Os médicos da rede municipal de saúde de Aracaju retornaram ao trabalho nesta quinta-feira (9). A categoria estava em greve desde o dia 16 de maio.
Os profissionais reivindicam reajuste salarial, incorporação de benefícios e o salário de abril, que ainda não foi pago. Mas segundo nota da Prefeitura o salário do mês de abril foi pago aos servidores da Saúde no dia 5 de maio. Os médicos RPA receberam no dia 20, como sempre ocorre para essa categoria (a produção de um mês é paga no seguinte, entre os dias 20 e 30).
A greve tinha sido considerada ilegal pela Justiça e a notificação ocorreu na terça-feira (7). Em assembleia, os médicos decidiram pela volta as atividades.
Os médicos foram até o Centro Administrativo Aloisio Campos, na manhã de ontem, dia 8, para tentar uma negociação com o prefeito João Alves Filho, mas não foram atendidos e permaneceram por cerca de duas horas na porta da prefeitura, impedidos de entrar pela Guarda Municipal e por extensão a população também deixou de ser atendida. Nenhum funcionário veio até a entrada para dar qualquer satisfação aos manifestantes.
Segundo explicações da Prefeitura Municipal, o fechamento dos portões pela Guarda Municipal se deu porque os médicos tentavam ocupar a área interna do prédio com o propósito de estender faixas e deliberar sobre as próximas ações através da realização de assembleia. Dessa forma, para coibir essa situação os portões foram fechados até o fim do movimento.
Por Terezinha de Jesus com informações do g1se e nota da PMA