Cláudio Botafogo Messias-12-8-2016 sexta-Feira

claudio 1MAIS TRÊS

Os vereadores da base aliada do prefeito João Alves Filho, DEM, Bigode do Santa Maria, Agamenon Sobral e Roberto Moraes assinaram o requerimento do colega Emanuel Nascimento, PT, que solicita uma CPI, para apurar a verdade sobre um áudio, no qual o vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, diz que tem muitos assessores preguiçosos e outros que só chegam para roubar na PMA.

ARTICULADOR

O secretário municipal de Articulação Política da Prefeitura de Aracaju, Roberto Góes, conversa com os desertores da base aliada, para impedir que seja aberta uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara Municipal de Aracaju, para apurar declarações atribuídas ao vice-prefeito José Carlos Machado, no sentido de que alguns assessores de João Alves estão na PMA para roubar e outros são preguiçosos.

 ARACAJUANOS

Por iniciativa do vereador Iran Barbosa, os membros do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, Joseilton Nery Rocha e José Dias Firmo, receberam, na Câmara Municipal de Aracaju, o Título de Cidadania Aracajuana. Nascidos em Propriá/SE e Jiquirica/BA, respectivamente, os novos cidadãos aracajuanos são servidores do quadro permanente de pessoal da Universidade Federal de Sergipe desde a década de 90.

MILITÂNCIA

Bastante emocionado, José Dias Firmo fez um resgate da sua atuação na militância sindical e social em Aracaju, reforçando a identidade com a Capital sergipana. "A partir do decreto legislativo e desta sessão, passo a ser um aracajuano. Mas, eu já me sinto pertencente à Aracaju porque a minha relação com a cidade foi construída ao longo desses anos, criando um laço e uma identidade", afirmou o contador. "Essa outorga é o reflexo de uma visão que o mandato de Iran tem com as entidades e pessoas que militam nos movimentos socais", completou Firmo.

RESPONSABILIDADE

Para Joseilton Nery, o Título de Cidadania lhe dá uma maior responsabilidade "O fato de ser, realmente, um aracajuano aumenta a responsabilidade em ser um cidadão comprometido com a cidade, lutando por suas causas. Agradeço ao vereador Iran Barbosa por ter indicado o meu nome para receber a cidadania. Sinto-me honrado por ter sido uma iniciativa de um mandato atuante e popular como o de Iran", destacou o servidor público.

DESESPERO

Produtores rurais que deixaram a pecuária e migaram para o plantio do milhão no agreste e outras regiões sergipanas, entraram em desespero, porque o prejuízo pode ser quase total com a falta de chuvas. Estão endividados e não têm mais a quem recorrer, para sair do sufoco. Eles pedem socorro ao governo do Estado, mas não são ouvidos. O prejuízo pode chegar aos R$ 500 milhões.

INDÚSTRIA

A salvação dos plantadores de milho é a instalação de uma indústria de beneficiamento em Sergipe, para comprar a produção e manter um preço justo. Tem gente que investiu todos os recursos amealhados com muito sacrifício por anos e agora vê tudo "morrendo", com a falta de chuva e não podem colher logo, porque perderão preços. Agora é esperar pela proteção divina e torcer para que São Pedro seja camarada e abra as torneiras do céu.

AGILIDADE

Caso o Banco do Nordeste libere os recursos que os agricultores da área do milho precisam, em tempo hábil, o prejuízo poderá ser reduzido e em alguns até empatar ou ter um lucrozinho.

 SEM DINHEIRO

Na avaliação do deputado Luciano Pimentel, PSB, que já foi superintendente da Caixa Econômica Federal, em Sergipe, só há uma forma de aumentar receita dos Estados, criando novos impostos ou aumento as alíquotas dos já existentes, mas estas medidas se mostram impopulares, porque temos a maior carga tributária do planeta e o povo não aguentaria mais pagar a conta e ficar resignado.

JAPARATUBA

Por iniciativa da professora deputada estadual Ana Lúcia Menezes, PT, o professor de biologia da rede estadual Crystiano Ayres Machado, fará palestra no plenário da Assembleia Legislativa no próximo dia 18, para debater sobre os problemas ambientais existentes na Bacia do Rio Japaratuba.

NÃO DEU

A seleção feminina de handebol do Brasil não confirmou o favoritismo depois de um bom início nos Jogos do Rio e perdeu para a Espanha por 29 a 24, a primeira derrota no torneio. O próximo jogo do time feminino é hoje, às 9h30, contra Angola.

DERROTAS

Também não foi o dia dos brasileiros no judô. Tiago Camilo deu adeus às Olimpíadas com uma derrota nas oitavas de final para o judoca do Azerbaijão Mammadali Mehdiyev, pela categoria até 90 kg. Já Maria Portela foi eliminada nas oitavas de final contra a judoca austríaca Bernadette Graf por uma irregularidade no golden score da categoria até 70 kg.

LONGE DO ALVO

Depois de conquistar a primeira medalha de prata para o Brasil na Rio-2016, Felipe Wu foi desclassificado na prova da pistola de ar 50 m e está fora da Olimpíada. O atleta acabou no antepenúltimo lugar na prova.

SACI

No vôlei de praia, a dupla brasileira Alison e Bruno Schmidt venceu os italianos Ranghieri e Carambula por 2 sets a 0. A vitória carimbou a classificação às oitavas de final da Olimpíada.A única preocupação agora é com Alison, que atuou mancando desde a primeira metade do primeiro set, quando sentiu o tornozelo direito ao tentar um bloqueio, mas seguiu no jogo.

DESPERDÍCIO

O Comitê Rio-2016 confirmou que pelo menos 40 mil ingressos foram desperdiçados no sábado por causa das longas filas que se formaram no Parque Olímpico e no complexo de Deodoro. Agora, o comitê está oferecendo alternativas para os torcedores, e a maioria das pessoas tem preferido ser ressarcida com ingressos para outras competições.

ÁGUA VERDE

O Comitê Organizador da Rio-2016 admitiu erro no tratamento da água do Parque Aquático Maria Lenk, no Parque Olímpico. A água da piscina de saltos ornamentais apareceu verde nas provas, a de polo aquático também estava com a mesma cor. A Federação Internacional de Natação informou que produtos químicos do reservatório de água vazaram para a piscina, o que alterou o pH e a cor, mas que isso não é prejudicial às competições.

BANDIDO INDICIADO

Em vias de fechar acordo de delação premiada com a força-tarefa da Operação Lava Jato, o empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS, foi indiciado pela Polícia Federal por corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A OAS disse que não comentaria o indiciamento de Léo Pinheiro.

CÂNCER

E uma boa notícia pra quem gosta de rock. Prestes a vir ao Brasil para uma turnê com o Black Sabbath, Tony Iommi anunciou que o tratamento contra o câncer funcionou e ele está em processo de remissão. O guitarrista de 68 anos enfrentava um câncer linfático desde 2012. No começo do ano passado, ele chegou a declarar que tinha 30% de chances de cura e não sabia quanto tempo mais teria de vida.

MEDALHA DE OURO

Seis em cada dez brasileiros que acessam a internet acabam optando pelo smartphone para navegação. É o que apontam dados da empresa de pesquisa Ipsos, que ouviu 34 mil pessoas entre abril de 2015 e março deste ano. O índice (62%) cresceu quase oito vezes desde a Olimpíada de 2012, quando apenas 8% dos brasileiros acima de 13 anos navegavam na

DESPERTOU

O futebol masculino, enfim, resolveu dar as caras na Rio-2016. E foi em grande estilo, com goleada por 4 a 0 sobre a Dinamarca. Gabigol marcou duas vezes, e Gabriel Jesus e Luan completaram o resultado. Com a vitória, o Brasil se garantiu nas quartas do torneio para enfrentar a Colômbia, no sábado, em São Paulo.

SEM SUSTOS

Com tranquilidade, as meninas do vôlei brasileiro venceram o Japão por 3 sets a 0 e já garantiram vaga nas quartas de final dos Jogos do Rio. O Brasil busca o tricampeonato da modalidade na Olimpíada. A seleção ainda volta às quadras para enfrentar a Coréia do Sul hoje, às 22h35.

VERDE E AMARELA

A seleção brasileira masculina de polo aquático conquistou a maior vitória da história da equipe. Na esverdeada piscina do Maria Lenk, o Brasil bateu a Sérvia, atual campeã da Liga Mundial da modalidade, por 6 a 5. Com o resultado, o Brasil manteve os 100% de aproveitamento nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e encaminhou a classificação para a próxima fase.

QUASE PERDE

Quem pensava que o basquete masculino dos Estados Unidos ia passear em quadra, se enganou. Na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, a Austrália deu trabalho aos norte-americanos e começou vencendo, mas não conseguiu manter o ritmo. A vitória do Dream Team, por 98 a 88, foi a terceira dos EUA na competição. Carmelo Anthony, que virou o maior cestinha da história da seleção em Olimpíadas, salvou os EUA do que poderia ser a primeira derrota nos últimos 10 anos. O último tropeço do Dream Team aconteceu no Mundial de 2006, quando perdeu a semifinal para a Grécia.

TIROS NA FORÇA

Uma equipe da Força Nacional de Segurança foi atacada a tiros na avenida Brasil, no Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro. Um soldado identificado como Hélio Andrade foi baleado na cabeça e levado para o hospital Salgado Filho, na capital fluminense, onde passou por cirurgia. Outros dois policiais estavam no automóvel: um deles foi atingido de raspão e está fora de risco, e o outro soldado teve ferimentos no rosto, sem consequências mais graves.

 SERÁ QUE VAI?

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), marcou para 12 de setembro a sessão em que vai ser analisada a cassação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A votação vai ser em uma segunda-feira, dia em que há poucos parlamentares no Congresso. Uma sessão vazia pode beneficiar Cunha, já que a cassação só vai acontecer com o apoio de pelo menos 257 dos 512 deputados. Ausências e abstenções nessa votação, que é aberta, contam a favor do peemedebista.

MENOS

Paul McCartney tem mantido uma agenda de shows lotada nos últimos anos, mas a lenda dos Beatles, de 74 anos, disse que talvez tenha que desacelerar em breve. Questionado pela revista Rolling Stone se poderia se imaginar fazendo turnês da mesma forma aos 80 anos, McCartney respondeu que é "Inimaginável e inapropriado".

CONGELAMENTO

 A votação do projeto de renegociação das dívidas dos estados com o governo federal (PLP 257/16) só foi possível depois de um acordo para retirar do texto a previsão de congelamento dos salários dos servidores públicos estaduais por dois anos, um dos pontos mais polêmicos da proposta. O acordo permitiu que se enfrentasse uma forte obstrução de partidos de oposição e de parlamentares da base do governo interino de Michel Temer contra a proposta, que atrasou o início da votação em cerca de seis horas.

APLICATIVO

O vereador de Aracaju, Adriano Oliveira (PSDB), o "Adriano Taxista", anunciou que assim que entrar em funcionamento o aplicativo conhecido por "T81", para o transporte privado de passageiros, através de automóveis particulares e moto-táxi, vai acioná-lo junto ao Poder Judiciário. O vereador tem o apoio integral dos taxistas de Aracaju que, segundo ele, já estão prejudicados com a invasão de veículos clandestinos no sistema.

PROIBIÇÃO

Ao fazer seu pronunciamento, Adriano lembrou que existe uma lei municipal, de 2015, de autoria do vereador Vinícius Porto (DEM), que proíbe o uso de carros particulares cadastrados em aplicativos para o transporte remunerado individual de pessoas na capital sergipana. O vereador do PSDB lembrou que, na hipótese de desrespeito a esta Lei, ficam o condutor e as empresas solidárias sujeitos ao pagamento de multa no valor de R$ 1.700, além da apreensão de veículo e demais sanções cabíveis. Em casos de reincidência, o valor da multa é dobrado.

ESPECIAL

Adriano Taxista voltou a defender que os taxistas sejam chamados para prestarem o serviço de táxi especial. "Aracaju tem 2.080 taxis cadastrados e legalizados. Desses, mais de 800 já se colocaram à disposição para prestarem o serviço de táxi especial. Estamos falando de gente que paga impostos, de gente capacitada para o serviço. Não podemos simplesmente fechar os olhos e ser coniventes com a ilegalidade".

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com