Cláudio"Botafogo" Messias –22 /01/2016

claudio1ESQUENTA

As eleições municipais esquentam em Itabaiana. O secretário de Comunicação Social, jornalista Carlos Ferreira, está incumbido de detonar o ex-prefeito e presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo, PMDB, que pode apresentar o irmão Roberto Bispo para a disputa da sucessão de Valmir dos Santos Costa (Valmir de Francisquinho), PR.

REDES SOCIAIS

Pelas redes sociais, Carlos Ferreira, mostra serviço ao atual chefe e busca denegrir a imagem de Luciano Bispo. Senão vejamos, o que ele posta: Luciano Bispo atrasa salários dos servidores da Assembleia Legislativa. Essa é a primeira vez na história que isso ocorre. Tinha que ser quem? O mesmo que administrou Itabaiana 4 vezes e em todas atrasou os vencimentos dos funcionários. Também descontava dinheiro referente aos consignados e não repassava aos bancos. Resultado: Os nomes dos servidores foram parar no SPC. Bom lembrar que em todas essas ações negativas estava acompanhado do irmão, Roberto Bispo que, como ele, responde a processos por improbidade administrativa. Hoje Roberto é o diretor geral da AL.

NÃO É A PRIMEIRA

Para informação de Carlos Ferreira e até para não escrever o que não sabe, já houve pagamento na Assembleia com mudança de data, portanto, Luciano não é pioneiro e ele depende do repasse financeiro do Governo do Estado, porque nenhum legislativo gera receita. Está dada a dica e sem cobrar qualquer coisa.

DESRESPEITO AO PMDB

O presidente do diretório municipal do PMDB, deputado estadual Garibalde Mendonça, estranhou o episódio ocorrido na última segunda-feira, em que o deputado federal Fábio Mittidieri, em nome do diretório municipal do PSD, declarou apoio à pré-candidatura do deputado federal Valadares Filho (PSB). Para Garibalde, o ato se revestiu de uma atitude dissonante num ambiente político de partidos aliados, em que todos integram o mesmo projeto.

ESCOLHA

“Os partidos têm o direito de fazer o que acharem melhor para suas legendas, mas sempre entendi que, mesmo com alguns partidos da base aliada já tendo apresentado suas pré-candidaturas, o clima entre as agremiações fosse o de diálogo franco e sincero, cada um buscando o fortalecimento de suas candidaturas, mas sem a necessidade de atitudes exclusivistas”, disse Garibalde Mendonça.

CONTRARIADO

Quanto ao aspecto do PSD ter dito que a vaga de vice-prefeito poderia ser preenchida pelo PMDB, o deputado Garibalde Mendonça mostrou-se contrariado, pois considerou a atitude como um desrespeito ao seu partido, que tem nomes para apresentar como pré-candidatos, além de ser o partido do governador Jackson Barreto, condutor político do bloco aliado.

FATO CONSUMADO

Ainda sobre a indicação de um vice do PMDB, Garibalde Mendonça afirma: “Soou como se quisessem criar um fato consumado dentro do nosso bloco, ao qual teríamos que aderir por gravidade, mesmo assim, na condição de vice. Termina sendo uma atitude de menosprezo aos outros partidos. Não é assim que aliados fazem política numa mesma base. Não é desta forma que se conquista o apoio dos outros partidos aliados, inclusive aqueles que, como o PMDB, também possuem pré-candidaturas já postas, como é o caso de PT e do PCdoB”.

POSIÇÃO DE JACKSON

Indagado sobre a posição do governador Jackson Barreto sobre o episódio, Garibalde disse que ainda não conversou com o governador, nem com os membros da executiva do PMDB, à exemplo do secretário Benedito Figueiredo, de quem é muito próximo. O deputado ressaltou que como o próprio governador delegou a ele - na condição de presidente do diretório municipal do PMDB - a condução de conversas sobre a sucessão municipal, achou-se no dever de pontuar essa posição.

PANFLETAGEM

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem, realizou ontem, quinta-feira, 21, uma blitz educativa com panfletagem na avenida João Rodrigues, localizada no bairro Industrial. O objetivo da ação foi orientar a população sobre o combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite a Dengue, Zika Vírus e a febre Chikungunya. A ação contou com a parceria dos agentes comunitários de Saúde, dos agentes de endemias, dos apoiadores da região e do programa “Consultório na Rua”.

ORIENTAÇÃO

Segundo o gerente da USF Dona Jovem, Wellington Franca, todos precisam estar engajados nessa luta contra o mosquito. “Esse panfleto possui muitas informações sobre como combater o Aedes aegypti e é preciso orientar os moradores desse bairro também, pois todos precisam estar envolvidos nessa luta. Não adianta um fazer a sua parte e o outro não”, destacou.

CAMPANHA

Para o agente de endemias, André Ailton Evangelista, essa ação faz parte da campanha “Aracaju unida contra o Aedes aegypti”, que acontece até esta sexta-feira, 22. “Essa campanha está promovendo uma mobilização em toda a capital e hoje reunimos agentes de saúde e de endemias com os profissionais da unidade de saúde para passarmos orientações e distribuirmos os panfletos. Alertei muito a questão dos depósitos de água e das lavanderias, pois esses são os locais onde mais encontramos focos do mosquito”, explicou o agente.

DÚVIDAS

No panfleto, a população pode tirar dúvidas sobre os locais que podem acumular água e também traz dicas básicas de como evitar a proliferação do Aedes aegypti. Em casos de suspeitas de focos do mosquito, a população pode entrar em contato com a Ouvidoria Municipal de Saúde, através do número 156.

ARQUIDIOCESANO

Na manhã de ontem, quinta-feira, 21, alunos da Educação Infantil do Colégio Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus receberam os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) numa ação de palestra, vídeos e contato com amostras do mosquito Aedes aegypti. A iniciativa, que faz parte da campanha "Aracaju Unida contra o Aedes aegypti", objetivou tirar as dúvidas mais frequentes da criançada.

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com