A Defesa Civil estadual permanece em alerta por conta das chuvas que caíram na noite da última segunda-feira, 04, em diversos municípios sergipanos. Em algumas cidades, a exemplo de Lagarto e Poço Redondo, ocorreram quedas de árvores [por causa dos ventos fortes] e alagamentos. No município de Gararu também foi registrada chuva de granizo.
De acordo com o gerente de planejamento da Defesa Civil estadual, o coronel Alexandre Alves, a situação está sob controle. “Em cada município a gente tem uma Defesa Civil e temos acompanhado a situação de cada município através dos grupos. Até agora a informação é de que Lagarto choveu bastante, assim como Ribeirópolis, granizo em Gararu, mas nenhum tipo de anormalidade. O monitoramento está sendo feito e apesar de algumas ocorrências, nenhum município chegou a pedir a nossa ajuda. A defesa está a postos caso algum município precise”, informa.
Segundo os representantes da defesa civil de Frei Paulo e Estância, não houve novos incidentes nesta terça-feira, 05. “Aqui o tempo está nublado. As chuvas de ontem foram mais na sede de Frei Paulo, mas nada de anormal. Teve apenas chuvas com trovoadas”, conta Antônio Emídio Neto da Defesa Civil de Frei Paulo.
Já Paulo César Abreu, colaborador da Defesa Civil de Estância, orienta que em caso de necessidade, a população tente se abrigar em um local seguro. “Aqui teve chuva e vento forte, mas não teve a necessidade de pedir ajuda. A nossa orientação principalmente para quem reside próximo de rios é que em caso de necessidade, se abrigue em casa de parentes e entre em contato com a defesa civil”, diz.
Regiões da seca
Alguns municípios do sertão sergipano a exemplo de [Porto da Folha, Gararu, Poço Redondo, Canindé, Glória] apresentam situação de emergência por conta da seca. De acordo com o coronel Alexandre Alves, dessas ocorrências, o município de Canindé e Gararu apresentaram chuvas. “Desses municípios que margeiam o Rio São Francisco, o único que teve ocorrência foi chuva em Canindé e alagamento em Gararu. Ontem em Porto da Folha não teve chuva. A chuva foi um evento isolado que ocorreu em Canindé e que pode até se estender até a semana, mas ainda não o elimina da seca”, conta.
Fonte:Infonet