Ato contra reajuste acaba em prisões no shopping

movimentoaumento passagem1Quatro integrantes da Frente Contra o Aumento da Passagem foram presos no início da noite de quinta-feira, 14, por policiais da Tropa de Choque, após terem entrado no Shopping Jardins. O clima ficou tenso na Praça de Compras e um dos integrantes do Movimento Não Pago, Demétrio Varjão, disse não ter sido a primeira vez que encerraram o ato na frente do shopping e que a manifestação foi pacífica. Já o comandante do Policiamento da Capital, coronel Luiz de Azevedo Costa Neto, destacou que pessoas encapuzadas e utilizando madeiras com pregos, reagiram e por isso foram presas.

“Nós estamos fazendo manifestações contra o aumento da tarifa de R$ 2,70 para R$ 3,10 desde o final do ano passado, sempre de forma pacífica. Hoje, iniciamos o ato na Praça Camerino e saímos em caminhada até o Centro. De lá, seguimos pela Av. Hermes Fontes até o Distrito Industrial de Aracaju (DIA). Como percebemos que tinha muitos guardas municipais, resolvemos encerrar o movimento na frente do Shopping Jardins, como já fizemos outras vezes. Mas, fomos reprimidos por policiais da Choque que prenderam quatro integrantes da Frente Contra o Aumento da Passagem e trouxeram aqui para a Delegacia Plantonista, aonde estamos aguardando a liberação”, conta Demétrio Varjão.

Indagado sobre o que os fez entrar no Shopping Jardins, Demétrio Varjão foi enfático: “O shopping é um espaço aberto ao público, uma cancela. Só entramos quando já havíamos encerrado o ato”.

Contraponto

O comandante do Policiamento da Capital, coronel Luis de Azevedo Costa Neto relatou que os policiais vinham acompanhando de longe a manifestação desde a Praça Camerino e que ao chegarem na frente do shopping, os manifestantes atearam fogo em bonecos infláveis.

“Nós já sabíamos da manifestação e estávamos acompanhando de longe, mas verificamos uma diferença dos outros atos. No de hoje, tinham muitos participantes encapuzados, usando coletes e com pedaços de madeira com pregos. Quando chegaram na frente do shopping, queimaram bonecos infláveis, nos aproximamos e para a nossa surpresa, eles resolveram entrar no shopping. Pense no susto das pessoas ao verificarem tanta gente entrando encapuzada e com pedaços de madeira com pregos? Foi quando entramos em ação para impedir, tomando os materiais, quatro deles reagiram e foram encaminhados à Delegacia Plantonista”, destaca.

O aumento da passagem está em vigor desde o dia 27 de dezembro, quando foi sancionado pelo prefeito João Alves, após aprovação na Câmara Municipal de Aracaju.

 

 

 

Fonte:Infonet

 

 

 

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com