A Sergipe Gás S/A – Sergás, lançou edital de Concurso Público, destinado ao preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva. Um dos cargos é o de Analista Organizacional com oferta de três vagas. De acordo com o edital estão aptos a concorrer somente candidatos com formação em Administração, Ciência Contábeis, Economia e Sistemas de Informação ou área equivalente.
O Conselho Regional de Psicologia – 19a Região, contestou o edital e nesta quinta-feira, 21, encaminhou ofício, elaborado pela coordenadora do Grupo de Trabalho Psicologia Organizacional, Conselheira Lidiane dos Anjos e pelo departamento jurídico, sob a coordenação de advogada Melba Lorena, no qual solicita a inserção do diploma em Psicologia como possibilidade de curso superior para inscrição no concurso, diante da sua formação e competência necessárias para se concorrer ao cargo descrito como Analista Organizacional.
“A Psicologia, como área científica é também de atuação no âmbitoorganizacional. E isso está definido na Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962, e também pelaResolução do Conselho Federal de Psicologia – CFP – nº 013/2007, que, entre outros, instituia Consolidação das Resoluções relativas ao Título Profissional de Especialista em Psicologia”, disse Adriano Barros, Presidente do CRP19.
A resolução do CFP diz que o Psicólogo especialista em PsicologiaOrganizacional e do Trabalho, atua, entre outras funções,em atividades relacionadas a análise e desenvolvimentoorganizacional, ação humana nas organizações, desenvolvimento deequipes, consultoria organizacional, seleção, acompanhamento edesenvolvimento de pessoal, estudo e planejamento de condições detrabalho, estudo e intervenção dirigidos à saúde do trabalhador.
“O Conselho Regional de Psicologia entende que a descrição do cargo de Analista Organizacional está plenamente contemplada na formação do Psicólogo, por isso solicitamos a inclusão do profissional da área no edital do concurso”, finalizou Lidiane dos Anjos.
Assessoria de Comunicação