Cláudio "Botafogo" Messias - 26 de janeiro

claudio 1AMORIM QUER

Aracaju, agora, é o objetivo do grupo Amorim, que tem como mentor o empresário José Edvan do Amorim, criador do personagem político médico Eduardo Amorim, irmão de Edvan, e eleito deputado federal e depois senador. Derrotado na tentativa de ser governador pelo reeleito Jackson Barreto de Lima, PMDB.

ITABAIANA

Durante a campanha para o Governo do Estado, Eduardo Amorim despejou amores por sua terra Itabaiana, mas parece que era só papo de político, comenta um cidadão, porque se realmente ele amasse a sua cidade, disputaria a sucessão municipal de lá.

GOVERNADOR

O grupo político de Edvan do Amorim, que tem sob a sua vara, vários partidos, entre eles PTB, PSC e PR, começa a articulação para a sucessão de Aracaju, onde Eduardo será o cabeça de chapa. Pré-candidatos a vereador começaram a ser chamados para ouvir as ordens do chefe e orientação de como deverão atuar.

SEM JOÃO

Se vingar a candidatura de Eduardo Amorim estará provado que a sua aliança política com o prefeito da capital, João Alves Filho, DEM, foi só na eleição majoritária estadual e agora cada um que siga o seu caminho.

NEGA

Na visão do povo todo político é mentiroso e um eleitor não acredita que o deputado federal André Moura, PSC, esteja falando a verdade, quando diz que não será candidato ao Governo do Estado.

PREFEITURA

André Moura, PSC, comenta que seu grupo político trabalha em prol da candidatura de Eduardo Amorim, portanto, uma candidatura ao Governo de Sergipe está fora dos planos, porque primeiro vem outubro deste ano.

TAXA DE ESGOTO

O radialista e empresário Gilmar Oliveira, PP, critica a cobrança excessiva da taxa de esgoto em Barra dos Coqueiros, pela Deso, que presta um péssimo serviço à população.

SUSPENSÃO

Os moradores de Barra dos Coqueiros entraram na Justiça com um pedido de suspensão da cobrança da Taxa de Esgoto e  não foram atendidos. A decisão da justiça não foi nada agradável para os consumidores, e pior, cometeu uma arbitrariedade com a comissão que foi para audiência publica e foi impedida pela própria juíza da Comarca da nossa cidade de participar da reunião. Para mim, uma verdadeira aberração. Mas quero avisar a comunidade, que não vamos desistir. Estamos correndo atrás do prejuízo, diz Gilmar Oliveira.

FISCALIZAÇÃO

A Secretaria Municipal da Saúde, através da Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa), trabalhou durante o Fest Verão Sergipe para garantir a segurança alimentar dos foliões. Mais de 250 estabelecimentos foram vistoriados durante festa, dentre eles, bares, ambulantes e food trucks. A gerente de fiscalização, Maria Nazaré, afirmou que a estrutura encontrada atende as normas exigidas pela Covisa. "Nosso trabalho começa muito antes dos portões abrirem. Vamos logo cedo averiguar a situação do gelo das bebidas e outros detalhes, porém, temos percebido uma grande conscientização dos comerciantes  em Aracaju, e normalmente não temos apreensões ou atuações em eventos desse porte. Isso é fruto de um trabalho persistente da Secretaria Municipal de Saúde, que além de intensificar as fiscalizações, investe na capacitação para manipular corretamente os alimentos em parceria com a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat)", destacou.

ARQUIDIOCESE

Na manhã de ontem, segunda-feira, 25, representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estiveram em reunião na Arquidiocese de Aracaju para discutirem a situação da infestação do Aedes aegypti tanto na Capital quanto no interior. Na ocasião, o arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Aracaju, Dom João José Costa pontuou a necessidade de levar mais informações aos fiéis. O encontro ainda contou com a participação de profissionais da Secretaria Estadual de Saúde, na elaboração de estratégias de combate que abranja todo o Estado.

EM NOME DE DEUS

“Temos a proposta que os bispos assinem um ofício pedindo apoio dos párocos, onde iremos encaminhar para as igrejas todo o material repassado pelas Secretarias de Saúde. Queremos também estruturar a participação de pessoas dentro das próprias igrejas falando para nossos fiéis. O ideal é que façamos esse momento ao final das celebrações e de preferência nos finais de semana, para atingirmos o maior número de pessoas. Vamos pedir também que sejam lidos os ofícios com informações sobre a prevenção e combate ao mosquito ao final de cada missa. Temos que tirar as dúvidas possíveis e distribuirmos panfletos educativos sobre os temas também”, destacou um dos representantes da SMS.

CONTRA O AEDES

De ontem até o dia 29 próximo, o carro Fumacê estará circulando em cinco bairros de Aracaju para realizar o último ciclo de aplicação de inseticidas do mês. O fumacê, que é uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado, circula no começo da manhã e no final da tarde, em horários apontados como mais propícios para a presença do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e febre Chikungunya. Ontem, hoje e amanhã, o fumacê circula no bairro Cidade Nova. Ontem, também, e hoje no Santo Antônio. Amanhã e depois no bairro 18 do Forte. De ontem até quinta-feira no bairro Santa Maria, e nos dias 28 e 29 de janeiro o fumacê estará no bairro 17 de Março.

SUIÇA

A intensificação dos trabalhos de combate aos criadouros e focos do mosquito Aedes aegypti em Aracaju esta semana - de ontem  até sábado, 30 - acontecerá no bairro Suíssa. A força tarefa “Todos contra o mosquito” contará com cerca de 130 pessoas, entre agentes de Saúde e de Endemias, e 33 soldados do Exército. Mas os demais agentes continuam trabalhando com de rotina, em todas as regiões da capital sergipana.

INFESTAÇÃO

A coordenadora do Programa Municipal do Controle da Dengue, Taíse Cavalcante, ressaltou que os bairros aonde a força tarefa atua são escolhidos com base no Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). “Além dos bairros apontando pela LIRAa com os índices de infestação mais altos, também analisamos os bairros que estão com maior notificação de pessoas doentes nas localidades”, afirmou, complementando que o combate é contínuo em toda a capital. “Diariamente, os agentes realizam as visitas domiciliares nas demais regiões da cidade”.

 

 

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com