SAÚDE NO MERCADO
O secretário Municipal de Saúde, Luciano Paz, acompanhado da diretora de Atenção à Saúde, Gildete Maria Ávila, e da coordenadora do Programa Pró-Mulher... Pró-Família..., Patrícia Ribeiro, visitou o Mercado Governador Albano Franco para conversar com os comerciantes e verificar o local onde será instalado o serviço “Saúde no Mercado”. O objetivo da parceria, que será firmada com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) é ofertar atendimentos básicos de saúde aos feirantes e ambulantes. O diretor de Espaços Públicos e Abastecimento da Emsurb, Luiz Carlos Santos “Branca de Neve”, e a coordenadora dos Mercados Centrais, Heloisa Saraiva Santos, também participaram da visita.
ATENDIMENTO
De acordo com o secretário Luciano Paz, o serviço atenderá inicialmente os comerciantes que trabalham na área dos mercados. “Queremos acompanhar a saúde deles com procedimentos simples, pois na verdade eles têm pouco tempo para se dirigir às unidades de saúde. E a secretaria estando presente vai passar a acompanhar melhor a saúde dessas pessoas. Futuramente, nós iremos avaliar a possibilidade de estender o atendimento à população, pois são muitas pessoas que transitam por esta região do mercado diariamente, principalmente nos finas de semana. Precisamos estar aonde a população está e não ficar apenas nas unidades de saúde esperando que as pessoas compareçam, pois também temos que procurar os cidadãos”, ressaltou.
EM JANEIRO
A proposta é que ainda em janeiro, ocorra uma ação para ofertar aos comerciantes aferições de pressão arterial, verificações de glicemia, testes rápidos de HIV e Sífilis, exames citológicos e atendimentos médicos. “Ainda será avaliado quais os dias da semana que o serviço irá funcionar durante os outros meses, a partir da demanda e necessidade. Outra decisão é sobre a quantidade de profissionais que farão parte dessa equipe. Podemos começar atendendo apenas aos comerciantes, mas isso não impede que a gente vá ampliando aos poucos para posteriormente atender toda a população que frequenta o local”, acrescentou o secretário.
FUMACÊ
O carro fumacê, uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju e Governo do Estado, reinicia, a partir de janeiro, o trabalho de aplicação de inseticidas nos bairros de Aracaju. Desta vez, cinco bairros da capital receberão o primeiro ciclo de aplicação. Entre os dias 4 e 6 de janeiro o fumacê estará no bairro Cidade Nova, nos dias 4 e 5 no Santo Antônio, de 4 a 7 no bairro Santa Maria, de 6 a 7 no 18 do Forte, e nos dias 7 e 8 de janeiro o fumacê estará no 17 de Março. Lembrando que o carro circula no começo da manhã e no final da tarde, em horários apontados como mais propícios para a presença do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e febre Chikungunya.
TODOS CONTRA
Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante, mesmo com as ações em parceria com o Estado, é preciso que cada um faça a sua parte. “Temos os agentes fazendo seus trabalhos, indo até as residências, porém, cabe a cada pessoa se tornar um vigia de sua própria residência e até alertar vizinhos sobre os cuidados para que o mosquito não se reproduza”, destaca.
CAMINHADA
A Unidade de Saúde da Família (USF) Carlos Fernandes de Melo, localizada no bairro Lamarão, realizou caminhada e panfletagem contra o mosquito Aedes aegypti (transmissor da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya). A ação contou com a presença dos agentes comunitários de Saúde, agentes de Endemias, assistente social, enfermeiras e o Conselho de Segurança. Na ocasião, uma viatura da Polícia Militar também acompanhou a caminhada e colaborou na luta contra o mosquito. No último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), o bairro Lamarão pontuou 1.5 considerado médio risco (alerta). Durante a pesquisa, os agentes encontraram inúmeros focos dentro de lavanderias.
CONFRATERNIZAÇÃO
O PMDB - Mulher Estadual e o Municipal de Sergipe realizaram a confraternização de fim de ano que contou com a presença do vice Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, deputado Garibalde Mendonça, de Nilza Santana representando o Governador Jackson Barreto, grande parte dos filiados, lideranças políticas, familiares, amigos, entre ouros.
A confraternização marcou o encerramento das atividades partidárias anual organizada pelo segmento feminino, ocorreu em um sitio no bairro Santos Dumont, zona norte da capital. Imbuídas do espírito de fim de ano, as presidentes dos secretariados da mulher bem como o deputado Garibalde Mendonça reforçaram os compromissos com a população no ano que se inicia em janeiro.
AGRADECIMENTO
Garibalde Mendonça aproveitou a ocasião para agradecer ao Governador do Estado Jackson Barreto, aos secretariados estadual e municipal da Mulher, assim como aos demais segmentos peemdebistas, aos núcleos de base, à militância de modo geral, que acreditam numa nova política. “Meus parabéns a todas as peedebistas que desempenharam um belo trabalho, em 2016 nós pretendemos trabalhar e contribuir ainda mais para as transformações que a sociedade exige de cada um de nós”, reforçou o deputado ao destacar a importância e a responsabilidade do PMBD - Mulher de desenvolver verdadeiramente o melhor trabalho que Aracaju e o Estado já teve.
BABAÇÃO
Para a presidente do PMDB-Mulher, Avanize Madalena dos Santos, que esteve o tempo todo durante a festa ao lado de sua genitora, fez questão de enumerar em discurso as notáveis mulheres presentes no evento, inclusive a presidente do PMDB- Mulher Estadual, Acácia Calazans e de Nilza Santana representando o Governador Jackson Barreto, dentre tantas outras. “Foi um ano de intensa atividade principalmente com demandas criadas pelo PMDB- Mulher”, afirma Ananize Madalena, Ela também disse que a confraternização de fim de ano mobiliza grande número de membros do partido, que costumeiramente se reúnem para outras atividades de planejamento.
ROBERTO BISP
Comenta-se nas rodas políticas de Itabaiana que Roberto Bispo, irmão do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, não será o nome do grupo para enfrentar Valmir dos Santos Costa (Valmir de Francisquinho), PR, que tentará se manter no poder por mais quatro anos.
NEM PIZZA
O Diretório do Partido Socialismo e Liberdade de São Cristóvão/SE vem a publico repudiar o arquivamento do Relatório da CPI da Merenda e pela negativa dos vereadores seja da oposição ou seja da situação em divulgarem o teor das investigações. A tarefa da CPI era ouvir depoimentos, fazer diligências e levantar documentos sobre irregularidades e denuncias segundo a reportagem exibida pelo Conexão Repórter do SBT em junho deste ano, demonstrando que havia a atuação de uma quadrilha para superfaturar os preços das licitações da Merenda Escolar em nosso município. A denúncia é do professor Luís Alberto, dirigente do PSOL de São Cristóvão.
MANOBRAS
Desde o início o Diretório do PSOL de São Cristóvão acompanhou e rechaçou qualquer tipo de artifício para deixar de investigar plenamente as irregularidades apontadas. A missão desta Comissão era trazer a verdade dos fatos, doa a quem doer e é isso que esperávamos como resultado de todo o inquérito e com o relatório devidamente aprovado e encaminhado ao Ministério Público, com indicação de indiciamento dos possíveis envolvidos nas fraudes. Mas o que presenciamos na ultima sessão da Câmara Municipal foi uma manobra premeditada com a clara intenção de enterrar as investigações, onde sequer as conclusões do relatório da CPI foram lidas em plenário. Toda essa artimanha foi orquestrada pela base do prefeito no legislativo com a conivência do único vereador da oposição. Todos esses fatos deixam claro que o município de São Cristóvão precisa construir um polo de oposição de esquerda democrático, que não se submeta a acordões e negociatas e nem se renda as benesses do poder.
POPULARES
O PSOL apoia as iniciativas populares que estão se organizando junto às associações de moradores locais e conclama a toda a sociedade san-cristovense a repudiar o arquivamento do relatório da CPI e exigir a publicização imediata do conteúdo das investigações e o envio das denúncias ao Ministério Publico Estadual e Federal para o indiciamento dos possíveis envolvidos. Dependendo de nós, todo o Brasil ficará sabendo do ocorrido, através de nossas aguerridas figuras públicas, buscando as devidas providências junto aos órgãos competentes, visando que este absurdo que ocorreu em nosso pequeno município não possa mais se repetir em nenhum lugar de nosso imenso território nacional.