TÁ DIFÍCIL
Não é impossível, mas vai ser difícil derrubar o prefeito Airton Martins, PMDB, que disputará a reeleição. Airton distribui quatro mil cestas básicas de alimentos e como a maioria do eleitor é carente, o voto será “fisgado” pela barriga. E é assim que caminha o Brasil.
ENCONTRO
Os deputados Garibalde Mendonça, PMDB, e Valadares Filho, PSB, conversaram sobre eleições municipais. O peemedebista é visto como um dos nomes do partido para disputar a sucessão e não teria que deixar a Assembleia, por conta do processo eleitoral.
VALADARES
O deputado federal Valadares Filho pode ser a aposta dos socialistas, para tentar vencer o pleito municipal de Aracaju. Tudo pode acontecer e até lá, muitas águas vão correr.
COMUNISTAS
O PCdoB sabe que a sua estrela maior é o ex-prefeito de Aracaju, o alagoano Edvaldo Nogueira, por isso as inserções do partido na televisão centram na administração de Nogueira e mostra ele falando. Isso faz com que o povo lembre que Edvaldo existe. Ele é o nome dos comunistas para tomar a PMA do engenheiro civil João Alves Filho, DEM, que sucedeu Edvaldo.
GEORGEO
Ninguém sabe se o deputado estadual Georgeo Passos, PTC, seguirá os passos políticos do avô Chico Passos e do pai Antônio Passos. Os dois foram deputados estaduais e prefeito de Ribeirópolis, onde detém forte influência política. Em tempo: Regina Passos (mãe de Georgeo) já foi prefeita da cidade. Tudo em família, do jeito que o povo gosta.
GETÚLIO VARGAS
Conforme orientação do secretário Luciano Paz, a Unidade de Saúde da Família (USF) Oswaldo de Souza, localizada no bairro Getúlio Vargas, realizou uma ação do Ceasa do bairro para beneficiar a comunidade local. A iniciativa faz parte das comemorações do Novembro Azul, campanha dedicada à saúde do homem. Foram realizados 132 testes rápidos de HIV e Sífilis, verificação de pressão arterial e glicemia, além de vacinação. A ação também contou com a parceria dos estudantes de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit).
TRABALHADORES
Seguindo metas do secretário Luciano Paz, o Programa Municipal de Saúde do Homem realizou uma palestra para os funcionários da empresa Rapidão Cometa. A ação faz parte da campanha Novembro Azul, dedicada aos cuidados com a saúde do homem.
ATENTOS
Segundo a coordenadora do Programa Saúde do Homem, Ana Carolina Miranda, os homens precisam ficar atentos para as principais doenças que, geralmente, atingem mais esse público. “A palestra serviu para orientar sobre os cuidados com a saúde, falando sobre doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, obesidade, assim como o câncer de pulmão e de próstata”, destacou.
JARDIM CENTENÁRIO
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através dos Programas Redução de Danos (PRD), DST/Aids, Saúde do Homem, Consultório na Rua e da Unidade de Saúde da Família (USF) Onésimo Pinto, realizou diversos serviços de saúde para cerca de 60 moradores do bairro Jardim Centenário. O objetivo da ação é atrair a população que não procura a unidade de saúde para receber atendimento. Foram realizados 198 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, além de vacinação de tétano e hepatite, verificação de glicemia e orientações sobre os cuidados com a saúde.
BAIRRO AMÉRICA
O movimento gerado pela campanha Novembro Azul, mês dedicado a saúde do homem, continua em todas as 43 Unidades de Saúde da Família (USF). A USF Joaldo Barbosa, no bairro América, promoveu uma manhã com diversas atividades de promoção à saúde, palestras sobre Câncer de Próstata, câncer de pulmão e saúde bucal. Foram distribuídos alguns kits de escovação e preservativos, além da oferta de procedimentos como aferição de pressão arterial e medição de glicemia.
EMURB
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa DST/Aids, promoveu uma intervenção de prevenção à saúde para os funcionários da sede da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Foram ofertados mais de 400 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B. A iniciativa faz parte das comemorações ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, que será celebrado no dia 1º de dezembro, e também das inúmeras parcerias que são formadas durante o ano entre o Programa DST/Aids e empresas que se preocupam com sua equipe de trabalho.
CÓDIGO COMERCIAL
O deputado federal e vice-presidente da CNC, Laércio Oliveira, apresentou na reunião com a Rede Nacional de Assessorias Legislativas (Renalegis) da CNC, os resultados da Missão Oficial nos Estados Unidos para tratar da apresentação dos principais pontos de alteração do projeto de Código Comercial brasileiro e também das principais reformas na regulação empresarial realizadas no último biênio no Brasil e no mundo.
INSEGURANÇA COMERCIAL
“Quando uma empresa quer investir em um país, ela analisa o ranking e os critérios para investir, a exemplo da burocracia, da carga tributária e a principal delas é a insegurança jurídica. O Brasil não tem segurança jurídica porque não tem o código comercial. Agora nós temos uma visão internacional de que estamos no caminho certo”, explicou o empresário e deputado federal Laércio Oliveira.