Alunos do 24 de Outubro estão sem energia

colegio 24 de outubroA rotina dos alunos no Colégio Estadual 24 de Outubro, localizado no bairro Cidade Nova, está comprometida há pelo menos duas semanas, quando toda a eletricidade do ambiente escolar deixou de funcionar. Em decorrência do fato, os estudantes contam que não há água nos bebedouros, o lanche diário passou a ser broa de milho e, ao entardecer, tornou-se comum a troca de salas para poder concluir às aulas. De acordo com o grêmio estudantil, as aulas do período noturno forma suspensas.

Segundo Jardian Martins, vice-presidente do grêmio estudantil, a situação já está em patamar insustentável e os estudantes devem realizar um ato na próxima semana cobrando medidas tanto da escola, quanto da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (Seed). “Esse problema sempre existiu, mesmo após a reforma que houve na escola alguns anos atrás. A informação é de que todo sistema elétrico precisa ser trocado, e até agora não houve solução. Os alunos estão sem água, ventilação nas salas e trocam de salas no fim da tarde. Os mais prejudicados são os alunos da noite, pois como não está havendo aula, muitos deles já saíram do colégio”, relata o estudante Martins, representante da comissão estudantil.

A estudante Daiane Cunha também está incomodada com a situação e revela uma “recorrência” do problema na energia elétrica. “Desde o ano passado, quando entrei no colégio, a gente ouvia estalos, em alguns casos faltava energia. Já são quase três semanas que as aulas precisam ser interrompidas mais cedo [no turno da tarde] por causa da escuridão”, comenta a estudante, que prefere não ser fotografada.

Seed

Procurada para esclarecer a situação, a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou que o colégio possui recurso suficiente, além de autonomia para resolver a situação. Conforme o setor, a diretoria da escola tem acesso a três fontes de recurso, entre elas, a de suprimentos de fundos e, que, na soma geral, obtém um valor aproximado de R$ 72 mil.

A assessoria acrescenta ainda que a Seed aguarda que tão breve haja consenso entre a diretoria e conselho do colégio 24 de Outubro para solucionar a situação. “A secretaria só irá intervir na situação em última instância, ou situação grave. Se formos provocados, prestaremos apoio, mas é importante haver o consenso entre diretoria e conselho”, confirma o assessor Elton Coelho.

 

 

Fonte:Infonet

 

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com