Cláudio Botafogo Messias-30-9-2016 -sexta-feira-feira

claudio 1JOÃO E A ESTRATÉGIA PERIGOSA

Não participar de um debate, que importa para que os indecisos tomem uma posição, é uma estratégia perigosa do prefeito João Alves Filho, DEM, que não foi à televisão, para dizer o que já fez em quase quatro anos e o que poderia fazer, caso a população lhe desse um novo mandato. Ou lhe der. Para algumas pessoas, João ficou com medo. Outro acham, que ele entende ser superior e não tem que dar satisfação alguma para dois "frangotes". Fugir de um debate é um risco muito grande. A não ser que João já se ache reeleito.

POLARIZOU

As participações de Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Valadares Filho (PSB) no debate da TV Sergipe, para boa parte da população, representa que apenas os dois disputam o comando da capital e que o prefeito João Alves jogou a toalha, não quer mais governar, embora a publicidade no horário eleitoral diga o contrário.

SEM EMPOLGAÇÃO

O debate entre os candidatos a prefeito de Aracaju não empolgou, principalmente porque nenhum dos dois tem aquele tom firme. Mas, de repente, foi uma estratégia dos marqueteiros políticos, para que o eleitorado não visse a disputa como uma guerra entre inimigos pessoais.

E OS OUTROS?

João Alves Filho não participou do debate, porque desistiu, mas os outros candidatos doutor Emerson, Rede, Vera Lúcia, PSTU, João Tarantela, PMN, e Professora Meire , PSOL, não foram convidados pela TV Globo, que alega atender a legislação, que permite que a emissora só convide os candidatos, cujos partidos tenham um determinado número de deputados.

NÃO HÁ DEMOCRACIA

Para muita gente o fato da TV Sergipe, afiliada da Rede Globo, obedecer a patroa, não é democrático, porque nada impede que a emissora convide todos os que disputam o cargo majoritário de Aracaju, para que possam debater entre si e mostrar a população o que há de novidade.

JORNALISTA

O formato do debate na televisão parece uma entrevista, onde os candidatos se transformam em jornalistas, fazendo perguntas entre si. Não existe aquele empolgação, que leve ao calor das emoções, fazendo com que o mediador interfira, quando os ânimos pegam fogo. É muito forno este padrão global de fazer embate entre os políticos. Mas é o que existe para o momento e não existe uma mobilização nacional, para mudar as regras deste tipo de programa.

BRASIL ATRAPALHADO

Não dá para entender o funcionamento da justiça no Brasil, principalmente com relação as eleições. Muitos candidatos têm a candidatura "impugnada", recorrem, disputam o pleito, ganham, assumem e depois são afastados, frustrando o eleitor. Já passou da hora da justiça ser passada a limpo e realmente determinar. Tem que ser sim e sim ou não e não, para evitar dissabores. Se existe um impedimento para o cidadão ser candidato a um cargo, por conta da chamada improbidade administrativa, por que lhe é dado o direito de disputar as eleições? No momento, por exemplo, Lara Moura, PSC, foi "condenada" pelo STF, para irá disputar o pleito. E aí o que lhe acontecerá, no caso de uma vitória?

RETA FINAL

O empresário João Doria (PSDB) e o deputado federal Celso Russomanno (PRB) continuam tecnicamente empatados na liderança em pesquisa Ibope de intenção de voto para a Prefeitura de São Paulo divulgada na noite de ontem. Doria tem 28% e Russomanno, 22%. Como a pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais, o resultado é considerado empate técnico. A situação também está indefinida em relação ao segundo lugar. A senadora Marta Suplicy (PMDB) tem 16%, ou seja, está empatada tecnicamente com Russomanno. Marta empata também com o atual prefeito, Fernando Haddad (PT), que tem 13% das intenções de voto.

TIROS E MORTE

O ex-prefeito José Gomes da Rocha (PTB), que concorria novamente à Prefeitura de Itumbiara (GO), foi morto a tiros durante carreata de campanha. O vice-governador de Goiás, José Eliton (PSDB), participava do ato, também foi baleado e passou por cirurgia. De acordo com relatos, um carro na contramão foi de encontro ao veículo em que estavam Eliton e Gomes da Rocha. O atirador foi morto no local. Um policial militar que trabalhava na segurança do evento também foi alvejado durante o tiroteio e morreu. 3

NO TELHADO

O governo de Michel Temer já ensaia um discurso para cancelar a proposta de reforma da legislação trabalhista. De acordo com Josias de Souza, colunista do UOL, o Planalto quer evitar uma terceira frente de desgaste com a população. As outras duas são a emenda constitucional que congela os gastos federais por 20 anos, em tramitação na Câmara, e a reforma das aposentadorias, a ser enviada para o Congresso depois das eleições municipais.

CRISE

A perda de empregos no mercado formal tem levado muitos trabalhadores a aceitar vagas sem carteira assinada neste ano, com salários mais baixos e sem garantias. Levantamento feito pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que, entre o primeiro e o segundo trimestres de 2016, foram cortadas 226 mil vagas com carteira assinada e 259 mil pessoas deixaram de trabalhar por conta própria. Do lado informal, houve um aumento de 668 mil postos no período.

GREVE MANTIDA

Os bancários rejeitaram nova proposta salarial dos bancos e seguem em greve, que hoje entra no 24º dia. O cliente dos bancos pode utilizar o internet banking e aplicativos para celular para efetuar o pagamento das contas. O mesmo vale para transferências de dinheiro. Os caixas eletrônicos e correspondentes bancários, como agências lotéricas, Correios e alguns supermercados também recebem pagamentos de contas.

COPA DO BRASIL

O Corinthians venceu o Cruzeiro por 2 a 1 e abriu vantagem na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Com o resultado, o alvinegro precisa de apenas um empate no dia 19 de outubro no Mineirão. Já o Palmeiras foi derrotado pelo Grêmio em Porto Alegre também por 2 a 1 e vai precisar de uma vitória para avançar à próxima fase. Nas outras partidas da noite, o Santos bateu o Internacional por 2 a 1, e o Atlético-MG venceu o Juventude por 1 a 0.

SUL-AMERICANA

Coritiba e Chapecoense são os times brasileiros que seguem vivos na Copa Sul-Americana. O time paranaense eliminou o Belgrano, da Argentina, nos pênaltis, depois de vencer no tempo normal por 2 a 1 (). Já a Chapecoense passou pelo Independiente, também da Argentina, nos pênaltis, depois de empatar em zero a zero. O Flamengo foi surpreendido pelo Palestino, do Chile, e foi eliminado da competição depois de perder por 2 a 1. Com três gols de Grafite, o Santa Cruz venceu o Independiente Medellín por 3 a 1, mas também caiu por ter perdido o jogo de ida por 2 a 0.

TROPAS FEDERAIS

Durante a sessão de julgamentos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a corte superior aprovou, por unanimidade, o envio de forças federais para 55 municípios de quatro estados: Amazonas, Maranhão, Sergipe e Rio Grande do Norte.

CONFIRMAÇÃO

O relator do pedido no TSE, ministro Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamin, votou pela confirmação da decisão do TRE-SE, afirmando que o próprio governador do Estado se manifestou pela necessidade do envio de força federal para garantia da segurança e da ordem durante as eleições.

SERGIPANOS

Os 12 Municípios contemplados são: Estância, Lagarto, Itabaiana, Canindé do São Francisco, Nossa Senhora do Socorro, Japaratuba, Boquim, Capela, Nossa Senhora das Dores, Ribeirópolis, Poço Verde e Pirambu.

HOMENAGEM

Foi realizada a entrega oficial das 580 casas do Conjunto Residencial José Eduardo Dutra, no bairro Porto D'Anta. São 551 unidades habitacionais modelo padrão e 29 adaptadas para pessoas com deficiência. A deputada Conceição Vieira (PT) prestigiou a entrega das unidades habitacionais às famílias e destacou a liderança política de Dutra.

TRABALHO

O governador Jackson Barreto (PMDB) enfatizou o trabalho do ex-senador por Sergipe, José Eduardo Dutra (PT).

TERMOELÉTRICA

"Eu acho que é um dia histórico, nós estamos fazendo história em Sergipe, hoje, se você levar em consideração a crise econômica no nosso país, o investimento que está sendo feito é realmente muito significativo para o Estado de Sergipe", declarou o governador do Estado de Sergipe, Jackson Barreto, durante o lançamento da pedra fundamental para início das obras do Complexo Marcelo Déda, a ser implantado na Barra dos Coqueiros, onde será construída uma termoelétrica.

SUSTENTABILIDADE

De acordo com o biólogo Genival Nunes, da GN Consultoria Ambiental, empresa responsável pela produção do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIRA|RIMA), a termoelétrica funcionará à gás natural. " É uma produção limpíssima, com resfriamento de água do oceano, que será devolvida a ele próprio com as mesmas características. Ou seja, em condições normais.

MAIS EMPREGOS

Ressaltou Genival Nunes que todo setor econômico cresce motivado pela energia. Então o estado de Sergipe, com com 22km, recebendo uma usina termoelétrica com com potência de 1,5 GW, vai dispor de energia para seu crescimento, quanto irá exportar a energia para o sistema. Isso é muito importante para Sergipe, e atrativo para geração de novas industrias, e novos empregos.

PORTO

A Termoelétrica vai gerar energia a partir do gás natural e promoverá o fortalecimento do Porto de Sergipe, por onde será feita a importação do gás. Além disso, o complexo consolida o estado como produtor de energia, já que Sergipe produz também outras fontes energéticas como petróleo, gás natural, etanol, biomassa e energia hidroelétrica e eólica.

COMPLEXO

O Complexo Termoelétrico Governador Marcelo Déda recebe apoio do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI) e contempla três usinas de geração termoelétrica. São elas: Porto de Sergipe I, UTE Governador Marcelo Déda e UTE Laranjeiras. O grupo estuda, ainda, um projeto de viabilidade de outra fonte de energia renovável.  O complexo gerará cerca de 3 mil megawatts de energia.

LAURO PORTO

O governador do Estado, Jackson Barreto, acompanhado de secretários e demais autoridades políticas, esteve visitando a obra da Avenida Lauro Porto,  na saída de Aracaju. O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Garibalde Mendonça (PMDB), enalteceu a nova avenida. "Esse é um investimento de extrema importância para Sergipe, vai melhorar a mobilidade urbana e facilitar a vida de todos os moradores que precisam entrar e sair da cidade", declarou Garibalde.

DJALMA CRUZ

A nova avenida também vai contar com ciclovia em toda a sua extensão, a via recebeu o nome de Djalma Cruz, ciclista que faleceu em fevereiro deste ano, aos 71 anos. Conhecido carinhosamente como Vovô,  ele foi vítima de um atropelamento em frente a um posto de combustíveis na saída de Aracaju, sentido Estância, quando pedalava com o grupo Zuandeiros. "Essa homenagem só vem a preservar o nome de Vovô, que era o ícone do ciclismo para nós. A ciclovia nos traz segurança para o desenvolvimento do nosso esporte, como também para os trabalhadores que utilizam a bicicleta para o seu descolamento. O governo está de parabéns", disse Gilton Melo, membro do grupo que Djalma fazia parte.

GESTANTES

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou parecer que obriga os governos a criarem residências provisórias para acolher gestantes, mulheres que deram à luz (puérperas) e recém-nascidos em comprovada situação de risco social e de saúde. O texto, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), determina ainda que a prevenção da gravidez entre crianças e adolescentes integra as políticas públicas e deve envolver a população masculina.

DINHEIRO DO TRÁFICO

Proposta em análise na Câmara dos Deputados permite que estados e Distrito Federal sejam beneficiários de recursos financeiros decorrentes da perda de bens ou produtos utilizados no crime de tráfico de drogas quando a competência para o julgamento for da Justiça Estadual. É o que prevê o Projeto de Lei 5553/16, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS). "Pretende-se adequar a destinação de recursos provenientes desses crimes, que hoje são recolhidos em proveito exclusivamente da União, que os repassa ao Fundo Nacional Antidrogas (Funad)", disse o autor.

AVIADOR

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 4873/16, do deputado Caio Narcio (PSDB-MG), que regulamenta a profissão de aviador. Pelo texto, o interessado em obter o brevê - licença para pilotar aeronaves - deverá possuir diploma de nível superior em ciências aeronáuticas, além da aprovação em exames nacionais que comprovem conhecimentos técnicos específicos. O projeto cria o Conselho Federal de Aviação como órgão regulador máximo com a função de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de aviador, bem como conselhos regionais de aviação nos estados.

ROMBO

As contas do governo federal fecharam o mês de agosto com deficit de R$ 20,3 bilhões, o pior resultado para o mês desde o início da série história, em 1997. O valor representa um aumento de 268,9% em relação ao resultado negativo do mesmo mês do ano passado, já descontada a inflação do período. Os dados foram divulgados pelo Tesouro Nacional, que aponta o rombo na Previdência com o principal responsável pelo mau desempenho nas contas.

INQUÉRITO FATIADO

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot pediu para o STF que a maior e principal investigação da Operação Lava Jato seja dividida em quatro grupos, de acordo com os partidos envolvidos. Ela apura se existiu uma organização criminosa com a participação de políticos e empresários para fraudar a Petrobras. A divisão foi proposta com o objetivo de otimizar as investigações. Ao Supremo, Janot afirmou que se trata de uma grande teia criminosa na qual integrantes do PP, PT e PMDB se utilizaram dos partidos para lotearem a Petrobras.

ARQUIVO SIGILOSO

O juiz federal Sérgio Moro decretou sigilo do inquérito da Polícia Federal que investiga crimes relacionados ao Setor de Operações Estruturadas da empreiteira Odebrecht. Esse setor também ficou conhecido como "Departamento da Propina". O objetivo é evitar a divulgação de informações que poderiam comprometer o andamento das investigações da Operação Lava Jato.

ELEIÇÃO MANTIDA

As eleições municipais em Itumbiara, no interior de Goiás, vão ser mantidas apesar do assassinato do candidato a prefeito José Gomes da Rocha (PTB). A decisão foi anunciada pelo Tribunal Regional Eleitoral goiano. O nome e a foto de José Gomes vão aparecer nas urnas eletrônicas, porque elas já foram lacradas. Os votos dados ao candidato vão ser computados para o substituto dele na chapa. José Gomes foi morto a tiros ontem durante uma carreata da campanha eleitoral.

CONTAS

O ministro José Múcio Monteiro pediu em relatório que o Tribunal de Contas da União (TCU) rejeite as contas do governo Dilma Rousseff  em 2015. A apreciação do processo no tribunal será na semana que vem. O pedido de reprovação se baseia em conclusões da área técnica do TCU, que apontou 15 irregularidades de maior gravidade cometidas durante a gestão Dilma no ano passado. Tratam-se das chamadas "pedaladas fiscais" com recursos do Plano Safra e do Banco do Brasil, e da edição de decretos de suplementação orçamentária em desacordo com a lei.

MERCADO

A Bolsa fechou em queda de 1,69%, com 58.350,57 pontos, após dois dias seguidos de ganhos. O resultado foi puxado, principalmente, pelo desempenho negativo das ações da Petrobras, da Vale e dos bancos Bradesco, Itaú Unibanco e Banco do Brasil. O dólar subiu 1,05%, cotado em R$ 3,256, depois de dois dias seguidos de baixa.

INFLAÇÃO DO ALUGUEL

O IGP-M, índice usado para reajustar a maioria dos contratos de aluguel imobiliário, acelerou em setembro. Depois de uma alta de 0,15% em agosto, o indicador registrou um avanço de 0,20% no mês seguinte. No ano, o IGP-M acumula aumento de 6,46%. O principal responsável por essa alta foi o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado. O IPA corresponde a 60% do IGP-M, e teve alta de 0,18% em setembro, depois de ter registrado um a variação positiva de 0,04% em agosto.

TRAGÉDIA NOS TRILHOS

Um trem atingiu uma estação de passageiros em Hoboken, no Estado de Nova Jersey, nos EUA, na manhã de hoje. A única vítima fatal do acidente é brasileira Fabíola Bittar de Kroon, de 34 anos. Outras 114 pessoas ficaram feridas. Passageiros relataram que o trem não conseguiu reduzir a velocidade ao chegar à estação, bateu na barreira da plataforma e causou o desabamento de parte do teto da estação. As causas ainda estão sendo investigadas.

MUNDO DA BOLA

A CBF anunciou que a mudança no calendário da Copa Libertadores, que ficou maior, vai fazer a Copa do Brasil ficar mais curta. A competição vai ter menos semanas, mas vai manter o mesmo número de datas do formato atual. Com o aumento do número de times da Libertadores, também é possível que o G-4 do Campeonato Brasileiro passe a ser um G-5, ou seja, o torneio classificaria cinco equipes para a competição continental. Essa mudança vai ser discutida em uma reunião do Comitê Executivo da Conmebol no próximo domingo.

DISTANTE

Mark Zuckerberg resolveu revelar onde ficam instalados os servidores do Facebook. Se você acha que é nos Estados Unidos ou mesmo no Brasil, está completamente enganado. A  central de computadores que armazena os dados dos usuários da rede social fica no meio das florestas do norte da Suécia. Mais precisamente na gélida cidade de Lulea, que fica apenas a 110 km do Círculo Polar Ártico. O edifício principal do datacenter é do tamanho de seis campos de futebol.

ÚLTIMO DEBATE

O último debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo antes da realização do 1º turno teve acirrada troca de farpas entre Fernando Haddad (PT), Celso Russomanno (PRB) e Marta Suplicy (PMDB). Os três disputam uma vaga no segundo turno, já que as pesquisas de intenção de voto colocam João Doria (PSDB) como líder na disputa. O prefeito Fernando Haddad (PT) foi o alvo preferencial das críticas e ataques.

ÚLTIMO RECURSO

Quase um mês depois de o Senado aprovar o impeachment, a defesa da ex-presidente Dilma Rousseff protocolou ontem aquele que deve ser o último recurso pedindo a anulação do processo pelo Supremo Tribunal Federal. O mandado de segurança, com 493 páginas, questiona a falta de motivos jurídicos para o afastamento da petista, o que o advogado de Dilma, o ex-ministro José Eduardo Cardozo, chama de 'falta de justa causa'.

VIOLÊNCIA NO MARANHÃO

Criminosos atearam fogo em oito ônibus em São Luís, na noite de ontem, por ordem de líderes de uma facção criminosa que atua dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Três veículos ficaram totalmente destruídos e cinco foram parcialmente danificados pelo fogo. Até agora, não houve registro de vítimas, de acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública. Os presos reclamam da infraestrutura dos presídios de Pedrinhas, sobre o tempo de visita íntima, a forma que os familiares são tratados nas revistas durante os dias de visita e ainda sobre a alimentação oferecida nas unidades prisionais.

PEDIDO NEGADO

A CBF negou o pedido do Atlético-MG para adiar o jogo contra o Corinthians, na próxima quarta-feira, dia 5, em São Paulo. O clube mineiro solicitou uma nova data para a partida depois da convocação de Rómulo Otero para a seleção da Venezuela. Com isso, o Galo vai enfrentar o Corinthians bastante desfalcado. Frickson Erazo e Juan Cazares vão defender a seleção equatoriana. Lucas Pratto atuará pela Argentina. Rafael Carioca foi chamado por Tite para a seleção brasileira. E agora Rómulo Otero foi convocado para jogar pela Venezuela.

LADY GAGA

A cantora Lady Gaga vai ser a grande estrela do Super Bowl 2017, a final do futebol americano, no dia 5 de fevereiro, em Houston. A notícia foi confirmada pela própria cantora nas redes sociais. O novo álbum de Lady Gaga, Joanne, deve chegar às lojas e serviços de streaming no dia 21 de outubro.

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com