A greve dos agentes da Polícia Civil que teve início no dia 3 de agosto deste ano, que foi motivada pelo parcelamento de salários, foi declarada ilegal pelo desembargador de plantão Alberto Gouveia Leite. Essa decisão foi baseada em uma ação movida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão e da Fazenda contra o Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol), com o objetivo de suspender a greve, haja vista estarem em processo de negociação.
O desembargador, ao entender como ilegal o movimento dos agentes, determina a suspensão da greve sob pena de pagamento de multa diária no valor de R$ 1 mil até o limite de R$ 50 mil.
Por sua vez, mesmo entendendo o direito de greve que a categoria tem, a população pede que os policiais voltem às suas atividades para se sentir mais segura, visto que a violência é assustadora em nosso estado.
Apesar de ter decretado a greve ilegal o desembargador reconheceu o direito de greve e a força representativa da categoria por melhorias das condições de trabalho e por uma remuneração condizente com os serviços prestados.
Para o secretário Mendonça Prado, não há mais motivo para que a categoria fique paralisada visto que as reinvindicações foram atendidas, como: o pagamento da segunda parcela do salário de julho e a retirada de mais da metade dos presos em delegacias do estado onde existiam 580 homens nesta situação. 200 detentos em delegacias foram transferidos para o presídio de São Cristóvão e outros 100 para Nossa Senhora do Socorro. Outra solicitação dos grevistas era o aumento do efetivo e isso também já foi providenciado porque um curso de formação de 500 agentes de polícia civil e mais 100 escrivães vai começar até o fim de agosto, com previsão de duração de dois meses”, explica o assessor de comunicação da SSP, Renato Nogueira.
A diretoria do Sinpol deverá se reunir para avaliar a decisão do desembargador e tomar uma posição que não prejudique a categoria e nem a população.
Por Terezinha de Jesus Nascimento com informações de portais