Cláudio Botafogo Messias - 16 de maio

Claudio 2CLANDESTINOS

O vereador de Aracaju, Adriano Oliveira (PSDB), o "Adriano Taxista", cobra da SMTT (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito), um combate mais efetivo dos veículos particulares que prestam o transporte clandestino na capital. Adriano também explicou que encaminhou para a SMTT várias reivindicações dos taxistas que até agora, segundo ele, não foram atendidas.

SUSPENSÃO

Adriano Taxista disse que a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), foi afastada do poder, mas antes sancionou uma lei onde o cidadão que for flagrado exercendo o serviço de transporte clandestino no País terá sua carteira de habilitação suspensa", disse o vereador.

NACHADO

Adriano Taxista defende a permanência de José Carlos Machado (PSDB) na chapa encabeçada pelo prefeito João Alves Filho (DEM), como vice-prefeito de Aracaju. "Machado é um dos políticos mais sérios e experientes que conheço. Não vejo ninguém denegrindo a imagem dele. Um homem público correto e fiel, que deu um grande exemplo durante o afastamento do prefeito, visitando todas as obras, dando celeridade aos trabalhos e buscando manter o funcionamento da Prefeitura dentro da normalidade. É o melhor nome para compor com João Alves".

ACADÊMICOS

Diariamente, as 43 Unidades de Saúde da Família (USF) realizam atividades de promoção à saúde. Grande parte dessas intervenções conta com o auxilio de acadêmicos da área. Em mais uma dessas atividades, os estudantes participaram das mobilizações organizadas pela USF Augusto Franco, localizada no conjunto que leva o mesmo nome da unidade. Residentes do curso de medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS), realizaram uma palestra  para agentes Comunitários de Saúde, orientando quanto às medidas necessárias para combater o Aedes aegypti. Outro grupo, formado por estudantes do último período do curso de enfermagem da Universidade Tiradentes (UNIT), foi até uma escola municipal, também no Augusto Franco, com o objetivo de conversar com os alunos sobre o bullying.

PARCERIA

A enfermeira da USF, responsável pelo acompanhamento dos acadêmicos, Raquel Tavares, destacou que essa parceria fortalece tanto o trabalho oferecido para a população, como agrega valor à formação dos estudantes. "Muitos deles, após a formação, terão as USFs como realidade de trabalho. Portanto, esse contato com a prática é fundamental para a aplicabilidade da teoria adquirida dentro da universidade. Contamos com o envolvimento dos acadêmicos em diversas atividades desenvolvidas aqui, e isso, sem dúvida, traz maior qualidade a essas intervenções".

SAÚDE NA FEIRA

A feira livre do conjunto Médici recebeu a Caravana Saúde Aracaju, promovida pela Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Foram realizados um total de 662 atendimentos, sendo 400 testes rápidos de Hepatite B e C, HIV e sífilis feitos pelo CTA Itinerante, 117 exames de glicemia e a aferição de pressão de 145 pessoas.

ACOMPANHAMENTO

O Secretário Municipal da Saúde, Antônio Almeida, acompanhou a ação que, segundo ele, tem o objetivo de levar os serviços de saúde para perto da população. "Nós pretendemos percorrer todas as feiras livres da capital para que os feirantes e também a população tenham acesso fácil e rápido a esses exames. A gente sabe que muitas pessoas não têm tempo de procurar as Unidades de Saúde e é justamente esse público que a gente quer atingir. A cada semana, temos feito um bom número de atendimentos, isso prova que a população está atendendo ao nosso chamado", explicou.

TRÂNSITO

Motoristas que passaram pela avenida Heráclito Rolemberg, na altura do conjunto Orlando Dantas, receberam orientações de como ter uma boa conduta no trânsito. A atividade faz parte das estratégias do "Projeto Vida no Trânsito", coordenado pelo Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes de Trânsito (Nupeva). A blitz educativa foi mobilizada pelos profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Geraldo Magela e contou com o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

PROPOSTAS

A coordenadora do Nupeva, Lijane Oliveira, destacou que entre as propostas do "Projeto Vida no Trânsito" para o ano de 2016, está o envolvimento mensal das USFs nas sensibilizações. "Todos nós estamos envolvidos com o trânsito, seja enquanto condutor ou enquanto pedestre. É necessária uma conscientização urgente da população para que consigamos reduzir os números de acidentes de trânsito. Para isso, realizamos diversas campanhas e contamos com o apoio das USFs. Neste mês de maio, estamos trabalhando em parceria com três unidades, mas o projeto será estendido à outras durante o ano".

MISSA

As atividades na Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel de Souza Pereira, localizada no conjunto Sol Nascente, começaram de uma forma bem diferente. Logo no início da manhã, uma missa de Páscoa foi celebrada pelo padre Paulo Lima, da Paróquia Sagrada Família, na recepção da unidade. Usuários e servidores participaram do evento cantando e agradecendo pelas graças alcançadas. A apoiadora da região, Michelle Dias, explicou que a missa já estava prevista no calendário anual de eventos da unidade de saúde. "Essa USF aqui do Sol Nascente é bem festiva e tem um cronograma para comemorar todas as datas. A missa foi uma solicitação dos usuários e dos servidores e a nossa intenção é que essas celebrações ocorram pelo menos duas vezes no ano".

DEBATE

O deputado estadual Valmir Monteiro (PSC) foi entrevistado no programa do jornalista André Barros e, na oportunidade, explicou que é pré-candidato a prefeito de Lagarto e que está pronto para um debate com o atual prefeito Lila Fraga (DEM), que pode ir para a reeleição, com a deputada Goretti Reis (PMDB) ou com Jerônimo Reis (PMDB). "Estou pronto para debater com qualquer um deles! Nós temos consciência do sofrimento do povo de Lagarto diante de tamanho desgoverno. O povo está sentindo na pele o voto equivocado que foi dado em 2012. Só não debato com o Cabo Zé. Com esse eu nem quero aproximação. Ele que fique com os Saramandaia e, se for candidato a prefeito, seja o 'laranja'", provocou Valmir Monteiro.

TRANSPORTE SUSPENSO

Valmir Monteiro lamentou o descaso da administração municipal de Lagarto com a Educação. "Desde segunda-feira (9) que o serviço de transporte escolar dos alunos do ensino fundamental foi suspenso no município por falta de pagamento. A prefeitura não pagou a empresa que presta os serviços. Os professores, então, ficaram dois meses sem receber. Agora o prefeito pagou um mês e quer parcelar o outro".

SEM GRANA

Questionado se não tinha receio de perder a eleição de 2016 para o "poder econômico", Valmir Monteiro disse que "o eleitorado a cada ano vai se renovando, vai tomando uma postura diferente. As pessoas estão recebendo o dinheiro e votando em quem desejam. As pessoas estão vendo quanto custa vender a consciência. Em 2012 houve compra de votos escancarada em Lagarto. Este ano as pessoas estão revoltadas, estão decididas sobre o que vão fazer. E nós temos consciência da responsabilidade que temos nas mãos".

FRENTE

Os deputados (as) estaduais que fazem parte da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) Garibalde Mendonça, Gorete Reis e Maria Mendonça fizeram uma visita de cortesia ao Secretário Estadual de Infraestrutura, Valmor Barbosa. O encontro teve como objetivo, apresentar ao secretário da infraestrutura as principais demandas diagnosticada pela Frente e pedir o apoio do gestor para as ações que serão executadas. "A parceria com a secretário será essencial para que possamos alcançar os objetivos em toda sua plenitude nos municípios sergipanos", disse Garibalde. O parlamentar adiantou que a visita ao secretário Valmor foi bastante produtiva para a realizações das ações da Frente Parlamentar e que outros gestores também serão visitados, a exemplo da reunião que já está agendada com o secretário de Segurança Pública João Batista.

ACADEMIA E A COROA

As mulheres participantes do Programa Academia da Cidade no pólo Coroa do Meio tiveram uma aula diferente. A atividade aconteceu na região dos lagos da Orla de Atalaia, e contou com o apoio dos profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Hugo Gurgel, também no bairro Coroa do Meio. A mulherada passou por uma sessão de alongamentos e exercícios aeróbicos com muita música, depois o encontro foi regado a muita descontração com um delicioso piquenique , ainda como parte das comemorações pelo Dia das mães.

DIFERENÇA

A professora de educação física, Camila Barbosa, afirmou que essas atividades interativas fazem toda a diferença na vida das participantes, além de permitir que elas sintam-se prestigiadas. "Muitas dessas mulheres, possuem uma rotina desgastante. Quando elas têm a oportunidade de participar de uma atividade diferente, em que podem conversar, interagir, enfim, relaxar, inevitavelmente traz qualidade de vida para elas. Teremos alunas muito mais participativas e sem dúvida, com a saúde mental em dia", destacou.

AREIA BRANCA

Atendendo convite de pessoas da comunidade, o secretário Municipal da Saúde, Antônio Almeida, na Unidade de Saúde da Família (USF) João Bezerra. Fechada para reparos, o encontro, que contou com a participação da gerente Jamille, aconteceu na área externa da unidade, que, após passar dois dias sem funcionar, será reaberta nesta segunda-feira, 16. Agradecendo a atenção do secretário em atender o convite de moradores do povoado, Gilson Nascimento listou alguns problemas enfrentados pela comunidade, em relação à USF. "A unidade está sendo reformada e precisamos da ampliação de alguns serviços, a exemplo de pediatra pela manhã e mais atendimento odontológico", informou ele. Outra solicitação foi relacionada à ginecologia. "Não temos a especialidade aqui".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com