A Brigada Itinerante organizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Estadual da Saúde (Funesa), realizou ontem, 22, mais uma ação de prevenção e combate ao Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya. Durante os trabalhos, foram feitas visitas em casas e terrenos baldios para detectar - e destruir - os possíveis pontos de concentração das larvas do mosquito vetor.
“ As ações na região da Grande Aracaju estão sendo intensificadas por ter um alto índice de infestação do mosquito, e são executadas num trabalho conjunto entre os agentes de endemias dos município e o Exército Brasileiro. A finalidade é intensificar as visitas as residências e evitar a proliferação do inseto”, explica a gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá.
A Brigada Itinerante também é responsável por prestar orientações e realizar atividades educativas junto à população. “Durante a visita dos agentes de endemias aprendi mais sobre a importância de manter os locais que acumulam água sempre fechados e como lavar corretamente a lavanderia. Essas medidas ajudam a evitar a proliferação do mosquito”, falou a dona de casa, Maria Joana da Graça.
A Brigada Itinerante conta com um cronograma de ações que é previamente definido para garantir e atender a necessidade da população. “Amanhã, 23, a o grupo segue para o município de Pedrinhas, onde realiza mais atividade de combate ao mosquito Aedes aegypti. Vale lembra que os soldados do Exército Brasileiro e os agentes de endemias do município continuarão realizando ações em São Cristóvão”, finalizou Sidney Sá.
Ascom SES