Cláudio Botafogo Messias - 11 de abril

claudio2ELEIÇÕES, JÁ!

Associações de classe Rede, PSOL, PPL e alguns sindicatos iniciaram um movimento, exigindo convocação de eleições para Presidente, Deputados estaduais e federais e Senado, numa tentativa de tirar o país da crise. O problema é saber se o povo está mesmo preparado para votar, porque uma maioria, infelizmente, ainda votará em troca de alguns minguados reais, para que alguns eleitos continuem roubando bilhões, deixando o povo cada vez mais miseráveis.

NO BOLO

O professor Luiz Alberto, um dos representantes do PSOL, entende que é preciso mudar o Brasil e isso só será possível com novas eleições, execrando da vida pública políticos do quilate de Zé Dirceu, Zé Genoíno e outros da turma da mão grande. O negócio é esperar para ver se o povo realmente tomou vergonha na cara.

CRECHE

A secretária de Obras e Urbanismo de Itabaiana, Deilza de Assis, se reuniu com o engenheiro da empresa DICON, responsável pela construção da Creche São Francisco de Assis, (Creche do CSU) para conferir os detalhes finais da obra para entrega efetiva à população. Durante a visita, a Deilza constatou que os trabalhos estão praticamente concluídos, restando tão somente que a empresa DICON faça formalmente a entrega da obra para que o prefeito Valmir dos Santos Costa (Valmir de Francisquinho) determine a data de inauguração, e por consequência a entrega à população Itabaianense. É assim que se governa, pelo povo e para o povo, garante um assessor bem pago do prefeito. E não era para menos. Se deixar de elogiar o chefe, perde o dindim.

TODOS CONTRA O MOSQUITINHO

A Prefeitura de Aracaju continua atuando no combate ao mosquito Aedes aegypti. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez um dia de alerta contra o transmissor da dengue, montando um stand no Shopping Jardins ensinando a população sobre o combate e a prevenção ao mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e da Febre Chikungunya. Foram distribuídos panfletos informativos.

INICIATIVA

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Raulinna Gomes, essa foi mais uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju para manter a população envolvida no combate. "É mais um momento de divulgação para a população. Queremos passar o máximo de informação sobre as doenças que o mosquito transmite e como cada um pode fazer a sua parte na prevenção, dentro de suas próprias casas", informou.

IDOSOS

Ações de promoção à saúde fazem parte da rotina dos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde. Profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Augusto Franco, realizaram uma intervenção com o grupo de idosos da unidade. A atividade aconteceu no salão paroquial da igreja Nossa Senhora Aparecida, que fica próximo à unidade. Cerca de 15 idosos participaram de uma sessão de meditação. A iniciativa teve a proposta de apresentar uma estratégia diferente a ser usada no controle de doenças que normalmente aparecem na terceira idade, como hipertensão e diabetes. A ação contou com a participação do estudante de enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Daniel Almeida. Segundo ele, é provado cientificamente que, através do relaxame nto , da diminuição do stress, é possível diminuir os níveis de pressão arterial como também os picos de glicemia.

CRIANÇA CONTRA O AEDES

A Prefeitura de Aracaju continua mobilizando a população na luta contra o Aedes aegypti. Profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Augusto Franco, realizaram uma intervenção na EMEI Professora Joana Maria da Silva, no bairro Farolândia, com a proposta de levar atividades educativas para conscientização das crianças atendidas pela instituição de ensino. A ação contou com a participação de acadêmicos dos cursos de enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e medicina da Universidade Tiradentes (UNIT), que levaram um teatro de fantoches para apresentar os perigos que o mosquito oferece. Para a enfermeira da USF, Raquel Tavares, ações como esta levam as crianças a atuarem como pequenos agentes promotores de saúde

PONTO NOVO

Dando continuidade as ações de combate ao Aedes aegypti, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu mais uma força tarefa "Todos contra o mosquito". Desta vez o mutirão vai acontecer no bairro Ponto Novo. Os agentes de Endemias e de Saúde começaram atividades visitando as casas de um condomínio residencial localizado na avenida Augusto Franco. A coordenadora do Programa Municipal do Controle do Aedes aegypti, Taíse Cavalcante, explicou que o bairro foi escolhido porque apresentou um dos índices de infestação mais altos no último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa).

SUCESSO NA FEIRA

Aferição de pressão, testes rápidos de DST/Aids e hepatites virais, teste glicêmico, música, atividade física, orientação sobre diversas doenças e também sobre o combate ao Aedes aegypti, foram algumas das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. No total, foram realizados 4.227 atendimentos durante a primeira Feira da Saúde Aracaju, que aconteceu no encontro dos calçadões das ruas João Pessoa e Laranjeiras, no Centro da cidade.

OBJETIVOS

O secretário municipal de Saúde, Antônio José Saraiva de Almeida, destacou a importância da realização de ações como esta no Dia Mundial da Saúde. "Nosso objetivo hoje foi o de aproximar a população dos serviços ofertados pela SMS. Desta forma nós podemos mostrar que a secretaria não está presente apenas nas Unidades de Saúde da Família e nos Hospitais Municipais, mas que existem vários outros serviços e ações que estão disponíveis para os aracajuanos e todos eles foram expostos aqui na Feira da Saúde".

SAÚDE BUCAL

A Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou uma ação de promoção à saúde bucal com crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profº Alcebíades Melo Vilas Boas. As orientações realizadas na escola, por equipes da Unidade de Saúde da Família Dona Jovem, localizada no bairro Industrial. Segundo o gerente da unidade, Welington Franca, o evento foi uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). "A escola, por meio da Semed, nos convidou para fazer essa ação educativa, conscientizando as crianças sobre a importância de escovar os dentes, do zelo necessário com a saúde bucal, sobre não compartilhar escovas de dente e usar adequadamente o fio dental", explicou.

 

 

 

 

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com