SEM CORAÇÃO
O deputado estadual Georgeo Passos (vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa), PTC, irritou o líder do Governo no parlamento estadual, deputado Francisco Gualberto, PT, porque comparou o Governo do Estado a cantora Adalgiza. É um Governo sem coração, alfinetou Georgeo. Adalgiza se auto-intitula uma mulher sem coração.
VINGADORA
Georgeo Passos deixa Gualberto, PT, irado, porque diz que, este ano, o Governo Jackson Barreto é o “governo vingadora”, fazendo alusão a banda baiana que tem o hit da metralhadora. È um governo que faz tá-tá-tá nos sergipanos, referindo-se ao som da metralhadora fuzilando inocentes. A guerra começou no parlamento estadual e só aguenta quem tiver coração muito forte. Este é o ritmo de um ano eleitoral e alguém vai sambar.
PSC QUER COMER BOLO
O vereador Jailton Santana, PSC, não aceita que seu partido seja excluído da administração municipal de Aracaju e nem das eleições. Lembra que o grupo apoiou a eleição do engenheiro prefeito João Alves Filho, DEM, portanto, não pode ser excluído.
NO PRIMEIRO
Jailton Santana defende que PSC, DEM e PSDB estejam juntos logo no primeiro turno da disputa pela Prefeitura Municipal de Aracaju.
DESCARTADO
O empresário Edvan do Amorim que tinha dado uma rasteira no vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, tomando-lhe o PSDB, agora terá que procurar outra sigla para comandar, além das que têm no saco. Machado retorna ao comando do partido com força total.
ALBANO FRANCO
Foi o senador Albano Franco que articulou a reunião do prefeito João Alves Filho, DEM, e do seu vice engenheiro José Carlos Machado, PSDB, com o presidente nacional dos tucanos, senador Aécio Neves, que bateu o martelo e entregou o comando da tucanada de Sergipe a José Carlos Machado, botando água no doce vinho do empresário Edvan do Amorim, que confiava que ficaria dono do partido, para barganhar nas eleições de outubro e impor seu irmão senador Eduardo Amorim candidato na sucessão de Aracaju.
DE GLÓRIA
O deputado estadual Jairo Santana aposta na vitória da sua irmã advogada contabilidade Ciane Santana na disputa da sucessão municipal de Nossa Senhora da Glória, que terá Chico do Correio candidato à reeleição.
MUDANÇAS
Jairo Santana ou Jairo de Glória diz que chegou a hora do povo dar uma resposta e botar para fora do poder o grupo do ex-prefeito Serginho de Glória, que comanda o município há mais de 20 anos, elegendo e reelegendo prefeitos e vereadores no município.
FANTOCHE
Jairo de Glória diz que o prefeito Chico dos Correios é apenas o prefeito de direito, porque quem manda no município e é o prefeito de fato é o ex-prefeito Sérgio de Glória.
METAS FISCAIS
O vereado Iran Barbosa solicita a divulgação da agenda de apresentação das metas fiscais do Município. Para ele, é importante o debate sobre a realidade fiscal de e cobrou da Mesa Diretora da Câmara Municipal da Capital uma abertura na agenda do Legislativo para que o secretário municipal da Fazenda possa apresentar as metas fiscais do terceiro quadrimestre do município de Aracaju. Ao utilizar a tribuna, na manhã desta quarta-feira, 24, o parlamentar ressaltou a importância do diálogo na Casa com o Executivo sobre as contas de Aracaju.
CLASSIFICAÇÃO DE RISCO
Com o objetivo de identificar de forma mais rápida e precisa os casos emergenciais, o Hospital Municipal Nestor Piva (Zona Norte) adotou o sistema de acolhimento por classificação de risco. O método, implantado no mês de janeiro, é validado pelo Ministério da Saúde e segue as recomendações sobre a Política de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS).
ENCAMINHAMENTO
O paciente que procura atendimento no hospital, após ser recepcionado, é encaminhado ao enfermeiro que fará a triagem para identificar os casos de risco. Neste atendimento inicial, os pacientes são classificados com uma das cinco cores estabelecidas: - Vermelha (emergência) – nesse caso o atendimento é imediato; Laranja (muito urgente) - atendimento feito até 10 minutos; Amarela (urgente) –atendimento feito até 60 minutos; Verde (pouco urgente) - atendimento feito em até 120 minutos; Azul (não urgente) - atendimento feito em até 240 minutos. Feita essa triagem, os pacientes classificados na cor vermelha são encaminhados para a sala de estabilização. Os demais pacientes vão para as alas de observação adulta masculina ou feminina para receber os cuidados assistenciais.
SANTA MARIA
A equipe de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e da Chikungunya, conta esta semana com o apoio do Exército no bairro Santa Maria. A estimativa é visitar cerca de 1.200 residências, atendendo o cronograma do Programa Municipal de Combate ao Aedes aegypti de visitar todos os imóveis da capital. No último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), o bairro apresentou índice de 1,6, considerado de médio risco, mas para conseguir uma maior redução desse índice, a Prefeitura de Aracaju não para, mas é preciso a colaboração da população, não deixando espaço para proliferação do mosquito.
TODOS BAIRROS
A coordenadora do Programa Municipal do Controle da Dengue, Taíse Cavalcante, ressalta que mesmo com os mutirões se concentrando em um bairro a cada semana, o trabalho dos agentes de Endemias acontecem paralelamente em todos os bairros da capital. “Não podemos parar os trabalhos. Estamos passando os dias da semana num respectivo bairro e aos sábados intensificamos os trabalhos com um grande Mutirão, onde reunimos cerca de 100 profissionais empenhados nesse combate. Porém, diariamente os agentes realizam as visitas domiciliares em toda a capital. A diferença é que as forças tarefas visitam um bairro por semana de acordo com o índice de infestação apontado pelo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) e também analisamos os bairros que estão com maior notificação de pessoas doentes nas localidades”, destaca.