DUREZA
A crise está afetando os brasileiros e comprar, para quem tem juízo, só com muito planejamento. Celeste Maria da Conceição diz que cortou muita coisa, que nem sabe mais o que fazer todos os dias. Márcio diz que é preciso se adaptar e ficar atento as promoções e só comprar o necessário e substituir produtos e ele trocou a carne pelo frango.
SEM AUMENTO
O economista Rubens Dias comenta que o poder aquisitivo das pessoas não aumentou e o costume de consumir produtos caros e bens supérfluos, tem que mudar, para gastar menos.
EM DOMÍCILIO
Tem supermercado entregando as compras em casa, para o cliente gastar menos. Jonathan Souza, gerente de uma loja, diz que tem que fazer tudo para “fidelizar” o consumidor e tratar o melhor possível, para não perder a venda.
PESQUISAR
Com os anos de ver carestia, a aposentada Francisca Oliveira diz que só compra alguma coisa, depois de pesquisar bastante, para comprar mais por menos dinheiro. E ela é que está certa.
TAXISTAS
A briga entre taxistas da Grande Aracaju (capital, Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros) continua. Agora, os taxistas de outros municípios não podem mais pegar passageiros na Barra e de lá só saem em táxis do município. Gilvan Mecenas diz que o município protege seus profissionais e haverá fiscalização intensiva. O taxista João de Azevedo Aragão diz que melhorou. José Carlos Ferreira diz que está bom demais. E Gilvan Mecenas adverte que a primeira infração custa R$ 300,00 e quem reincidir, pagará multa de R$ 600,00 e se deixar o veículo no município, sem pagar a multa, vai ter que arcar com as diárias.
MUITO CARO
Sergipanos viajam menos para o exterior, por causa do custo do dólar. O gerente de uma agência de turismo Alberto Balbino diz que a turma tem optado por Fortaleza e Natal e Gramado (RS). Enquanto isso, Josimar Muniz garante que o cliente está redescobrindo o Brasil, porque fica mais barato. Balbino diz que criar atrativos e pacotes mais barato é a meta. Josimar diz que todo mundo quer vender e por isso existem planos de todos os tamanhos e bolsos.
REFORMA
Final de ano é época de reformar casa, mas com os preços nas alturas, o negócio é planejar, como fez o corretor de imóveis Márcio Leite disse que o bebê veio dentro do planejamento, mas a crise não. O pedreiro Antônio Luís dos Santos garante que as pessoas estão contratando menos serviços e os clientes reclamam dos preços e têm medo da crise. Vamos esperar melhorias em 2016.
TINTA
Um dos itens mais caros na reforma é a tinta, porque depende da importação de matéria-prima e com o dólar elevado, fica difícil. A restauradora Lizete Monteiro de Melo diz que faz o orçamento e o cliente desiste, por causa do custo. Joubert Silva, gerente de uma loja espera melhorar as vendas em torno de 15%. O engenheiro civil Airton Teles optou por uma loja que oferta um carro, por sorteio, para os clientes e espera ganhar o veículo. O empresário Aloísio Júnior não perdeu o otimismo e aposta no crescimento das vendas. Tomara.
DESPERDICIOS
O Governo Federal é mesmo um perdulário e incompetente. Uma prova disso são as obras abandonadas de imóveis que seriam postos de atendimento do INSS no interior. Em Boquim, o citricultor Edson Fraga lamenta que a obra quase no final, foi abandonada e terá que ser demolida. Isso é uma injustiça. Nosso dinheiro virou sucata. Outro posto foi abandonado e Maria Edvaldo Silva pensou que teria um posto perto. Foi engano meu e perco dia de serviço, para ir até Aracaju, conta.
SIMÃO DIAS
A irresponsabilidade dos gestores do INSS também é vista em Simão Dias, onde o mato toma conta do que seria um posto do Instituto. Ana Alves lamenta que tem que se deslocar para Lagarto, gastando dinheiro. É meio sofrido. Em Nossa Senhora do Socorro, Antônio Silveira diz que é lamentável ser os prédios sendo demolidos. Mais um elefante branco e isso nos entristece, lamenta Silveira.
DESMATAMENTO
Uma grande área está sendo desmatada e o aterro chega próximo do manguezal, mesmo sendo uma região de proteção ambiental. O terreno sai da Rodovia dos Náufragos até os bairros 17 de Março e Santa Maria. Karina Drumond diz que nunca viu uma área tão imensa com desmatamento e serviço de terraplenagem. Outros moradores garantem quem uma lagoa foi aterrada. A denúncia foi feita ao Ministério Público Federal e a construtora garante que tem licença para cometer o crime ambiental, segundo alguma pessoas.
DENGUE
Todo cuidado é pouco com o mosquito transmissor da dengue e Gilberto Oliveira garante que todo cuidado é pouco, porque a saúde é muito importante. Ele não sabe se contraiu dengue ou chikungunya. Taíse Cavalcante, coordenadora do Programa de Dengue de Aracaju, assegura que agentes trabalham, para acabar com o mosquito e alerta que água não deve ser armazenada, sem proteção, porque é fácil a proliferação do mosquito.
INTERIOR
A dengue também cresce no interior sergipano e a coordenadora do Programa de Endemias do Estado, Sidney Sá, garante que a Secretaria de Estado da Saúde tem colaborado com os municípios, para combater o mosquito transmissor, mas é essencial que cada um faça o seu papel. Dona Nivanda, por exemplo combate o mosquito transmissor, tampando as vasilhas com água.