A primeira pesquisa Genial/Quaest sobre a sucessão presidencial de 2026 mostra que, se a eleição fosse hoje, 55% da população não dariam uma nova chance a Lula. A apuração é a primeira pesquisa do instituto sobre a próxima eleição.
Na faixa que sempre liderava, das mulheres, houve inversão de apoio, 52% são hoje contra sua reeleição. Segue os segmentos que Lula ainda tem maioria: Ele tem apoio entre quem votou nele em 2022 (74% x 23%), no Nordeste (60% x 38%), entre quem ganha até dois salários mínimos (54% x 43%) e quem estudou até o Ensino Fundamental (54% x 44%). Entre as mulheres, segmento que tradicionalmente o apoia, 52% são hoje contra sua reeleição.
Em uma eventual disputa hoje, Lula venceria Tarcísio com 46% a 40%, o que significa no limite do empate técnico. A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 6 de maio e ouviu presencialmente 2.045 brasileiros de 16 anos ou mais em todos os Estados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
O presidente não tem sido respeitoso com as mulheres, ele disse nesta sexta-feira (10) ao perguntar a uma mulher, beneficiária do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), “quando ela vai fechar a porteira?”, questionando se ela pretende ter mais filhos. A mãe de 27 anos que foi contemplada com um imóvel do programa tem cinco filhos. No dia anterior no Rio Grande do Sul, Lula de forma preconceituosa, falou que a "máquina de lavar era algo muito importante para mulher", atrelando eminentemente ao trabalho doméstico.
“Quando eu entrego a chave para uma pessoa, aquela menina que tem um monte de filho, ela tem cinco filhos. Eu falei: ‘companheira, quando é que vai fechar a porteira, companheira? Não pode mais ter filhos, ela tem 27 anos de idade'”
Empate técnico entre Tarciso e Lula
Reportagem, Tulio Ribeiro
Deixe seu comentário
Mais noticias gazetahoje.com