Cláudio Botafogo Messias - 24 de maio

Claudio Botafogo MessiasUM VAI E OUTRO ATRÁS

O senador Eduardo Amorim, PSC, derrotado por Jackson Barreto de Lima, PMDB, na disputa pelo governo do Estado, vira e mexe vai à Itabaiana, caminhar com o prefeito Valmir dos Santos Costas (Valmir de Francisquinho), PR, visitando obras e passando para a população que os dois estão fazendo favores ao povo, quando, na realidade, tudo é feito com o dinheiro da população e Valmir cumpre com as suas obrigações. O mais interessante é que depois de Eduardo ir à Itabaiana, Jackson Barreto vai atrás. Parece que há uma disputa municipal. É bom lembrar que na campanha eleitoral se disse muito que Eduardo nunca ligou para a sua terra e ele tenta consertar isso, passeando na obras.

JACKSON NA SERRA

O governador Jackson Barreto, visitou o município de Itabaiana para acompanhar de perto o andamento da obra do programa Águas de Sergipe. Com ele, o vice governador Belivaldo Chagas, PSB, o presidente da ALESE, Luciano Bispo, PMDB, e autoridades do Estado e do município.

O investimento de mais de R$ 22 milhões compreende a construção da estação de tratamento de esgoto (ETE). Jackson impressionou com sua excelente memória. Ele lembrou do funcionário que havia trabalhado em outras obras há anos atrás. Imaginem a felicidade do operário!

CALÇAMENTO

Ao lado do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, o Senador Eduardo Amorim visitou obras de calçamento do bairro José Milton Machado e o Centro de Iniciação ao Esporte para os quais destinou emendas. E também visitaram a construção de duas escolas.

SEM ÁGUA

População de São Cristóvão cobra do prefeito Jorge Eduardo dos Santos (Jorjão) regularização do abastecimento de água. É bom lembrar que a cidade histórica recebe visitantes, que saem decepcionado com o abandono da primeira capital de Sergipe.

DIA DAS MÃES NO PORTO DANTAS

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu mais uma ação educativa em comemoração ao mês dedicado as mães. O evento que aconteceu na Escola Municipal de Educação Infantil Berenice Campos, localizada no bairro Porto Dantas, contou com atividades e serviços de promoção à saúde, ofertados pela equipe do Programa de Saúde da Família (PSF), da Unidade de Saúde Porto Dantas.

 

CONVERSA

De acordo com a gerente da Unidade, Naiana Valeska Santos Silva, o projeto, que recebe o título "Cuidando de quem cuida da gente", surgiu da necessidade de dialogar com as mães da comunidade sobre diversos temas referentes à saúde. "Nosso objetivo foi promover uma tarde de conversa com as mães que também são professoras, oferecendo a elas um momento de cuidados e esclarecimentos. E tivemos uma boa participação de todas elas, as palestras renderam muito e ainda promovemos a interação das participantes com os temas abordados, além de motivá-las a fazer os testes de HIV, sífilis e usufruir dos outros serviços ofertados", esclareceu Naiana.

ATENDIMENTO NORMAL

Os atendimentos nos Hospitais Municipais Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul) seguiram normalmente com um leve aumento na movimentação, como já é esperado para o dia de hoje. No último final de semana, os dois realizaram juntos 1.470 atendimentos, nas áreas de ortopedia, clínica, pediatria, cirúrgica e odontológica. A maior procura, como regularmente acontece, foi por consultas na área clínica, que totalizou em 1.054 atendimentos.

NESTOR PIVA

No Hospital Nestor Piva, no bairro Siqueira Campos, foram realizados 837 atendimentos nos últimos dois dias. A procura maior foi por consultas com clínico geral, que correspondeu a 640 atendimentos. Foram realizadas, ainda, 104 consultas com cirurgião, 80 atendimentos ortopédicos e 13 odontológicos. Segundo a gerente do Nestor Piva, Solange Silva da Cruz, o fluxo foi dentro do esperado. "Os pacientes já conhecem nosso trabalho e sabem distinguir que os hospitais municipais são para casos mais graves, deixando para procurar nossos serviços em momentos de grande necessidade", disse.

BLITZ VACINAÇÃO

A Prefeitura de Aracaju, através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Embrapa, realizou ontem, segunda, 23, mais uma Blitz da Vacinação contra a Gripe. A ação terá início às 16h, na avenida Beira Mar, em frente à Embrapa. Até o momento foram aplicadas 84.329 doses da vacina, número que corresponde a 74,43% do público alvo.

IMUNIZAÇÃO

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Antônio Almeida, a proposta da ação de ontem é elevar o percentual de aracajuanos vacinados contra a gripe. "Nossa meta é imunizar 80% do público alvo que é de 125 mil pessoas. Já que ainda não atingimos esse número, achamos oportuno realizar essa mobilização hoje mais uma vez. Vale lembrar que a Blitz da Vacinação é uma ramificação da Caravana Saúde Aracaju que está percorrendo todos os bairros da capital com serviços de promoção à saúde".

LIRA

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) convidou toda a imprensa sergipana para a divulgação do 3º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2016. O anúncio aconteceu nesta terça-feira, 24, no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Vargas, localizada no bairro Siqueira Campos, às 7h30. Os dados coletados na primeira semana do mês de maio revelam números bastante positivos, inclusive com menor índice de infestação do que o registrado no último LIRAa, divulgado em abril. Esse resultado é fruto do trabalho constante desenvolvido pelo Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti. Os agentes de Endemias e Comunitários de Saúde percorrem diariamente os bairros da capital, além da realização de mutirões aos sábados, com o objetivo de identificar e eliminar os focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e da Febre Chikungunya. A população também tem colaborado efetivamente no combate ao Aedes aegypti e o resultado desse esforço pode ser percebido através dos números do LIRAa.

GOLPE

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Rede de Urgência e Emergência (Reue), vem a público esclarecer que não é cobrado qualquer tipo de exame e/ou serviços dos pacientes atendidos nos Hospitais Municipais Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul). Os serviços ofertados à população são gratuitos para todos, pois os mesmos são custeados pelo Sistema Única de Saúde (SUS).

QUADRILHA

Esta nota visa alertar aos pacientes e seus familiares de pessoas que estão aplicando golpes em Aracaju, se passando por profissional de uma das unidades, ligando para familiares de pacientes, informando que o mesmo necessita fazer um procedimento de saúde e, para que seja feito, é preciso pagar.  De acordo com Roberta Lisboa, coordenadora da Reue, sempre que chega ao conhecimento da SMS casos assim, a orientação passada é que a família registre queixa na Polícia. Algumas tentativas de fraude foram denunciadas por usuários e já estão sendo investigadas pela polícia local. A Rede de Urgência e Emergência também já prestou Boletim de Ocorrência.

 AÇÃO GLOBAL

A Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participou no sábado, 21, da 23ª edição da Ação Global, que é uma parceria da Rede Globo com o Sesi.  A ação promoveu um mutirão de serviços em prol da cidadania em todo o país e, na capital sergipana, o evento foi realizado na Escola do Sesi Roberto Simonsen, localizada no bairro 18 do Forte. O evento ofertou diversos serviços, como emissão de documentos, casamento coletivo e atendimento jurídico, além de serviços na área de saúde, lazer, cultura e educação. Durante a ação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou diversos tipos de serviços ligados a área da saúde para a população, totalizando 1443 atendimentos. "A Coordenação de Serviço Social e o Programa Saúde da Criança estiveram realizando o Monitoramento do Bolsa Família com o preenchimento dos mapas, verificação de matrícula escolar e controle do cartão de vacina e peso, além de verificação do IMC, peso, estatura e índice nutricional. E para relaxar os bebês, também foram realizadas massagem Shantala", explicou a coordenadora do Programa Saúde da Criança e do Adolescente, Rita Bitencourt.

DENGUE NO SANTO ANTÔNIO

Com o objetivo de identificar e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou mais uma força tarefa "Todos contra o mosquito". Desta vez a ação foi no bairro Santo Antônio e contou com a participação de 100 agentes de Endemias e de Saúde, que visitaram aproximadamente 2.100 imóveis. Os agentes se concentraram na Unidade de Saúde da Família (USF) Cândida Alves, que fica na rua São João, e as atividades em campo tiveram início às 8h. Durante a ação, equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emurb) realizou a limpeza dos terrenos baldios.

MÉDIO RISCO

De acordo com o coordenador geral de Endemias, Elielson Rodrigues, o bairro Santo Antônio está entre os bairros com médio risco ou alerta, segundo o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). "Estamos realizando os mutirões para reforçar aos moradores que é preciso continuar prevenindo suas casas do mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e da Febre Chikungunya. Lembrando que nos próximos dias a Secretaria Municipal de Saúde estará divulgando o novo LIRAa e pode ocorrer mudanças em alguns bairros quanto ao índice de infestação", informou.

CIRURGIA

Desta vez da feira livre do bairro Cirurgia receber a Caravana Saúde Aracaju. Durante toda a manhã, as equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ofertaram diversos serviços de saúde aos feirantes e à população da localidade. O CTA Itinerante realizou 400 testes rápidos de hepatite B e C, HIV e sífilis. Também foram feitos 101 exames de glicemia, 159 aferições de pressão arterial, somando 660 atendimentos no total.

OBJETIVO

O objetivo da Prefeitura Municipal de Aracaju com a caravana é levar os serviços de saúde para perto da população, como explica o secretário Municipal da Saúde, Antônio Almeida. "Estamos percorrendo todas as feiras livres da capital com o propósito de promover ações de prevenção à saúde. Existem muitas pessoas que não têm tempo de procurar as Unidades de Saúde e a caravana certamente irá atingir esse público. As comunidades estão se mostrando muito receptivas e esse retorno positivo do nosso trabalho nos deixa muito felizes".

TÍTULO

 O professor Valter de Souza, paraibano de Campina Grande, tem agora uma nova cidadania. No final da tarde desta segunda-feira, 23, ele foi agraciado com o título de cidadania sergipana, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe. A concessão do título foi de autoria do deputado estadual Georgeo Passos, PTC. Morando no Estado desde 1994, Valter é formado em comunicação social com habilitação em jornalismo e pós-graduado com especialização em educação à distância. Atualmente, ministra aulas como professor do Senac nas áreas de comunicação, gestão e comércio, hospitalidade e turismo e também tecnologia da informação e é professor em cursos de graduação e pós-graduação em instituições de ensino superior da Capital.

EMOCIONADO

Emocionado, o agora cidadão sergipano se mostrou satisfeito com o título. "Sergipe é um Estado que aprendi a admirar e a amar. Me sito muito feliz em poder contribuir com essa terra e ter o reconhecimento do povo sergipano. Desde que eu coloquei os pés aqui, prometi a mim mesmo que o que eu poderia agregar de valores eu o faria - através do meu trabalho e da minha capacidade", assegurou.

CASA DA MULHER

A presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, deputada Goretti Reis (PMDB), esteve reunida com a secretária de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social do Trabalho e dos Direitos Humanos, Marta de Souza Leão, para tratar sobre a construção da Casa da Mulher Brasileira, um espaço integrado e humanizado de atendimento às mulheres em situação de violência, em Aracaju. "Queremos que Sergipe tenha a casa de acolhimento que é um dos objetivos da Frente, unificar o atendimento", frisou.

DOAÇÃO

De acordo com Goretti, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), recebeu a doação do Departamento de Patrimônio da União (DPU), de um terreno na avenida Maranhão para a construção da sede da Casa Brasileira. "A visita teve o objetivo de saber como estão os trâmites para a obra. A secretária Marta foi muito solícita e nos explicou que vai inciar o processo de licitação e que, do início do processo até a construção, o processo deve durar oito meses", explicou. A parlamentar explicou que a Casa da Mulher Brasileira é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres. Integra no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacias; juizado; Ministério Público, Defensoria Pública e outros. "A secretária Marta se colocou à disposição da Frente Parlamentar propondo parceria para todos os assuntos relacionados ao atendimento à mulher", acrescentou.

VIA CRUCIS

Ainda de acordo com Goretti, com a criação da casa será possível acabar com a "via crucis" das mulheres em busca de serviços e a humilhação que muitas delas passam. "É importante combater as agressões contra as mulheres pois a violência existe na medida de sua impunidade", ressaltou informando, que segundo a Secretaria Nacional de Proteção a Mulher, além de Sergipe 17 estados já assinaram o termo de adesão para a construção da Casa da Mulher Brasileira.

CORREÇÃO

Criado em novembro de 2007 pelo então governador Marcelo Déda, o Conselho Estadual do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação em Sergipe (Ceacs/Fundeb) volta a ser discutido na Assembleia Legislativa. Projeto de lei encaminhado pelo governador Jackson Barreto. A proposta faz correções na formação do conselho, que passa a atender a Constituição Federal. O Ceacs/Fundeb é formado por 14 conselheiros em regime de representação.

UNIVERSIDADE

A representação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no Conselho não está em conformidade com a Carta Magna, pois não prevê na sua composição possibilidade de participação do ensino superior federal ou privado. O projeto faz essa correção, garantindo que Ceacs/Fundeb passe a atender portaria do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (MEC/FNDE).

ALTERAÇÃO

O projeto altera ainda a formação original, que para atender à portaria do MEC passará a ser composto por vinte e quatro membros, catorze titulares e catorze suplentes. A proposta do governo altera ainda a representatividade da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que conta atualmente com dois membros titulares passa a contar com um

titular e um suplente.

ENERGIA

O deputado estadual Luciano Pimentel (PSB) informa que esteve no Ministério das Minas e Energia, em Brasília onde tratou da produção da energia solar no Nordeste com o Ministro Fernando Bezerra Filho. Segundo Luciano Pimentel, existe uma preocupação da Comissão Especial de Energia e Comunicação, por isso pretende apoiar um seminário que a Universidade Federal de Sergipe (UFS), está programando para realizar em junho, junto com a Empresa Energética de Sergipe (Energisa), para debater o tema ."Nossa matriz energética é totalmente voltada para as questões hídricas e de geração de energia através das hidrelétricas. Ano passado, tivemos momento de escassez de água por causa do baixo índices pluviométricos. E estamos numa região que pode contribuir com a energia limpa, para a melhoria da distribuição energética", afirmou.

 

FINANCIAMENTO

Luciano Pimentel disse ainda que propôs ao ministro Fernando Bezerra, que fosse feita ação junto aos órgãos do Governo Federal, principalmente, ao Ministério da Fazenda para que o fundo constitucional do Nordeste possa vir a financiar equipamentos de microgeração de energia para atender as pessoas físicas, como condomínios e pequenas e médias empresa fazendo com que os custos de produção sejam reduzidos.

 

LAGARTO

O deputado estadual Gustinho Ribeiro agradeceu ao Governo do Estado de Sergipe, em nome da população e do prefeito do município de Salgado, Duílio Siqueira por atendimento a uma solicitação feita em seu mandato. "Registro aqui o agradecimento ao apelo da pavimentação das ruas de Salgado. O centro da cidade já está com obras em andamento, inclusive a avenida principal. Visitamos o local e era um sonho antigo dos salgadenses, que está sendo atendido pelo Governo do Estado", afirmou.

 

 

 

 

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com