Cláudio “Botafogo” Messias – 13 de agosto

ClaudioDINHEIRAMA

 A Prefeitura de São Cristóvão está com os cofres abarrotados de dinheiro, uma vez que o prefeito Jorge Eduardo dos Santos (Jorjão), segundo adversários, a mando do seu poderoso chefão ex-prefeito Armando Batalha de Góes, enviou para Câmara projeto de lei, criando 200 cargos em comissão.

 RAPIDINHO

 O presidente da Câmara de São Cristóvão, José Evaldo, outro pau mandado de Armando Batalha, coloca os projetos em votação, sem dar conhecimento com antecedência para seus pares. Às vezes, segundo a vereadora Gedalva do Umbaubá, eles ainda recebem cópias uma hora antes da votação.

 DESTRUIÇÃO

 PSOL, PMDB e PT se unem para barrar exploração imobiliária e outras irregularidades em Aracaju, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros. Não só contra o progresso, mas sim o abuso das construtoras que mandam e desmandam nas cidades.

  AFUNDAR

 O “molhe” e aterro de parte da praia Treze de Julho, em Aracaju, afeta drasticamente o balneário Atalaia Nova, em Barra dos Coqueiros. As águas já estão invadindo a Atalainha e outras áreas. Toda destruição é para garantir a tranquilidade dos ricaços em seus prédios de luxo na Treze. O pior é que o crime ambiental é pago com o dinheiro do pobre contribuinte que se arrebenta e não tem como impedir a ação criminosa.

 OPOSIÇÃO X SITUAÇÃO

 Na análise do vice-prefeito de Barra dos Coqueiros, Cláudio Barreto, o Ministério Público Estadual, às vezes, demora a tomar algumas atitudes nos municípios, porque vê uma reclamação do povo, como briga entre situação e oposição ao prefeito da cidade. Esta visão tem que mudar, para que o povo não saia perdendo.

 

 INFELIZES

Segundo Luís Antônio Boudens, vice-presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, 86% dos policiais federais não estão felizes com a atividade que desempenham. Falta de apoio psicológico e gestão ineficiente foram alguns dos problemas apontados por policiais no debate promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

 SUICIDAS

 De acordo com Luís Antônio Boudens, o vice- presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, nos últimos quatro anos, 20 policiais federais morreram em operação e outros 18 tiraram a própria vida, muito provavelmente por não aguentarem a pressão diária da profissão.

 PARALÍSIA CEREBRAL

Médicos ouvidos pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados apontaram um enorme déficit de atendimento de quem sofre de paralisia cerebral no Brasil. Segundo o quadro relatado, crianças esperam anos na fila de atendimento e, muitas vezes, chegam ao consultório com problemas que poderiam ser evitados. Além disso, o número de casos está crescendo, pois o avanço da medicina permite que bebês sobrevivam em condições muito complexas e, eventualmente, esses casos deixam sequelas da paralisia cerebral.

 APRENDIZES

Dois milhões de brasileiros com idades entre 14 e 17 anos trabalham de forma irregular. Esse número, apurado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), causou polêmica, em audiência pública da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) sobre propostas de redução da idade mínima para o trabalho. Atualmente, a Constituição proíbe o trabalho noturno, perigoso ou insalubre aos jovens com 16 e 17 anos. E permite, em caráter excepcional, a contratação do adolescente com 14 e 15 anos, desde que seja na condição de aprendiz. Tramitam na CCJ quatro propostas de emenda à Constituição (PEC 18/11 e outras) que autorizam o trabalho já a partir dos 14 anos.

 IRREGULAR

A secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Isa de Oliveira, foi quem forneceu os dados sobre trabalho irregular. Ela acrescentou que mais de um milhão de jovens com 16 e 17 anos trabalham, sem que seja como aprendizes e sem carteira assinada. Na faixa de 14 e 15 anos, a esmagadora maioria está na ilegalidade: dos 807 mil adolescentes que trabalham, somente 43 mil são aprendizes. Será que com um papel apenas dona Isa consegue acabar com menores viciados e traficantes? Trabalhar não é desonra e faz com que as pessoas entendam o que é responsabilidade. Não é escravizar, mas sim deixar que o menor exerça uma função e se profissionalize, sem deixar de estudar. Que tal uma jornada de cinco horas, diárias?

 POLÍTICAS PÚBLICAS

Nesta sexta-feira, 14, a partir das 7h, a Secretaria Municipal Executiva de Juventude, através da Casa da Juventude de Maruim, promoverá um minicurso de Políticas Públicas de Gênero. O curso tem duração de cinco horas com direito a certificado. A ação faz parte das comemorações pelo dia do estudante (11 de agosto) e pelo Dia internacional da juventude (12). As inscrições para o minicurso, ofertado em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães, devem ser realizadas nos dias 12 e 13 de agosto, quarta e quinta-feira, respectivamente, das 8h às 12h, na Casa da Juventude, situada na Praça João Rodrigues, ou ainda por e-mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.). As vagas são ofertadas para toda a comunidade.

  PROTAGONISMO

 NA sexta-feira, às 14h, a Casa da Juventude de Maruim promoverá uma mesa de debate sobre o protagonismo juvenil e sobre a representação estudantil com a participação de representantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES. Segundo a secretária executiva municipal de Juventude, Linei Pereira, a ação visa a inclusão do estudante nas ações junto à sociedade. "O objetivo da proposta é, além de orientar, incentivar a classe de estudantes acerca de seus deveres e direitos enquanto aluno, à prática cidadã e participativa dentro da escola e da comunidade."

  CINEMA

Após a mesa de debate, em Maruim, acontecerá o lançamento do projeto ‘Cine Casa da Juventude’, com a exibição do filme ‘De Menor’, que traz uma reflexão sobre a redução da idade penal. A mediação será da Frente Sergipana Contra a Redução da Idade Penal.

 

 

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com