRA DE DECORO

O relator sugere que a denúncia seja aceita e que Bolsonaro seja processado por quebra de decoro. O parecer não chegou a ser votado em razão de um pedido de vista, que adiou a decisão para a semana que vem. Monteiro concluiu que Bolsonaro "abusou da prerrogativa parlamentar" ao homenagear o coronel Brilhante Ustra no Plenário, durante a votação da admissibilidade do impeachment da então presidente Dilma Rousseff, em 17 de abril. Morto recentemente, Ustra era alvo de uma série de acusações de tortura durante o regime militar. Bolsonaro afirmou que Ustra não foi torturador e que não está preocupado com a representação, porque a Constituição determina que os parlamentares são invioláveis por suas opiniões, palavras e voto.

NOVAS REGRAS

Motoristas de São Paulo que trafegarem em faixas de ônibus em feriados não serão mais multados. Até então, os condutores eram proibidos de circular nessas faixas nos dias de semana fosse ou não feriado. Para os táxis, o que muda é que poderão circular sem passageiros nos corredores de ônibus das 20h às 6h em dias de semana e em todos os horários nos finais de semana e feriados. Até então, a permissão só valia para veículos com passageiros.

FAZENDO ARTE

Romero Britto vai pintar um quadro com o rosto de João Doria (PSDB) para dar de presente ao prefeito eleito de São Paulo. O artista plástico é amigo do tucano e quer entregar o retrato na posse dele. Para Britto, que mora nos EUA, Doria é a "grande esperança que o cenário político brasileiro precisava".

APITO ELETRÔNICO

O coronel Marcos Marinho, novo chefe da Comissão de Arbitragem da CBF, afirmou que o uso de árbitro de vídeo em partidas oficiais já deve ser implantado no Brasil no ano que vem. O campeonato que receberá a novidade primeiro ainda não está definido. O árbitro de vídeo, segundo a proposta da CBF e de federações de outros países, ficará em uma cabine do estádio com acesso a replays de todas as jogadas da partida. Se achar que algum lance merece ser revisto, ele pode avisar o árbitro principal, que sempre tem a palavra final.

VENCEDOR

O filme Que horas ela volta? foi o  grande vencedor do 15º Prêmio do Cinema Brasileiro na noite desta terça-feira (4), no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro. O longa estrelado por Regina Casé venceu nas categorias melhor filme, melhor diretor, melhor atriz, melhor atriz coadjuvante, melhor montagem ficção, melhor roteiro original e melhor longa-metragem ficção no voto popular. O segundo filme mais premiado da noite foi Chatô - O rei do Brasil, de Guilherme Fontes, que venceu em cinco categorias.

TETO DO SIMPLES

A Câmara dos Deputados aprovou, 4, sem alterações, a versão aprovada em junho pelo Senado do projeto de lei que altera os limites de faturamento para que micro e pequenas empresas possam aderir ao Supersimples. Com isso, o teto do programa de pagamento simplificado de tributos passará a ser de R$ 4,8 milhões. Esse assunto foi discutido em reunião da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, realizada ontem, quarta-feira, 5, dia da Microempresa. O deputado federal Laércio Oliveira, que é presidente da Fecomercio/SE e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio, participou da reunião.

LIMITE MAIOR

Pela legislação em vigor, para ser incluída no programa a microempresa tem que ter faturamento anual de até R$ 360 mil. No caso da empresa de pequeno porte, o limite é de R$ 3,6 milhões por ano. O texto aprovado pelos deputados prevê que o limite para microempresa passe para R$ 900 mil e das empresas de pequeno porte para R$ 4,8 milhões. A previsão é de que a mudança entre em vigor a partir de 2018. A proposta foi aprovada por unanimidade por 380 votos. Parte das emendas que haviam sido apresentadas ao projeto foi rejeitada pelo relator. Outros destaques (propostas de alterações na redação do texto do projeto) acabaram retirados pelos próprios autores.

FORÇA NACIONAL

A Comissão mista que analisa a Medida Provisória (MP) 737/16 aprovou o relatório do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) favorável à matéria. A MP permite que militares dos estados e do Distrito Federal, que tenham passado para a inatividade há menos de cinco anos, possam compor a Força Nacional, com o objetivo de reforçar a segurança pública em situações excepcionais. Em seu parecer, Valadares acatou emenda que veda o aproveitamento de militares que tenham passado para a reserva "em razão de doença, acidente, invalidez, incapacidade, idade-limite, licenciamento a bem da disciplina, condenação judicial transitada em julgado ou expulsão."

INQUÉRITO

A Polícia Federal abriu inquérito para apurar a compra de termoelétricas pela Petrobras entre 1999 e 2001 no governo Fernando Henrique Cardoso. A PF investiga pagamento de propina em contratos com as empresas Alstom/GE e NRG. O inquérito parte da delação do ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró. FHC diz que não tem informações sobre o inquérito, mas que é favorável à apuração das denúncias.

CONTAS REJEITADAS

O Tribunal de Contas da União rejeitou por unanimidade as contas da gestão da ex-presidente Dilma em 2015. O TCU apontou que o governo Dilma descumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal pelo segundo ano seguido. As contas vão para votação no Congresso. A penalidade prevista para Dilma é perder os direitos políticos.

MAIS MUDANÇAS

O Enem de 2016 deve ser o último a seguir o modelo em vigor. Depois da proposta de reforma do ensino médio, o governo Temer deve também mudar o exame nacional. A ideia do Ministério da Educação é promover parte das mudanças em 2017 e o restante em 2018. O governo cogita aplicar o exame em um único dia, e não em dois como é feito hoje. Para o governo, as mudanças devem facilitar a vida dos estudantes e ajustar a prova ao currículo da proposta do novo ensino médio.

GALGANDO POSIÇÕES

O Brasil vai voltar a ter a 8ª maior economia do mundo em 2017. É o que aponta o FMI. Para o fundo, o crescimento da economia no ano que vem e a freada da alta do dólar vão contribuir para a subida de posição. O Brasil está na nona colocação e deve passar a Itália e se manter na posição até pelo menos 2021. O fundo estima que o PIB do país seja de US$ 1,95 trilhão em 2017.

REFORMA JÁ?

Um em cada dois brasileiros em idade ativa vai estar apto a se aposentar em 2060. O estudo foi divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE. De acordo com o relatório, a proporção de pessoas com 65 anos ou mais vai passar dos atuais 13 para 49 em cada 100 trabalhadores. O cenário aumenta a pressão para a aprovação da reforma da Previdência. Para a OCDE, se nada for feito, o deficit previdenciário tende a aumentar.

INTERNET LENTA

De acordo com um estudo conduzido pela Netflix em 41 países, o Brasil foi o 9º pior em velocidade de conexão de internet da empresa no horário nobre em agosto. A velocidade média da internet brasileira ficou em 2,57 megabits por segundo. A melhor conexão apontada pelo estudo é da Suíça, com velocidade média de 3,99 megabits por segundo. E a pior é a da Índia, com 1,78 megabits.

ONU DE CARA NOVA

O Conselho de Segurança da ONU escolheu o português António Guterres para ser o novo secretário-geral da organização. A decisão ainda precisa ser aprovada pela Assembleia-Geral da ONU. Guterres foi alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados por dez anos e premiê de Portugal.

ESCALADO

O técnico Tite, da seleção brasileira, repetiu a escalação de ontem com Phillipe Coutinho, Giuliano, Filipe Luís e Fernandinho entre os titulares. A seleção brasileira enfrenta a Bolívia pelas Eliminatórias hoje, às 21h, em Natal. 

 

 

 

 

 

 

 

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com