EM DEFESA DA PATROA DILMA
A CUT/SE convida os trabalhadores e trabalhadoras a participarem do ato promovido pela Frente Sergipana Brasil Popular que acontece nesta terça, às 16h, na Praça General Valadão. O ato faz parte da mobilização nacional promovida por diversos movimentos sociais e sindicais que fazem parte da Frente Brasil Popular. Para os movimentos engajados na luta o que está em jogo não é somente a retirada do mandato de uma presidenta, mas os direitos conquistados pelos trabalhadores.
DEMOCRACIA
A defesa da democracia é condição indispensável para manutenção e defesa dos direitos das verdadeiras forças produtivas do Brasil, os trabalhadores e trabalhadoras. Mais que um golpe contra o governo eleito pelo voto popular, o que está sendo duramente atacado são as conquistas do povo brasileiro expressas na Constituição Federal de 1988. Outro objetivo de chamar a atenção aos riscos de perda dos direitos trabalhistas ao retrocesso democrático e quais as consequências para os movimentos sindical e social. Os sergipanos também irão às ruas contra o ajuste fiscal e o PL 257, também conhecido como projeto "anti-servidor" que atinge negativamente servidores públicos federais, estaduais e municipais.
DIA DAS MÃES
O Dia das Mães continua movimentando as Unidades de Saúde da Família (USF) da capital. Na manhã de ontem, segunda-feira, 9, a comemoração aconteceu na USF João Bezerra, localizada no povoado Areia Branca, na Zona de Expansão. Durante toda a manhã, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ofereceu diversos serviços de saúde como testes rápidos de HIV e sífilis e aferição de pressão arterial. As mamães também assistiram a palestras educativas, saborearam um café da manhã saudável e participaram do sorteio de brindes.
IMPORTÂNCIA
Para a gerente da USF, Jamile Mayara Feitas de Souza, essas atividades são importantes para promover uma maior aproximação entre as usuárias da unidade e os profissionais de saúde. "A gente aproveitou a data comemorativa para realizar essa integração. Toda a comunidade se envolveu no evento, inclusive doando brindes para o sorteio, assim como nossas funcionárias que trouxeram bolos, sucos e frutas para o café da manhã. Essa é também uma boa oportunidade de oferecer para essas mães os serviços de promoção à saúde".
ATENDIMENTO
Durante o último final de semana, a movimentação seguiu normal nos Hospitais Municipais Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul). Os dois realizaram juntos 1.246 atendimentos, nas áreas de ortopedia, clínica, pediatria, cirúrgica e odontológica. A maior procura, como normalmente acontece, foi por consultas na área clínico, que totalizou em 853 atendimentos. No Hospital Fernando Franco, localizado no conjunto Augusto Franco, foram realizados 527 atendimentos: 350 clínicos, 111 pediátricos e 66 cirúrgicos. Segundo a gerente do Fernando Franco, Maria Joselita Sobral, o fluxo foi dentro do esperado. "Os pacientes já conhecem nosso trabalho e sabem distinguir que os hospitais municipais são para casos mais graves, deixando para procurar nossos serviços em momentos de grande necessidade", disse.
SEMANA DO TRÂNSITO
No encerramento da IV Semana Municipal de Trânsito, ocorrido na sexta-feira, 6, no auditório da Superintendência Municipal de Transporte Trânsito (SMTT), a Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS) apresentou os primeiros resultados do banco integrado de dados sobre acidentes de trânsito em Aracaju, referentes aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2015. O banco de dados é uma das estratégias utilizadas pelo Comitê Intersetorial do "Projeto Vida no Trânsito", com o objetivo de alinhar os dados coletados por diversos órgãos envolvidos na mobilidade urbana, para direcionar políticas públicas que solucionem os problemas apresentados.
INTENSIFICAÇÃO
A coordenadora do Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes (Nupeva), Lijane Oliveira, destacou que a apresentação destes resultados não poderia deixar de acontecer nesta semana, em que as ações de educação no trânsito ganham mais destaque. "Neste momento de intensificação, temos gestores de diversos órgãos concentrados, assim como equipe técnica e imprensa. Portanto, uma ótima oportunidade para apresentar o diagnóstico sobre os fatores de risco, ou seja, motivos que mais ocasionam acidentes de trânsito em Aracaju. Isso foi possível avaliar após essa coleta de dados, que é fundamental, para subsidiar a criação de políticas públicas que atuem com efetividade na diminuição do número de acidentes de trânsito", destacou.
COMBATE
O combate ao Aedes aegypti na capital sergipana não para. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu mais um mutirão de combate ao mosquito, dessa vez no bairro Santa Maria. As equipes formadas por agentes comunitários de saúde e de endemias, percorreram as ruas do Conjunto Valadares, visitando residências, conversando com moradores, fazendo um trabalho de conscientização sobre a importância de não deixar a larva do mosquito se desenvolver.
OBJETIVO
De acordo com a supervisora do Programa de Combate ao Aedes da região, Daniela Oliveira, além do trabalho de força tarefa, a ação teve como objetivo auxiliar as equipes da comunidade. "Além de a gente reforçar o trabalho que é feito durante a semana, hoje estamos com um número satisfatório de agentes nos ajudando a visitar muitas residências que não conseguimos visitar no dia a dia, devido a nossa grande demanda, por causa do tamanho da comunidade", explicou.
NESTOR PIVA
O Dia das Mães não passou em branco no Hospital Municipal Nestor Piva (Zona Norte). As mamães que estavam de plantão participaram de uma linda confraternização que aconteceu no refeitório da unidade. As atividades contaram com a presença do secretário Municipal da Saúde, Antônio Almeida, do consultor Adalberto Canuto, da coordenadora da Rede de Urgência e Emergência (Reue), Roberta Lisboa, além das gestoras do hospital. A comemoração começou com uma dinâmica comandada pela agente de Saúde, Aliete dos Santos. "Fui convidada pela coordenadora aqui do hospital para participar da festinha e não pensei duas vezes. Para mim, é uma enorme satisfação estar aqui hoje proporcionando esse momento de descontração para minhas colegas". Ao final da dinâmica, todos cantaram juntos a música "Tente Outra Vez", popularizada na voz de Raul Seixas. Em seguida vários presentes foram sorteados e um lanche foi servido. A comemoração foi elogiada pelas mamães de plantão. "Já que não pudemos passar o dia das mães em casa, essa festinha hoje nos trouxe alegria. Fiquei surpresa com a comemoração e espero que elas se repitam em todas as datas", disse a técnica de enfermagem Lenilva Aguiar.
APOIADORES
Na tarde de ontem, segunda-feira, 9, o secretário Municipal da Saúde, Antônio Almeida, juntamente com o diretor de Atenção à Saúde, Murillo Oliveira, a coordenadora da Rede de Atenção Primária (Reap), Ana Elisabete, e da coordenadora da Ouvidoria, Cláudia Pardo, se reuniu com os gerentes e apoiadores das Unidades de Saúde da Família (USF) da 7ª e 8ª regiões. Este mesmo encontro será realizado até a próxima quinta-feira, sempre às 14h, com os gerentes e apoiadores das demais regiões de Unidades de Saúde, pois o objetivo é ouvir as demandas de cada USF, para que sejam realizadas melhorias de acordo com as suas necessidades.
ESSENCIAIS
De acordo com o secretário Antônio Almeida, esses encontros são essenciais para ouvir os profissionais que trabalham diretamente com os usuários. "É preciso ouvir e conhecer de perto as necessidades de cada unidade de saúde e são os gerentes e apoiadores quem mais conhecem o que é preciso melhorar. O objetivo principal da secretaria é fazer com que os profissionais trabalhem com o que gostam, para que o atendimento ao cidadão seja feito da melhor forma possível", afirma.
INFLUENZA
Em homenagem ao Dias das Mães, comemorado no último domingo, 8, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na tarde de ontem, segunda-feira, 9, uma roda de conversa com gestantes atendidas pela Unidade de Saúde da Família (USF) Fernando Sampaio, no bairro Castelo Branco. Tendo como tema principal a importância da vacinação contra a gripe Influenza, a conversa, mediada pela equipe do Programa de Saúde da Família (PSF), esclareceu dúvidas e promoveu um trabalho de conscientização. De acordo com a enfermeira do PSF, Ana Lúcia Pacheco, havia uma necessidade grande de esclarecer as futuras mães sobre a vacina, sintomas e cuidados com a gripe na fase gestacional. "Nossa roda de conversa tratou principalmente da prevenção, sintomas, cuidados e tratamento necessários contra a gripe para gestantes, além de falar da importância da vacina diante de um cenário em que muitas não comparecem para receber a dose", explicou Ana Lucia.
MAIO AMARELO
Dando continuidade às ações do movimento mundialmente conhecido como "Maio Amarelo", a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu ontem, segunda-feira, 9, palestras educativas sobre trânsito e prevenção de acidentes. As palestras coordenadas pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) Dona Jovem, no Bairro Industrial, e Geraldo Magela, no Orlando Dantas, tiveram o apoio das equipes do Programa Saúde da Família e membros da campanha de conscientização por um trânsito seguro. A USF Dona Jovem realizou na sede da Motrisa, antigo Moinho de Sergipe, no Bairro Industrial, uma ação educativa sobre a importância da direção defensiva, com os motoristas e colaboradores da empresa localizada na área ao lado da Unidade.