EXECUTADO A TIROS
O delegado da Polícia Civil, Ademir Melo, que era lotado em Estância, foi executado a tiros, no início da noite desta segunda-feira. Ele passeava com o cachorro no bairro Luzia, na área conhecida como Alameda das Árvores e ao chegar entre as ruas Humberto Peixoto e Luiz Ricardo Soares, foi surpreendido por um homem que trajava camisa preta, estava de capacete e outro num dos braços. O assassino acertou três tiros no policial e fugiu numa moto modelo XRE.
ASSUSTADA
O crime deixou a comunidade mais assustada e os moradores garantem que não há segurança no local, onde os assaltos acontecem constantemente. Ademir conseguiu pedir socorro, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A Polícia Civil não tem informações seguras sobre o executante do policial. Segundo informações, Ademir foi conduzido por um veículo particular, mas não conseguiu sobreviver. Luzia é um bairro considerado nobre na capital sergipana
PRIVATIZAÇÃO
O presidente da Petrobras, Pedro Parente, disse ao jornal Folha de S. Paulo que a sociedade brasileira ainda não está madura para discutir a privatização da estatal, mas admitiu estudar o controle compartilhado com o setor privado de algumas subsidiárias, como a BR Distribuidora ou a Transpetro. Parente também afirmou que os diretores envolvidos no escândalo da Lava Jato foram escolhidos com a intenção de praticar crimes, e apontou que uma das razões da crise na empresa foi fazer a escolha deliberada de pessoas "desonestas". 2
PRISÃO OU DELAÇÃO
O empresário Marcelo Odebrecht foi convencido pelos procuradores da operação Lava Jato a desistir de um pedido de liberdade feito pelo advogado dele no dia 5 de julho. Odebrecht tinha duas alternativas: ou retirava o pedido de liberdade, ou estavam encerradas as negociações para o acordo de delação premiada, que vinham acontecendo desde março, logo depois de ter sido condenado a 19 anos de prisão.
OBRAS
A obra de construção da linha 4 do metrô do Rio de Janeiro e da ligação com a linha 1, que está sob suspeita de corrupção, usou dois contratos do século passado para sair do papel. O mais antigo deles foi firmado em 1987, antes da lei das licitações e com os valores originais ainda em cruzados. A reativação dos contratos antigos fez com que o Estado começasse a obra sem saber quanto ela custaria. Em 2012, o projeto era estimado em R$ 5,4 bilhões, mas deve consumir R$ 10,4 bilhões. O Ministério Público do Rio investiga o caso.
MORTE
A brasileira Elizabeth Cristina de Assis Ribeiro, 30, que estava desaparecida desde o dia do atentado que deixou 84 mortos em Nice, na França, teve a morte confirmada pelo Itamaraty na noite de ontem. A informação foi repassada pelas autoridades francesas depois de um exame de DNA. De acordo com o Itamaraty, dois funcionários do consulado brasileiro de Paris vão para Nice prestar assistência à família de Elizabeth.
VIOLÊNCIA
Três policiais e pelo menos um suspeito foram mortos em um tiroteio, na manhã de ontem, em Baton Rouge, capital da Louisiana (EUA), cidade onde um negro foi assassinado por um agente branco no início do mês. Pelo menos outros três policiais ficaram feridos, um deles em estado grave. Os policiais chegaram ao local depois de responderem a uma chamada sobre um homem que caminhava com um rifle pela rua. De acordo com a imprensa americana, o atirador foi identificado como Gavin Long, um ex-fuzileiro naval de 29 anos.
UBER X TÁXI
O serviço do Uber é defendido por sete em cada dez moradores da cidade de São Paulo, de acordo com pesquisa do Datafolha. Os taxistas, categoria mais afetada pelo aplicativo americano, também tiveram o trabalho bem avaliado, já que 65% dos usuários de táxi dizem considerar o serviço ótimo ou bom, 24%, regulares, e 10%, ruins ou péssimos.
PARECE O VASCO
A seleção brasileira masculina de vôlei amargou, ontem, o sexto vice-campeonato na Liga Mundial. Em Cracóvia, na Polônia, o time nacional foi superado pela Sérvia por 3 sets a 0 no último grande teste antes da estreia nos Jogos Olímpicos, no dia 7 de agosto. O título foi o primeiro da Sérvia na história da competição depois de cinco vice-campeonatos. Os sérvios dedicaram todas as atenções à competição porque não conseguiram a classificação para os Jogos Olímpicos.
RIASCOS OU FIASCO
O atacante Riascos, do Cruzeiro, disparou contra o clube depois da derrota de 2 a 0 para o Fluminense pelo Campeonato Brasileiro. Questionado se o desempenho da equipe foi normal, o colombiano se revoltou e xingou o clube. Depois das declarações do atacante, a diretoria do Cruzeiro resolveu dispensar o jogador e disse que vai buscar a forma mais dura para puni-lo. Riascos também vai ser multado em 40% do salário e vai treinar separado do grupo até encontrar um novo clube.
SABATINADOS
Começa ontem a série de sabatinas feitas pelo UOL, Folha de S. Paulo e SBT dos candidatos à Prefeitura de São Paulo. Foram convidados os sete concorrentes com mais intenção de voto na última pesquisa do Datafolha, divulgada na sexta-feira. O primeiro sabatinado foia Andrea Matarazzo (PSD).
ACIDENTES
A Câmara dos Deputados analisa a criação do Fundo Nacional de Proteção e Defesa Civil (Fundec), destinado a financiar programas e ações de prevenção e recuperação de desastres. Tal fundo seria constituído com recursos provenientes de diversas fontes, entre elas doações feitas por pessoas físicas e jurídicas, com dedução do imposto de renda.
FINANCIAMENTO
O Fundec está previsto no Projeto de Lei 4674/16, do deputado Afonso Motta (PDT-RS). O texto delega a gestão do fundo e a fixação dos critérios para sua utilização ao Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil (Conpdec), órgão colegiado integrante do Ministério da Integração Nacional. Segundo a proposta, o Fundec deverá financiar prioritariamente ações de prevenção de desastres; capacitação continuada do pessoal envolvido na proteção e na defesa civil; reconstrução ou criação de áreas seguras para pessoas que vivem em situações de risco; recuperação de áreas afetadas; e prestação de socorro e assistência às populações atingidas.
REJEITADO
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, da Câmara dos Deputados, rejeitou proposta do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) que regulamenta a profissão de agente desportivo de futebol. Como o projeto foi rejeitado na única comissão de mérito por que passou, ele será arquivado, a menos que haja recurso aprovado para que a sua tramitação continue pelo Plenário da Casa.
PROPOSTA
O texto (PL 7739/14) propunha criar o Conselho Federal de Agentes Desportivos de Futebol (Cadef Federal) e os conselhos de agentes desportivos de futebol dos estados e do Distrito Federal (Cadefs), como autarquias dotadas de autonomia administrativa e financeira. Os Cadefs teriam como função orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão.
RELATORA
A relatora do projeto, deputada Flávia Morais (PDT-GO) orientou a rejeição da proposta por não considerar necessária a presença de interesse público que justifique a intervenção na livre escolha por parte dos atletas sobre quem deverá representá-los em seus negócios. "Não há o menor risco para a saúde ou para a segurança da coletividade no exercício desregulamentado dessa atividade", destacou a parlamentar. Flávia Morais salientou ainda que a Federação Internacional de Futebol (Fifa) não tem interesse na regulamentação porque não consegue recuperar os custos financeiros necessários para fiscalizar o setor.
FAIXAS
O Ministério Público Estadual conseguiu na justiça a retirada das faixas exclusivas para ônibus que estão na maioria das avenidas de Aracaju. A Prefeitura terá até o dia 2 de agosto para cumprir a determinação que, por enquanto, é uma decisão com liminar. A proibição é de autoria do juiz da 12ª Vara Cível de Aracaju, por conta de uma Ação Civil Pública impetrada pela promotora Mônica Hardman.
VOCALISTA
Faleceu na manhã de ontem, segunda-feira, 18, o vocalista da banda Cintura Fina e locutor da rádio Xodó FM, Will Pimenta. As informações foram confirmadas pela gerência da emissora de rádio que já acompanhava o estado de saúde do jovem que passou mal no início desse mês, com suspeita de pneumonia, chegando a ser internado no Hospital de Urgência e Emergência de Sergipe (Huse).
TRANSFERIDO
De acordo com as informações da Xodó FM, ele foi transferido para o Hospital Cirurgia, onde veio a falecer. No perfil do artista no Facebook inúmeras mensagens de orações e recados pediam a recuperação de Will.
ASSASSINOS PRESOS
Suspeitos na morte do cobrador de ônibus David Jonathan Barbosa, ocorrido no último dia 13, quando o coletivo foi assaltado, já estão presos. Geovani Monteiro Dias, "Tchi" e João Marcos dos Santos, o "Galego", confessaram que estavam com o menor que atirou contra o trabalhador, matando-o covardemente.
PROFESSORESProposta em análise na Câmara dos Deputados aumenta de 1 para 2 anos o período mínimo do contrato temporário de professores brasileiros substitutos e visitantes. A medida está prevista no Projeto de Lei 4775/16, do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). Com a alteração, os contratos poderão durar até três anos, caso sejam prorrogados.
INJUSTIÇA
Segundo o parlamentar, a proposta pretende corrigir uma injustiça cometida em 1993, quando o legislador conferiu tratamento diferenciado na contratação de professores pesquisadores estrangeiros e brasileiros. "A legislação atual permite que o professor pesquisador brasileiro seja contratado por um ano, prorrogável por mais um, e, no caso do professor estrangeiro, permite que seja contratado por quatro anos improrrogáveis", explicou. O texto modifica a Lei 8.745/93, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.
TRAMITAÇÃO
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
REGRAS
No primeiro dia das novas regras de segurança em voos domésticos, os passageiros enfrentaram longas filas para embarcar na manhã de hoje no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A fila para passar o cartão de embarque chegou a dar voltas no saguão. Agora, as normas de segurança dos voos domésticos são parecidas com as do embarque internacional. Com os problemas, cinco dos 63 voos previstos para o período da manhã atrasaram. A Anac recomenda agora que os passageiros cheguem com 2 horas de antecedência em voos nacionais.
TÁXIS
Andrea Matarazzo, pré-candidato do PSD à Prefeitura de São Paulo, disse que a cidade deve considerar a possibilidade de zerar as taxas obrigatórias aos taxistas. Ele também defendeu o serviço do Uber. Matarazzo foi o primeiro convidado da série de sabatinas feitas pelo UOL, Folha de S.Paulo e SBT com os pré-candidatos à prefeitura da capital paulista.
ASSUSTADOS
Você tem medo de perder o seu emprego? Se sim, calma, você não está sozinho. Em pesquisa da CNI, o medo de ficar desempregado atingiu o maior nível no mês de junho em 17 anos. Para se ter uma ideia, o indicador ficou em 108,5 pontos, e só chegou a esse nível em maio de 1999 com a crise da desvalorização do real.
MUDANÇAS
A Caixa vai elevar o teto do valor de imóveis financiáveis pelo banco para R$ 3 milhões. As informações são do vice-presidente de Habitação da Caixa, Nelson Antonio de Souza. A nova medida deve ser anunciada na segunda-feira que vem.
AUTOMOTIVO
O setor automotivo teve a melhor média diária de carros vendidos no ano na primeira quinzena de junho. Ao todo, 8.165 unidades foram comercializadas por dia. O aumento das vendas pode ser um sinal de recuperação. Os números são da AutoInforme.
MERCADO
A Bovespa teve a nona alta seguida, desta vez de 1,63%, com 56.484,22 pontos. O acumulado no mês é de 9,62% e de 30,3% no ano. Já o dólar fechou em baixa de 0,08%, cotado em R$ 3,252.
RÚSSIA
A Agência Mundial Antidoping confirmou que a Rússia falsificou os resultados de exames antidoping durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, em 2014. A agência agora pede que a Rússia seja banida de todas as competições, incluindo a Rio-2016. Já imaginou uma Olimpíada sem a Rússia?
SURPRESA
As seleções masculina e feminina de vôlei do Brasil foram convocadas para as Olimpíadas. As surpresas são os cortes do ponta Murilo e da líbero Camila Brait. Fabíola, que recuperava a forma física depois de uma gravidez, foi convocada.
NA ESPERA
Além dos 18 jogadores que vão defender a seleção olímpica de futebol, mais quatro nomes estão na lista de suplentes. São eles: o goleiro Jean, do Bahia, o zagueiro Gustavo Henrique, do Santos, o meia-atacante Valdívia, do Internacional, e o atacante Felipe Vizeu, do Flamengo. Eles jogarão caso algum atleta seja cortado.