TUDO PELAS MULHERES
A deputada estadual Goretti Reis, PMDB, viajou ontem parar Brasília, onde participa hoje de um ato em defesa das mulheres e contra a violência que elas sofre. O ato é da frente parlamentar e faz parte das comemorações dos dez anos da Lei Maria da Penha.
FALADOR
Usuário contumaz da tribuna, o deputado estadual Georgeo Passos, PTC, falou ontem no Pequeno Expediente e na hora que foi chamado por Garibalde Mendonça, PMDB, para ir à tribuna no Grande Expediente, um jornalista comentou com o outro. Há quanto tempo este rapaz não usa a tribuna. O outro, rindo, disparou: há muito tempo e completou: tem uns dez minutos que ele usou o espaço do Pequeno. Os dois riram.
MALEFÍCIOS
O projeto de Lei 63/2016 pode trazer malefícios aos servidores da Fundação Renascer, que ontem ocuparam as galerias da Assembleia Legislativa e pediram apoio dos parlamentares, para que não aprovem medidas do Governo do Estado , que trarão prejuízos para os trabalhadores.
MAIS HORAS
As assistentes sociais que trabalham 30 horas semanais na Fundação Renascer poderão ter a jornada aumentada para 220 horas, sem qualquer acréscimo no salário. É um risco grave.
MAIS DE DEZ
Há mais de dez anos que servidores da Fundação Renascer têm uma escala de trabalho de 24 por 72 horas e, de repente, poderão ter esse rodízio fixado em 12x36. Claro que haverá prejuízo para os trabalhadores.
ADVERSÁRIA
Embora faça parte da aliança que apoia o governador Jackson Barreto de Lima, PMDB-SE, a professora deputada estadual Ana Lúcia Menezes , PT, diz que não é da oposição e nem da situação, porque o Governo a considera uma adversária, sem bloco partidário.
SAÚDE
Profissionais da saúde da rede municipal de Aracaju fizeram ontem uma manifestação na porta da Câmara dos Vereadores. Eles estão em greve, reivindicando o pagamento de melhores salários e boas condições de trabalho e outros benefícios. A categoria se reúne na quinta-feira, para uma avaliação da paralisação. O ato será no Sindicato dos Bancários, na Av. Gonçalo Prado Rolemberg, 794/804 - Centro, Aracaju .
OURO INÉDITO
O brasileiro Thiago Braz conseguiu um feito histórico ao ganhar a medalha de ouro no salto com vara nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. Ele bateu na final o campeão olímpico de Londres-2012 e recordista mundial, o francês Renaud Lavillenie. Na prova, ele ainda melhorou em 11 centímetros a melhor marca da vida e quebrou o recorde olímpico, com 6,03 m. Foi à primeira medalha olímpica do Brasil no atletismo desde Pequim-2008, quando Maurren Maggi ganhou o ouro no salto em distância.
SUFOCO
No vôlei masculino, o Brasil levou um susto, mas venceu a França por 3 sets a 1. Se perdesse, a equipe do técnico Bernardinho seria eliminada ainda na primeira fase da Rio-2016. Classificado na quarta colocação do Grupo A, o Brasil vai ter pela frente a Argentina nas quartas de final. O duelo acontece hoje, às 22h35. Leia mais
CESTA DO LIXO
No basquete masculino, não teve jeito. Mesmo com o apoio da torcida brasileira, a seleção da Argentina perdeu para a Espanha por 92 a 73, resultado que eliminou o Brasil da competição. Pouco antes, os brasileiros tinham vencido a Nigéria, e dependiam de uma vitória dos vizinhos para avançar.
MAIS ROUBALHEIRA
O Ministério Público Federal está torcendo o nariz para mais um capítulo da delação premiada que negocia com a Odebrecht: o que inclui o atual ministro da Ciência, Gilberto Kassab, no grupo dos políticos que receberam recursos da empreiteira. De acordo com a colunista Mônica Bergamo, o nome de Kassab surgiu em declarações preliminares de executivos, mas os procuradores não aceitam a tese da Odebrecht de que tudo não passou de caixa dois para campanhas eleitorais. Esse tipo de contribuição pode ser enquadrada como crime eleitoral, de punição branda e chance mínima de resultar em prisão.
HUMOR
A campanha eleitoral municipal começou oficialmente ontem com menos tempo para que os partidos se adaptem às novas regras. A minirreforma aprovada em 2015 reduziu o período autorizado de campanha de 90 para 45 dias, que começam a contar a partir desta terça. As doações de empresas estão proibidas.
LUTO NA TV
Morreu no Rio de Janeiro, na madrugada de terça-feira, aos 71 anos, a atriz Elke Maravilha. Ela estava internada desde o dia 20 de junho na Casa de Saúde Pinheiro Machado, no bairro de Laranjeiras, depois de uma cirurgia para tratar uma úlcera.
VEREADOR APOIA
O vereador Iran Barbosa (PT) manifestou, ontem, terça-feira, 16, na Câmara Municipal de Aracaju, solidariedade aos profissionais da saúde do município de Aracaju, que estão em greve reivindicando os seus direitos. Na oportunidade, Iran cobrou que a Administração Municipal dialogue com os trabalhadores.
DIFICULDADES
Mais uma vez, o parlamentar afirmou que a realidade financeira de Aracaju facilita o processo de discussão com os servidores. "A Administração da Prefeitura só utilizou 48,37% da sua Receita Corrente Líquida com a Folha de Pessoal, quando a Lei de Responsabilidade Fiscal lhe permite chegar a 54%. Isso permitiu que o município adotasse uma outra forma de tratamento aos servidores, mas, infelizmente, não foi essa a opção dos atuais gestores, que preferiram transferir o problema para o período pré-eleitoral, com todas as implicações e limitações que a legislação impõe nessa época", pontuou Iran.
SALÁRIO EM ATRASO
Iran, que também participou do ato realizado pelos profissionais em frente à Câmara Municipal de Aracaju, criticou os sucessivos atrasos no pagamento dos salários. "Esse tipo de postura dos administradores tem criado uma série de problemas para o servidor público que não tem assegurada a pontualidade no pagamento dos seus salários e proventos", preocupou-se Iran ao ressaltar que a pontualidade é mais um princípio que não tem sido observado pelo Poder Executivo. Por fim, Iran Barbosa colocou-se à disposição dos trabalhadores da saúde, além de reiterar que a Administração Pública tem as condições objetivas para melhorar a situação salarial dos servidores públicos municipais.
BANDIDOS OLÍMPICOS
A Justiça do Rio decretou a prisão de quatro executivos da empresa irlandesa THG, que foi parceira do Comitê Olímpico Internacional até a Olimpíada de Londres, em 2012. Entre eles estão o dono do grupo, Marcus Evans, e o milionário inglês, Martin Studd. Eles são acusados de praticar venda ilegal de ingressos em eventos esportivos.
NOVOS RÉUS
O juiz Sergio Moro, responsável pelas ações da Operação Lava Jato, aceitou a denúncia contra Paulo Adalberto Ferreira, ex-tesoureiro do PT, e outras 13 pessoas sob acusação de corrupção, lavagem de dinheiro e cartel na Petrobras. É a primeira vez que Ferreira, que antecedeu João Vaccari Neto na tesouraria do PT, se torna réu da Lava Jato.
PESSIMISTAS
Economistas consultados pelo Banco Central pioraram as estimativas de inflação para o fim de 2016, de 7,20% para 7,31%. Eles também esperam uma taxa básica de juros, a Selic, ainda maior, de 13,50% para 13,75%. Por outro lado, o PIB, Produto Interno Bruto, teve melhora de -3,23% para -3,20%.
ANTES DA GRANA
A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 5342/16, do deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB), que proíbe o vendedor de assinar o CRV (Certificado de Registro de Veículo) antes de receber o pagamento relativo à venda do carro. Por meio do CRV, o vendedor informa o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) sobre a transferência do veículo para novo proprietário. É do interesse do vendedor, portanto, que esse documento seja entregue dentro do prazo, para evitar responsabilização por multas e outras penalidades impostas a partir da data da venda.
EXIGÊNCIA
O autor observa, porém, que atualmente os bancos exigem que os compradores apresentem o CRV assinado, antes de autorizarem o financiamento do veículo. "Como pode o vendedor assinar o CRV, declarando que 'vendeu' o bem, se ele somente irá obter o pagamento após o documento assinado e com firma reconhecida?", indagou Gouveia, ao acrescentar que essa prática contraria o princípio do "consentimento das partes", que regula os contratos de compra e venda. A matéria será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
NEÓPOLIS
Para evitar acidentes, sobretudo com mortes, o deputado estadual Garibalde Mendonça, PMDB, reivindica junto ao Governo do Estado a recuperação do acostamento e a colocação de sinalização da Rodovia Comendador Manoel Gonçalves, que liga a BR-101 a cidade de Neópolis.
TERMINAL
Usuários do Terminal Rodoviário de São Cristóvão reivindicam a revitalização, para que possam ter um lugar decente e confortável e utilizar os veículos. Diante do caos, eles reivindicam ao deputado estadual Garibalde Mendonça que interceda junto ao secretário de Estado da Infra-Estrutura, Valmor Barbosa, a fim de que recupere o espaço.
CARDOSO
A estrada que liga o povoado Lavandeira ao Cardoso está em petição de miséria e trata-se de uma via importante para os povoados, uma vez que é a única de acesso para chegar as demais localidades. Por conta disso, os moradores pediram ao deputado estadual Garibalde Mendonça, PMDB, que solicite do secretário de Estado da Infra-Estrutura, Valmor Barbosa Bezerra que viabilize a construção da ponte que liga os povoados Lavandeira ao Cardoso, em São Cristóvão.