Ambulantes vão resistir a retirada das calçadas do Centro

ambulantesOs cerca de 500 ambulantes que comercializam nas ruas e calçadas do centro de Aracaju não estão dispostos a arredarem o pé do local. A determinação para que eles saiam das ruas é da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), que atende a pedidos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese). O motivo da resistência é devido o local (Mercado Municipal Albano Franco) não oferecer espaços para acomodar todos e também por ser provisório.

Para o secretário da Associação dos Trabalhadores Ambulantes, Genilson Souza a decisão de realoca-los é injusta para sua maioria que vai ficar sem local para trabalhar e além do mais, vai tirar os ambulantes do coração do comércio e coloca-los no ambiente sem condições de trabalho. “É diferente você passar e ver a mercadoria sem precisar se descolar para procurar. O consumidor não vai querer ir até lá pra comprar, ele gosta de comodidade”, justifica.

Opinião contrária a dos lojistas, os camelôs dizem que não atrapalham ninguém. E justificam: “Quem quer passar na calçada, passa, quem quer passar na rua, passa. Não dá pra entender”, disse um trabalhador acrescentando que sustenta sua família.

No entanto, eles esquecem que no meio disso tudo está a questão da concorrência, que para os lojista é desleal porque os camelôs não pagam impostos e além do mais esse comércio enfeia a rua, disse um comerciante que não quis se identificar para não criar mais polêmica.

A Emsurb, responsável pela retirada, explicou que a proposta foi elaborada para que a área comercial de Aracaju ofereça mais conforto e menos transtornos aos consumidores, turistas e comerciantes da região e garante que os comerciantes ambulantes não vão ser simplesmente retirados do local de trabalho. Eles vão para outro espaço no Mercado Municipal Albano Franco, disse o presidente da Emsurb, Edson Leal.

Terezinha de Jesus

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com