CLÁUDIO “Botafogo” MESSIAS 12-10-2015

Claudio 2FOLGA

Os deputados estaduais não vão trabalhar nessa quarta-feira, mas terça tem sessão normal. Aliás, em todo país, os parlamentos estaduais estarão fechados para trabalhos legislativos.

AZOADO

Depois de presidir várias sessões extraordinárias, na semana passada, o presidente da Assembleia Legislativa encerrou uma delas e disse: convoco uma para logo mais terça-feira, no horário regimental. Dá para entender a razão de Luciano Bispo ter se atrapalhados. Formas várias propostas aprovadas na sessão. Afinal, ninguém é de ferro.

FÍSICA

Com orientação do secretário Luciano Paz, a  Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem, localizada no bairro Industrial, promoveu um dia com atividades físicas para os usuários atendidos pela Unidade. A ação teve o objetivo de marcar a abertura do Outubro Rosa, que é uma campanha mundial em combate ao câncer de mama. O evento também contou com a parceria do Programa Academia da Cidade e dos residentes do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit), através da preceptora Leane Carvalho.

CURSO

A Diretoria de Vigilância em Saúde, através da Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa), estará iniciando durante este mês de outubro o Curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos para os feirantes de três feiras da capital. O curso faz parte de uma regularização da Vigilância Sanitária para padronizar as feiras livres e capacitar os feirantes e tem a parceria da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsub) e da Concessionária Cotinguiba, que cuida das feiras livres na capital. Os feirantes do bairro Suíssa já receberam a visita dos profissionais da Covisa para realizar o cadastro do curso.

MISSA

Seguindo orientação do secretário Luciano Paz, a Unidade de Saúde da Família Oswaldo de Souza, localizada no bairro Getúlio Vargas, programou várias atividades, para comemorar seis anos de existência este mês. E para parabenizar a unidade, foi realizada uma missa, para os profissionais e usuários da Unidade. Na ocasião, foi realizado um sorteio de terços e bíblias, além de distribuição de lanches e bolo.

CAFÉ

Unidade de Saúde da Família (USF) Mazze Lucas, localizada no Santos Dumont, realizou um café da manhã para todos os profissionais da Unidade. O objetivo foi comemorar o Dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS),  celebrado dia 4 de outubro. Segundo a gerente da Unidade, Juliana Válido, essa foi uma forma de valorizar esses profissionais. “Eles precisam se sentir acolhidos e valorizados, já que são eles que vão até a comunidade para ouvir, agendar consultas e chamar a população para comparecer na unidade”, destacou. Este planejamento de integração entre servidores é uma das metas do secretário Luciano Paz.

CRIANÇAS

O secretário municipal de Saúde, Luciano Paz,  resolveu levar mais alegria para as crianças e promoveu várias atividades, a exemplo do que foi feito para as crianças do bairro América, que curtiram o Dia das Crianças. Música, lanches, brincadeiras e apresentações foram algumas das atrações dos pequenos. A ação foi promovida pela equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Joaldo Barbosa, que contou ainda com a parceria dos estudantes de Enfermagem da Unit e também da SMTT, que distribuiu panfletos educativos sobre os cuidados no trânsito para os pais das crianças. O evento também serviu para alertar as mães para a Campanha Outubro Rosa.

GAROTADA

Pipoca, algodão doce, pula-pula, brincadeiras, música e muito mais. Assim foram encerradas as comemorações do Dia das Crianças realizadas no Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O “Sons no SUS” contagiou a garotada, que participou da cantoria, a exemplo de Vitória dos Santos, de 10 anos. “Estou gostando muito da festa”, disse, de olho também no pula-pula. A criançada tem prioridade nas metas traçadas pelo secretário Luciano Paz.

POSITIVO

O secretário municipal de Saúde, Luciano Paz, está satisfeito com os resultados dos atendimentos nas unidades de Aracaju, graças à ampliação do horário de atendimento para até às 20h. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou no mês de setembro 22.724 procedimentos nas dez Unidades de Saúde da Família (USF), que funcionam em horário estendido, das 17h às 20h, durante a semana. Implantada há um ano, essa sistemática de consultas, exames e outros serviços médicos, vem facilitando a vida de centenas de aracajuanos que, por falta de tempo, estão aderindo cada dia mais ao atendimento no período da noite.

POSITIVO I

No ranking de serviços mais procurados estão as consultas com enfermeiros, com 3.970 atendimentos, e as consultas com médicos, com 3.658 casos, porém, a dispensa de medicamento gratuita (nas farmácias de dentro das USF) teve maior quantitativo de serviço, chegando a 9.857 procedimentos no mês passado. Os demais serviços são da ordem de: aplicação de vacinas, realização de curativos, administração de medicamentos, aferição de pressão arterial e de temperatura, entre outros serviços.

IDOSOS

A Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e do Trabalho (Sedest) e do Conselho Municipal dos Direitos e Proteção do Idoso (CMDPI), realizou a 1º Conferência Municipal dos Direitos e Proteção do Idoso. O evento aconteceu no auditório da Sedest (localizado na Estrada do Cristo, Nº 45),  e trouxe como tema central dos debates o “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa - Por um Brasil de todas as idades”.

VAIADO

Lá de Itabaiana me vem esta do amigo Carlito Ferreira de Jesus. Ele diz que o prefeito de Itabaiana, Valmir dos Santos Costa (Valmir de Francisquinho), foi vaiado em praça pública. Prefeito está se repetindo o que aconteceu com a deputada Maria Mendonça. Ela começou a receber vaia e perdeu a prefeitura. Isso aí prefeito. É que o povo cansou de suas mentiras , das festas que você acabou, dos remédios que não existem nos postinho de saúde.

MÉDICOS

Durante a primeira reunião realizada entre os representantes do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindmed) e alguns profissionais da rede municipal de saúde de São Cristóvão, desde que o prefeito Jorge Eduardo dos Santos (Jorjão), PSB,  assumiu a gestão municipal, a categoria apresentou sua proposta de reivindicação. Ainda não temos uma data estipulada para apresentar uma resposta à categoria, mas ela será realizada dentro do menor espaço de tempo possível, para que possamos oficializar um posicionamento, explica o secretário Fernando Rodrigues. A Prefeitura não informou sobre as reivindicações dos médicos.

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com