Cláudio” Botafogo” Messias -20-05-2016

NÃO DÁ PARA RECUARClaudio

José Alberto Batista Rocha(Betão do Povo) não tem mais como recuar da sua candidatura a Prefeitura de São Cristóvão. Ele, em outras campanhas, anunciou a candidatura, mas, atendendo a pedido do governador Jackson Barreto e de outras lideranças, recusou e foi apoiar parceiros. Desta vez, segundo seus amigos, se Betão do povo recuar ficará desmoralizado politicamente e enterrará seu sonho de governar a primeira capital de Sergipe e a quarta cidade mais velha do Brasil.

MITIDIERI APOIA

Betão do Povo, PSD, contará com o apoio do deputado federal Fábio Mitidieri, PSD, para disputar a sucessão do professor Jorge Eduardo dos Santos (Jorjão), que ganhou a prefeitura depois que a titular Rivanda Batalha renunciou, após ser denunciada de exigir propina de, no mínimo, 10% de tudo que a prefeitura pagava por compra de material e prestação de serviço e, sobretudo, na compra dos produtos da merenda escolar, que eram superfaturados, para Rivanda encher a conta bancária, enquanto as crianças ficavam com fome.

DEZENA

Na avaliação de alguns políticos mais de dez pré-candidatos rondam em São Cristóvão, mas no final poucos terão coragem de enfrentar a máquina azeitada pelo ex-prefeito Armando Batalha de Góes, que ainda não oficializou o nome que lançará ou se terá Jorgão como candidato à reeleição. Dizem que o professor é um boneco cheiroso nas mãos de Batalha.

IDOSOS

O Dia Mundial de Conscientização e Combate a Violência contra a Pessoa Idosa foi comemorado no dia 15 para celebrar a data, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está promovendo durante todo o mês diversas rodas de conversas com os idosos para falar sobre o tema. A ação é realizada pelo Programa Saúde do Adulto e do Idoso em parceria com o Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva), com as Unidades de Saúde da Família (USFs), além da participação do Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin), através do "Curta SUS".

ONÉSIO PINTO

Na tarde de quarta-feira, 18, foi a vez dos idosos atendidos na USF Onésimo Pinto participarem da roda de conversa, que foi realizada no CRAS Terezinha Meira, no bairro Veneza. A proposta da roda de conversa foi trazer um pequeno filme para abordar o tema da violência contra os idosos. "O curta metragem faz eles refletirem, pois eles precisam saber o perfil do agressor e como denunciar. Também mostramos aos idosos que nós temos uma rede de instituições que o protege de todos os tipos de violência e queremos sensibilizar, pois sabemos que o idoso tem uma certa dificuldade de fazer a denúncia, já que, na maioria das vezes, o agressor está dentro de sua própria casa", explica a referência do Programa Saúde do Adulto e do Idoso, Sheila Magno

 SABINO RIBEIRO

 Na manhã desta quinta-feira, 19, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou vistoria nas instalações do Estádio Sabino Ribeiro, no Bairro Industrial. O local que pertence à Associação Desportiva Confiança (ADC), recebeu a visita da equipe de profissionais da Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) que avaliou os espaços e suas adequações aos critérios de cuidados com vigilância e saúde.

ADEQUAÇÕES

Segundo a coordenadora de área alimentos da Covisa, Maria Nazaré Aragão, algumas adequações serão necessárias por parte da ADC. "Vistoriamos todas as instalações, desde os banheiros aos refeitórios, e nada muito grave foi encontrado, porém notificamos alguns pontos que ainda precisam atender as normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária. Acreditamos que tudo seja resolvido em breve.", pontuou.

 BLITZ DA GRIPE

A Prefeitura de Aracaju, através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), realizou ontem, quinta-feira, 19, a Blitz da Vacinação. Durante a ação realizada pela manhã, no estacionamento da 13 de Julho, foram imunizadas 148 pessoas. Além disso, também foram feitos 76 exames de glicemia e 35 aferições de pressão arterial. A Blitz da Vacinação terá continuidade na parte da tarde, a partir das 16h, na 13 de Julho e também em um posto no Parque da Sementeira.De acordo com o Secretário Municipal da Saúde, Antônio Almeida, que esteve presente durante toda a manhã na ação, a proposta é levar serviços básicos de saúde como forma de prevenção. "A Blitz hoje é uma ramificação da Caravana Saúde Aracaju que está percorrendo todos os bairros da capital. A nossa intenção é levar os serviços de saúde para perto da população e, hoje, como estamos perto de encerrar a Campanha de Vacinação Contra Gripe, e ainda não atingimos a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, achamos oportuno realizar essa ação oferecendo também a vacina", explica.

DENGUE NO SANTO ANTÔNIO

Acontece neste sábado, no bairro Santo Antônio,  mais uma força tarefa de combate ao Aedes aegypti. Trata-se de um trabalho contínuo da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com o objetivo de eliminar focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Cerca de 100 pessoas, entre agentes de endemias e de saúde, vão percorrer as ruas da localidade para visitar casas, terrenos e estabelecimentos comerciais. A concentração será a partir das 7h e o início das atividades às 8h, saindo da Unidade de Saúde da Família (USF) Cândida Alves, localizada na rua São João.

SEGUNDO

Segundo a coordenadora do Programa Municipal do Controle do Aedes aegypti, Taíse Cavalcante, durante a última coleta do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), o Santo Antônio foi o segundo bairro com maior número de larvas coletadas. Ela ressalta ainda que a força tarefa do sábado tem como prioridade os imóveis que ficam fechados de segunda a sexta-feira. "No trabalho realizado durante a semana, nem sempre os agentes encontram os moradores em casa, por isso que no fim de semana a gente monta uma equipe maior para visitar esses imóveis. Nosso objetivo é diminuir cada vez mais os índices de infestação e, para isso, temos que entrar no maior número de imóveis possíveis", afirmou.

SABEDORIA POPULAR

O deputado estadual Luciano Pimentel, PSB, solicita ao Governo do Estado que inclua como acervo das bibliotecas públicas de Sergipe o livro Sabedoria Popular, de autoria do desembargador Edson Ulisses. É uma forcinha que o Luciano dá, para alavancar as vendas do título.

FICA

Com o propósito de diminuir a evasão na rede de ensino do município de Maruim (SE), a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Ministério Público do Estado de Sergipe e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), promoveu na Escola Municipal Cel. Sabino Ribeiro, o lançamento do projeto Ficha FICAI. A Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente (FICAI) é uma ferramenta que visa a adoção de um sistema ímpar de controle de frequência escolar. A iniciativa foi trazida ao Estado de Sergipe, a partir do trabalho do Centro de Apoio Operacional da Educação e Promotoria dos direitos à Educação do Ministério Público Estadual.

DESENVOLVIMENTO

O secretário municipal de Educação, José Aelmo Gomes dos Santos, destacou como será desenvolvido o projeto na rede municipal. "Com o auxílio do professor, a ficha FICAI será um instrumento para identificar o aluno infrequente por um período de cinco dias sem nenhuma justificativa. O professor tem o contato direto e pode identificar com clareza o aluno faltoso. Após esta ação, a escola acionará o aluno ou os pais para identificar as causas pontuais", afirmou.

PREVIDÊNCIA

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, foi convidado à audiência na Câmara dos Deputados pelo novo presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, deputado Laércio Oliveira (Solidariedade-SE), para iniciar um ciclo de audiências que serão realizadas para debater a crise econômica com os principais segmentos empresariais do País. Andrade aproveitou a audiência para distribuir entre os parlamentares o documento "Agenda para o Brasil sair da crise" divulgado ontem pela entidade sobre as sugestões entregues ao presidente da República interino, Michel Temer, no início deste mês, com 36 medidas sugeridas para ser implementadas pelo governo federal, no período de 2016-2018. Além da reforma da Previdência, o presidente da CNI defendeu temas polêmicos, a exemplo da terceirização de mão de obra em todas as atividades das empresas.

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com