LOUCOMOTIVA
Sergipe adere a agenda de manifestações nacionais, que tem como principal objetivo protestar contra a nomeação de ex-diretor de manicômio como Gerente de Saúde Metal do MS. Profissionais que atuam no campo da saúde mental, usuários da Rede de Atenção Psicossocial, militantes da luta antimanicomial e representantes de conselhos de classe, entidades e movimentos sociais, sindicais e associações, a exemplo da Associação de Usuários de Saúde Mental de Sergipe (AUSMSE) realizam o ato público “LOUCOmotiva Sergipe”, em defesa da Saúde Mental em Sergipe. A atividade acontece no próximo dia 27, quarta-feira, a partir das 8h, na Praça General Valadão, no centro de Aracaju.
INDIGNAÇÃO
O ato público, que integra a programação do “(L)oucupa!”, uma série de atividades realizadas em todo o Brasil para manifestar indignação contra a nomeação de Valencius Wurch como Gerente Nacional de Saúde Metal do Ministério da Saúde pelo Ministro da Saúde Marcelo Castro.
REDE PÚBLICA
Ministério da Educação divulgou o resultado da chamada regular da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2016, milhares de estudantes puderam comemorar a sua aprovação. Em Sergipe, dentre os aprovados, estudantes de escolas estaduais da capital e do interior do estado tiveram desempenho acima da média nacional no resultado do Enem 2015.
ENSINO
Esse desempenho pode dar a entender que o ensino público em Sergipe está funcionando muito bem, porém se for feita uma análise mais criteriosa sobre a situação da Educação pública no Estado, será percebido que o cenário é bem diferente. Ao longo do último ano, não faltaram denúncias sobre a condição precária das escolas, ou das péssimas condições de trabalho dos professores. Um cenário que inclui escolas em ruínas, além de professores com salários atrasados e vários outros direitos desrespeitados. Observa-se que até mesmo as escolas estaduais que foram reformadas apresentam graves problemas, tendo em vista a ausência de manutenção permanente por parte da Secretaria de Estado da Educação.
COMPROMISSO
A deputada estadual Ana Lúcia, conhecida pela sua defesa do ensino público, gratuito e de qualidade social e que foi porta-voz de muitas dessas denúncias, parabeniza os estudantes e os professores pela aprovação nessa etapa do SISU, porém ressalta que o resultado foi conseguido, apesar da situação da Educação pública e não como consequência desse cenário. “Mesmo com as péssimas condições colocadas pela Secretaria de Estado da Educação, os estudantes conseguiram alcançar esse resultado, através de muito esforço, foram recompensados com um grande desempenho e estão de parabéns. Além disso, todos nós, devemos aplaudir também o compromisso político, afetivo, moral e ético que os professores tiveram com seus estudantes”, afirmou a deputada.
ITABAIANA
Carlito Ferreira Jesus, notório adversário do prefeito de Itabaiana, Valmir dos Santos Costa (Valmir de Francisquinho), não perde uma oportunidade para “espetar” o homem e dá publicidade a uma matéria sobre a briga na Comissão de Licitação da prefeitura, onde o pau comeu, com socos e ponta-pés, depois que o empresário Célio França disse que ali só tinha ladrão e outros comerciante não gostou. A polícia teve que ser chamada para intervir.
PORRADA
Além da troca de socos e tapas, alguns móveis foram quebrados, durante a confusão na Comissão de Licitação. O negócio anda feio pelas bandas de Itabaiana e o grande problema que tudo quem paga é o povo, porque se existe superfaturamento nos preços da merenda escolar e outros, sai mais do contribuinte, que fica com fome e sem os serviços obrigatórios da municipalidade.
EXTRAORDINÁRIO
Os deputados deverão ser convocados para sessões extraordinárias nesta quarta-feira. Eles votarão alguns projetos do Governo do Estado. Dizem que vem mais uma porrada na cabeça dos servidores.
DE GRAÇA
Como os cofres públicos devem estar zerados, vai ser difícil que o Governo de Sergipe pague as “horas extras” dos deputados estaduais na convocação. Vai ser na base do “zero 800”. Se bem que eles ganham normalmente, durante o período do recesso parlamentar, mas nada mau exercitar-se antes do carnaval, porque depois só após a festa momesca.
RASGADINHO
A maior festa carnavalesca de Sergipe, o Rasgadinho de Aracaju, vai acontecer, apesar dos invejosos torcerem para que isso não aconteça. É bom para atrair mais turistas. De parabéns o deputado estadual Robson Viana e sua equipe que acreditaram no carnaval de rua e hoje é um sucesso incontestável.
DESISTIU
O empresário José Alves Filho (não confundir com o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, DEM) resolveu adiar sua trajetória política e desistiu de disputar a sucessão municipal de Barra dos Coqueiros. Não se sabe quais os motivos desta desistência.
NO ORA VEJA
Com a decisão de Zé Alves não disputar a sucessão de Barra dos Coqueiros, pré-candidatos a vereador do seu grupo político ficaram numa situação extremamente difícil, porque terão que arrumar outro cabeça de chapa.
TEMPO
Zé Alves desistiu da prefeitura da Barra em tempo, porque se deixasse para abril ou junho, a situação dos seus aliados que querem uma boquinha na Câmara Municipal ficaria mais complicada. O PTdoB já se articula, para conseguir um substituto de Zé Alves, porque quer participar das eleições da Ilha de Santa Luzia.