Cláudio Botafogo Messias-03-10-2016 -segunda-feira

claudio 1ROUBARAM E O POVO DEU O TROCO

O Partido dos Trabalhadores que comandou a maior roubalheira neste país, sob o comando de Lula, conforme o MPF, recebeu o troco nas eleições. Apenas em Rio Branco, capital do Acre, o PT reelegeu um prefeito: Marcus Alexandre. Ele é engenheiro e nasceu em Ribeirão Preto, SP. O PT vem sendo denunciado por roubar bilhões da Petrobras, BNDES, Banco do Brasil e outras instituições, mas poucos foram presos e o chefão da quadrilha, conforme as investigações, Lula, continua solto, arrogante e cobrando justiça, quando já deveria estar entre paredes e grades.

NO RECIFE

O ex-prefeito João Paulo irá disputar o segundo turno contra o socialista Geraldo Júlio (PSB), no Recife. Lá, capital do Estado onde Lula nasceu, poderá haver um outro petista, que nada tem a ver com a roubalheira praticada por seus companheiros de partido. Lula que alardeou que botaria fogo no país, caso a sua pupila e invenção política ex-presidente da República, Dilma Roussef, sofresse o impeachment, vê a sua força política cair e onde ele foi pedir votos, seus candidatos perderam as eleições. Petistas torcem para que ele não resolva tirar férias em Pernambuco neste período eleitoral, afinal, a refinaria Abreu e Lima não pode mais dar propina para o Grande Chefe e sua gangue, porque o país mudou de comando.

NÃO DEU

Por mais apelativo que a primeira-dama senadora Maria do Carmo do Nascimento Alves, DEM, foi, não deu e o engenheiro civil João Alves Filho, DEM, sofreu a maior derrota da sua vida política, perdendo a reeleição de Aracaju.

O BAGAÇO

João deixa Aracaju no bagaço, porque não tomou às rédeas da administração e, segundo alguns aliados, quem governa a capital é o secretário municipal de Comunicação Social, Carlos Batalha, que tentou eleger um filho vereador de Aracaju.

ZÉ FRANCO

Nem o poder do dinheiro conseguiu, dessa vez, eleger o ex-prefeito José do Prado Franco Sobrinho, prefeito de Nossa Senhora do Socorro, que teve o apoio do prefeito Fábio Henrique. Deu o padre Inaldo na cabeça. Foi um voto de fé, de um povo cansado de ser enganado por promessas eleitoreiras e propaganda enganosa da municipalidade.

COMUNISTA

O PCdoB poderá emplacar dois prefeitos nas mais importantes cidades sergipana. Já elegeu o deputado estadual padre Inaldo, em Nossa Senhora do Socorro, e tentará eleger o ex-prefeito Edvaldo Nogueira, na capital dos sergipanos.

DESPENCOU

O Partido dos Trabalhadores despencou nestas eleições e dos 630 prefeitos que elegeu em 2012, desta vez só conseguiu botar lá 249 e poderá chegar aos 250, caso João Paulo consiga retornar ao comando da prefeitura de Recife.

SEM VOTOS?

As eleições deste ano mostram que o Grande Capo Lula não transfere votos e aonde ele apareceu, seu candidato perdeu feio. A operação Lava Jato foi um tsunami eleitoral no PT e quase varre o partido da vida política brasileiras.

CHEIOS

Alguns petistas bandidos que roubaram bilhões, conforme vem se apurando nas investigações da Operação Lava Jato, estão de cofres cheios. Eles encheram a burra e esvaziaram as urnas de votos. Nunca se roubou tanto neste país, quando nas eras Lula e Dilma Roussef, mas o povão soube dar o troco. Já que não recuperou o que eles tiraram, deu um stop, para que muitos parem de roubar.

NEM LÁ

A ex-presidente Dilma Rousseff não interferiu nas eleições de Porto Alegre e o PT perdeu feio com o ex-prefeito Raul Pont. Isto mostra que Dilma nunca foi liderança política e apenas um fantoche nas mãos de Lula, para que ele e sua turma continuassem roubando o País. A Operação Lava Jato aponta Lula como o grande chefe da quadrilha que saqueou os cofres da Petrobras e em outras áreas.

NÃO OUVIU

Lula foi vaiado, xingado e aplaudido em São Bernardo do Campo (SP), aonde vota. Mas, como sempre, ele só acha o que lhe convém e cinicamente garante que não ouviu vaias e xingamentos e só aplausos. O pior é que muita gente acredita. Nem mesmo vendo as imagens das vaias e xingamentos, acha que é montagem ou ilusão de ótica.

TÁ AMARRADO

O deputado federal Celso Russomano, PRB, mais uma vez foi a grande decepção das eleições. Homem de fé e de confiança do todo poderoso e autodenominado bispo Edir Macedo, criador da Igreja Universal do Reino de Deus, Celso disparou nas pesquisas e parecia que teria mais de 70% dos votos dos paulistanos, mas foi caindo e Dória, PSDB, que começou na rabeira, levou o troféu logo no primeiro turno.

PODEROSSISIMO

Caso Celso Russomano ganhasse as eleições de São Paulo, Edir Macedo seria um dos homens mais poderosos do Brasil, porque teria a capital do mais importante Estado da federação em suas mãos e nos seus bolsos. Ele já é um dos mais ricos ou talvez o maior de todos e conseguiu eleger uma grande bancada de deputados estaduais e federais nas eleições de 2014. Ganhando São Paulo iria ditar regras. Mas o povo sabe o que faz e não cometeria tamanho pecado.

ESPERANÇA

Edir Macedo ainda pode ter uma capital em suas mãos, caso o sobrinho e bispo senador Marcelo Crivella, PRB, ganhe o segundo turno do Rio de Janeiro, contra Marcelo Freixo, PSOL. Mas será difícil.

SACOS DE CIMENTO

Em outra tentativa de comandar o Rio de Janeiro, o bispo Marcelo Crivella também despencou, porque foi denunciado que estava subindo os morros e trocando sacos de cimento por votos. O carioca, malandro, fez o alicerce e a casa caiu para o bispo. A ligação de Crivella com a Igreja Universal do Reino de Deus é sua maior barreira, principalmente no segundo turno, onde o número de votos é bem maior e a força da Universal não alcançará todos os eleitores necessários para eleger seu bispo. Será mais uma decepção para Edir Macedo.

RENOVAÇÃO

A derrota de mais de 50% dos 24 vereadores da Câmara Municipal de Aracaju mostra que o povo está cansando de ser roubado e alguns daqueles denunciados na roubalheira das indenizações, não conseguiram renovar o mandato.

ESCAPOU

O médico Manoel Marcos, PSDB, que ficou tiririca, porque desistiu de ser ungido como vice da chapa do prefeito João Alves Filho, DEM, e depois tentou reverter o quadro, mas já era tarde demais, deverá acender centenas de velas e subir de joelhos a colina do Santo Antônio e todas as ladeiras de São Cristóvão, para agradecer por não ter ido adiante com a sua ideia maluca de ser vice-prefeito. Manoel foi reeleito para a Câmara Municipal de Aracaju.

ESTREANTE

João Doria, do PSDB, foi eleito prefeito de São Paulo no primeiro turno das eleições deste domingo (2), com o melhor resultado do partido em proporção de votos no primeiro turno dos últimos 20 anos. Foi também a primeira vez que a prefeitura da cidade foi decidida no primeiro turno. O tucano recebeu 53,4% dos votos e desbancou os candidatos Fernando Haddad (PT, 16,7%), Celso Russomanno (PRB, 13,6%) e Marta Suplicy (PMDB, 10,1%), que apareciam nas pesquisas como possíveis oponentes ao tucano em um segundo turno.

CARIOCA

O senador Marcelo Crivella (PRB) vai enfrentar o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) no segundo turno da disputa pela Prefeitura do Rio. Eles registraram 27,8% e 18,37%, respectivamente, dos votos válidos. Crivella ficou conhecido pela atuação na Igreja Universal do Reino de Deus - fundada pelo tio, o bispo Edir Macedo, e exerce mandato de senador até 2018. Já Freixo se engajou na defesa dos direitos humanos e, como parlamentar, esteve no comando da CPI das Milícias, em 2008, o que lhe rendeu ameaças de morte. A história inspirou o filme Tropa de Elite 2.

EX-BOLEIROS

O deputado estadual João Leite (PSDB) e o empresário Alexandre Kalil (PHS) vão disputar o segundo turno em Belo Horizonte. Ambos são egressos do campo político ligado ao senador Aécio Neves (PSDB-MG), que sofreu uma ruptura durante a definição das candidaturas. João Leite teve 33,41% dos votos, enquanto Kalil ficou com 26,56%. Kalil é ex-presidente do Clube Atlético Mineiro e encarnou na campanha o "anti-político". Leite também tem relação com o clube, do qual foi goleiro por 12 anos. Além disso, foi vereador em Belo Horizonte entre 1993 e 1994 e é deputado estadual há seis mandatos consecutivos pelo PSDB.

DERROTADO

O engenheiro e ex-ministro Rafael Greca (PMN) e o deputado estadual Ney Leprevost (PSD) vão disputar o segundo turno na eleição municipal de Curitiba. Com isso, o advogado e atual prefeito, Gustavo Fruet (PDT), perdeu a chance de comandar a capital paranaense por mais quatro anos. Greca obteve 38,4% dos votos válidos contra 23,7% de Leprevost. O primeiro colocado diz que a expectativa é "vencer para voltar a servir a Curitiba". Já Leprevost declarou que espera contar com o apoio de quem votou nos demais candidatos para vencer a eleição.

DISPUTA GAÚCHA

O atual vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (PMDB), e o deputado federal Nelson Marchezan Júnior (PSDB) vão disputar o segundo turno da eleição para a prefeitura da capital gaúcha. Marchezan somou 29,84% dos votos válidos, contra 25,93% de Melo. Melo e Marchezan lideraram as últimas semanas de campanha e ultrapassaram os dois candidatos de esquerda que iniciaram a disputa na ponta, Raul Pont (PT) e Luciana Genro (PSOL).

PREFEITO CONTRA EX

O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), ficou com 49,34% dos votos e vai para o segundo turno com o ex-prefeito João Paulo (PT), que ficou com 23,76%. Os adversários começaram a campanha tecnicamente empatados. Geraldo Julio contou com a máquina pública e o maior tempo de TV. Já o desempenho de João Paulo foi influenciado pela realidade atual do PT, durante a investigação da Lava Jato e logo após o impeachment de Dilma Rousseff. O candidato chegou a sofrer uma tentativa de agressão.

REELEITO NA BAHIA

O prefeito ACM Neto (DEM) confirmou o favoritismo e foi reeleito em Salvador no primeiro turno, com 73,99% dos votos. Ancorado em uma aliança com 14 partidos, Neto sai fortalecido das urnas e deve disputar o governo da Bahia em 2018. O prefeito venceu a candidata Alice Portugal (PCdoB), que teve 14,56% dos votos.

GOL DE HONRA

O PT venceu apenas em Rio Branco, no Acre, entre as 26 capitais nas eleições municipais ocorridas neste domingo. O petista Marcus Alexandre foi reeleito com 54,9% dos votos. Ele tem 39 anos, é formado em engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) e foi apoiado pelo governador do Estado, Tião Viana (PT). Alexandre nasceu em Ribeirão Preto (SP) e foi para o Acre em 1999, onde assumiu cargos no governo local.

GANHADORES E PERDIDOS

O ex-presidente Lula procurou usar a influência que tem no Nordeste para ajudar os candidatos do PT na região, mas o partido só vai ao segundo turno em 1 das 5 capitais onde lançou candidatos. A derrota do PMDB no Rio de Janeiro também representa um revés para o partido do presidente Michel Temer, que administrava a cidade. Por outro lado, a eleição de Doria em São Paulo no primeiro turno beneficia diretamente Geraldo Alckmin, que apadrinhou a candidatura mesmo contrariando parte do PSDB. O futuro prefeito, aliás, aproveitou o discurso da vitória para lançar o governador paulista à Presidência, em 2018.

SUPER-CAMPEÃO

Eleito em São Paulo, Eduardo Suplicy (PT) foi o vereador mais votado na capital em 12 anos. O candidato a vereador pelo PT acumulou 301.397 votos, ou 5,62% do total de votos válidos (desconsiderados brancos e nulos). Até então, o vereador mais bem votado de São Paulo havia sido José Aníbal (PSDB), que, em 2004, foi eleito vereador pelo PSDB com 2,79% do total dos votos válidos, ou 165.880 votos.

APÓS ASSASSINATO

O candidato Zé Antônio (PTB) venceu a eleição no município de Itumbiara (GO), onde há uma semana foi assassinado o candidato líder nas pesquisas, Zé Gomes. No atentado, o vice-governador José Eliton foi atingido, e sobreviveu. Zé Antônio foi eleito com 67,27% dos votos válidos. O segundo colocado, Alvaro Guimarães (PR), obteve 26,15%. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, a candidatura de Zé Antônio está pendente de julgamento e aprovação do TRE.

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com