ACADEMIA DA CIDADE
Eu sofria de uma depressão muito forte, e desde que comecei fazer parte da Academia da Cidade, tenho muito mais vontade de viver. Toda a tristeza foi embora. Aqui tenho contato com meus colegas, e isso me faz um bem danado. Esse é um relato emocionado de uma das alunas do Programa Academia da Cidade, no polo do povoado Areia Branca, a dona de casa Edvalda Rodrigues. Ela participou na manhã desta quarta-feira, 27, das ações de promoção à saúde que marcaram as comemorações do 12º aniversário da Academia da Cidade. Entendendo a importância do programa, no ano passado a Prefeitura de Aracaju ampliou de 20 para 24 o número de pólos. Além da atividade física, a equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) João Bezerra promoveu um café da manhã e os usuários também receberam orientações de saúde e tiveram um momento de interação, que faz parte das estratégias do projeto.
GREVE DOS SERVIDORES
O deputado Gilson Andrade (PTC) mais uma vez fez um alerta sobre a greve dos trabalhadores da Educação no Estado, pois, há quase três meses que escolas da rede estadual estão sem merendeiras, vigilantes e encarregados dos serviços gerais. "Hoje as escolas estaduais estão sem merenda, sem segurança e sem limpeza em razão da greve dos trabalhadores da Educação e o Governo do Estado não sinaliza para uma negociação possibilitando o fim desta paralisação", disse.
HOSPITAL SÃO JOSÉ
Gilson Andrade destacou sua preocupação com a iminência do fechamento do Hospital São José, localizado em Aracaju, fazendo um alerta devido ao possível fechamento desta unidade de saúde em razão das dívidas do Instituto de Previdência do Estado de Sergipe - IPES com este hospital. "O hospital realiza atendimento em clínica médica, cirurgias em diversas especialidades e é o único hospital de retaguarda na assistência aos pacientes com doença mental", destacou.
VENDER CARRO
Quem vende um veículo precisa ficar atento sobre como proceder corretamente para evitar transtornos no futuro. Fazer "comunicação de venda" no Detran/SE é um passo fundamental, que garantirá ao antigo dono a isenção de qualquer responsabilidade sobre o bem caso não seja realizada a transferência do veículo. Entretanto, esse serviço é pouco procurado em Sergipe. No primeiro trimestre de 2016, por exemplo, foram contabilizadas cerca de 3,6 mil comunicações de venda, enquanto as transferências ultrapassaram 25 mil processos em todo Estado. Para realizar a comunicação de venda no Detran/SE, quem está vendendo o veículo precisa ter em mãos a cópia autenticada em cartório do Certificado de Registro de Veículos - CRV - (Recibo) completamente preenchido com os dados do comprador, sem rasuras, e datado. A assinatura deve ser reconhecida por tabelião (firma por autenticidade). Em caso do recibo ser de outro Estado, é preciso se atentar também ao sinal público (confirmação de dados em um cartório local).
PMs INSATISFEITOS
O deputado estadual Capitão Samuel alertou o governador Jackson Barreto para o nível de insatisfação da Polícia Militar de Sergipe. Segundo ele, a tropa aguarda uma sinalização para discutir um projeto que trata da carreira e dos vencimentos. O parlamentar disse que o exemplo de Pernambuco, onde as polícias Militar e Civil estão em greve, pode se repetir em Sergipe. "Essa palavra (greve) é forte. Mas uma assembleia com mais de dez mil policiais decidiu pela greve. Por causa do movimento, em Pernambuco muitos vão sofrer perseguições, processos e prisões, mas eles chegaram ao consenso que a polícia precisava ser valorizada", disse Capitão Samuel, que teme uma ação semelhante em Sergipe. O deputado não acredita que se repita o movimento de 2009, aqui no Estado, quando os PMs só se manifestavam durante as folgas. "Tudo tem limite", observou.
MAIS CRIMES
Capitão Samuel Barreto disse que na Grande Recife, a partir do movimento grevista, houve um aumento considerável no número de delitos. "Dobrou o número de homicídios. O IML passou a recolher o dobro do número de corpos". Segundo Capitão Samuel, movimentos como o de Pernambuco costumam deflagrar protestos em série em vários estados. "Os protestos que começaram na Bahia se alastraram pelo país. O mesmo aconteceu em Belo Horizonte e também em Sergipe. O movimento que ocorreu aqui teve reflexos em todo o país. Em Pernambuco é greve mesmo, os PMs não estão indo para as ruas", explicou.
LIMITE PRUDENCIAL
"Se não há dinheiro então que se adote o critério em que a categoria seja atendida quando o Estado sair do limite prudencial", sugeriu Capitão Samuel, que espera a retomada das negociações. O projeto, ressaltou o parlamentar, já está nas mãos de vários secretários e até com Jackson Barreto, mas engavetados. "Em Pernambuco fizeram o mesmo e agora querem discutir com os policiais. Mas será que a PM vai voltar para as ruas por causa disso ou só quando o projeto for para a Assembleia", questionou o parlamentar, que agradeceu o empenho do presidente da Alese, deputado estadual Luciano Bispo, por tentar uma solução para o impasse.
VISITA
O secretário municipal da Saúde, Antônio Almeida, acompanhado da coordenadora da Ouvidoria da Saúde, Cláudia Pardo, e da apoiadora da 7ª região, Jamille Rosa, esteve visitando a Unidade de Saúde da Família (USF) Renato Mazze Lucas. No local, conversou com servidores e a gerente Sinara Bruno Santos Souza, e anotou a demandas mais urgentes da unidade. O secretário percorreu consultórios, gabinete odontológico, farmácia, dentre outros setores e se comprometeu em providenciar de imediato a instalação de ventiladores, uma das solicitações dos servidores. "Fica muito abafado aqui no período mais quente e quando tem muito movimento", relatou Núzia Correia Leite Santos, que trabalhando na parte administrativa da USF.
PROFESSORES
Os professores de São Cristóvão saíram, mais uma vez, frustrados da 2ª Câmara Cível no Tribunal de Justiça. Marcado para esta terça, 26, o julgamento foi adiado para a próxima segunda, dia 02. O motivo desse novo adiamento foi à ausência da juíza Áurea Corumba de Santana. O julgamento é referente a uma ação civil pública impetrada pelo Ministério Público e que o SINTESE também faz parte. Ela pretende anular duas leis municipais que em 2013 determinou a redução dos salários dos professores a patamares do ano de 2010 e do índice da gratificação de regência de classe de 25% para 1%. Mesmo frustrados com mais esse adiamento, os educadores da rede municipal de São Cristóvão estão mobilizados e na próxima segunda estarão em nova vigília em frente ao Tribunal de Justiça.
ASSISTÊNCIA
Em análise na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei (PL) 4520/16, do deputado William Woo (PV-SP), permite a microempresários receber assistência judiciária gratuita caso não possam arcar com custas processuais e honorários advocatícios. De acordo com a Lei nº 1.060/50, que regulamenta o assunto, este benefício pode ser concedido apenas a pessoas físicas que não têm recursos para custear o andamento de ação na justiça, "sem prejuízo do sustento próprio ou da família". Sobre a gratuidade para empresas, a maioria dos tribunais entende que a concessão é excepcional e exige comprovação de insolvência ou de dificuldade econômica, por exemplo.
RESTRIÇÃO
Para o deputado William Woo, essas exigências restringem o direito de acesso do empresário à Justiça, já que não permite análise global sobre as condições econômico-financeiras da empresa pleiteante. "Esse cenário é ainda mais prejudicial para microempresas e microempreendedores", argumenta o deputado. Segundo ele, o objetivo é "pacificar a situação" e conferir ao microempreendedor o benefício de acesso à Justiça gratuita, por sua "evidente fragilidade" frente a atual conjuntura de recessão econômica. A proposta será analisada de forma conclusiva pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
JAPARATUBA
O deputado estadual Garibalde Mendonça, PMDB, pede ao Governo do Estado que execute obra de pavimentação asfáltica na estrada que liga o povoado Badajós, em Japaratuba, a BR-101, no trecho do povoado Cruz da Donzela.
CAPELA
Moradores da Pirunga, em Capela, pediram ao deputado estadual Garibalde Mendonça, para que interfira junto ao Governo de Sergipe, para que seja viabilizada a recuperação asfáltica da rodovia que liga a BR 101 na altura do povoado, a cidade de Capela. Pedido feito. Resta saber se o Estado tem dinheiro para atender a reivindicação.
CONSULTÓRIO NA RUA
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu no Hospital Municipal Nestor Piva (Zona Norte), uma capacitação referente ao acolhimento e serviços de atendimento prestados pelo hospital à população em situação de rua, assistidos pelo projeto Consultório na Rua. A preocupação é a continuidade do tratamento desses usuários do SUS, após receberem alta hospitalar.
MEDIADOR
Mediado pela coordenadora do projeto, Kamila Mendonça Filho, a ação teve como objetivo preparar as equipes de supervisores do hospital, esclarecendo sobre os cuidados necessários nos serviços de atendimento a esses pacientes. "Observamos a grande necessidade de auxiliar esses pacientes após a alta médica. Eles devem ser encaminhados para serviços de assistência social", explicou.
COMEMORAÇÃO
Com um farto café da manhã, os usuários da Unidade de Saúde da Família Hugo Gurgel, localizada no bairro Coroa do Meio, comemoraram as melhorias que foram feitas no prédio. A Unidade ficou fechada por seis dias para reparos no telhado e no forro, voltando a funcionar normalmente na última segunda-feira, 25. Além dos usuários, o café da manhã de hoje, contou com a presença de líderes comunitários, representantes do conselho de saúde local e do secretário Municipal da Saúde, Antônio Almeida.
COMPROMISSO
Na ocasião, o secretário reafirmou o compromisso da Prefeitura de Aracaju em trabalhar cada vez mais para garantir um bom atendimento nos Hospitais Municipais e nas Unidades de Saúde. "O objetivo da atual gestão é garantir um bom serviço para a população. Aqui na USF Hugo Gurgel, nós nos reunimos com a comunidade para ouvir as reclamações e reivindicações e trabalhamos num curto espaço de tempo para resolver os pontos mais críticos. A falta de ventiladores e a manutenção do ar-condicionado de algumas salas foram problemas solucionados de imediato, na sequencia fechamos a Unidade para manutenção no telhado".