Visando chamar a atenção das autoridades constituídas, uma caminhada em favor do autismo acontece neste domingo (6), a partir das 15 horas, no Arco da Orla de Aracaju. O dia mundial do autismo foi 2 de abril, quarta-feira. A organização do evento é da vereadora Thannata Equoterapia, que tem um trabalho exemplar com essas pessoas. Ela explicou, que a ideia é que haja uma reflexão por parte do setor público para que se tenha um tratamento melhor a essa gente. Estão nessa passeata, pais, autistas e todas as pessoas que queiram abraçar essa causa. Uma estrutura será montada para receber a todos, com água, adesivos, bonecos, banheiros químicos e outros, proporcionando o melhor.
De acordo com a Thannata, os meninos precisam de saúde e uma educação de qualidade para poder terem uma vida melhor. “Vamos conscientizar a todos a necessidade urgente de termos politicas públicas para essa classe”, disse a vereadora.
O que precisa de fato, segundo Thannata, é escolas de qualidades para acolherem os autistas, o que não tem em Aracaju. “Estou com um projeto na Câmara de Vereadores, para penalizar as escolas que se negarem a matricular um autista”, esclarece Thannata.
A vereadora conta que os autistas têm a maior dificuldade para viver, porque os planos de saúde não cobrem as consultas e, até os particulares não gostam de atendê-los. “O dia mundial do autista foi 2 de abril, porém, todos os dias eles enfrentam dificuldades. Em cada 36 crianças uma é autista”, comenta Thannata.
POLITICA
O vereador Isaac Silveira e líder do Governo na Câmara de Aracaju, quer uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito, para apurar cerca de R$ 135 milhões de multas que a gestão passada arrecadou. Ele quer saber para onde foi esse dinheiro. “Sou a favor dessa CPI e Isaac pode contar comigo. Durante 16 anos do governo passado e Aracaju não avançou”, disse Thannata.
Com relação aos ônibus elétricos, que a Prefeitura de Aracaju conseguiu para o transporte público, a vereadora disse que é um avanço na gestão da Emília Correia. Falou que, com isso, está dando dignidade ao povo aracajuano. “É um fato histórico e o primeiro passo para uma nova cidade”, finaliza a vereadora Thannata Equoterapia.
Reportagem, Raimundo Feitosa