Observando um número significativo de mendigo perambulando pelas ruas de Aracaju, três adolescentes resolveram se solidarizarem com eles. Foi então que nasceu a ideia de criar o Esquadrão Solidário, nome bem sugestivo para os objetivos das jovens. Daniele Leite, Yasmin Santos e Geovana Andrade, portanto, começaram a fazer um sopão para atender emergencialmente a necessidade daquela gente. Com muito amor e carinho, as adolescentes foram ampliando o trabalho e hoje, auxilia ongs e quaisquer entidades que façam um serviço de filantropia. O despertar das adolescentes está hoje com quatro anos de atividade solidária.
No último sábado, 6/4/24, o Esquadrão Solidário foi dar o suporte a Ong A Chave do Futuro, presidida por Evaneide Barroso, conhecida como Galega das Malvinas, que fez uma festa, em comemoração a Páscoa, onde distribuiu centenas de ovos. Lá, as crianças tiveram uma tarde e noite de lazer. Além do pula-pula, os meninos lancharam e se divertiram o bastante, algo raro na vida dos pequeninos.
“A gente faz isso com muito amor. Nosso coração fica feliz e agradecido a Deus por mais uma oportunidade que Ele nos dar de ajudar as pessoas carentes. Quando íamos ou víamos da escola observávamos aquelas pessoas necessitando de ajuda. Surgiu a ideia de arrecadar recursos para fazer uma sopa para alimentá-los”, conta as meninas.
Trabalho – O trabalho do Esquadrão baseia-se em pedir ajuda as pessoas para ajudar ao próximo. Através de WhatsApp tem contato com amigos e familiares. Dessa forma, se consegue recursos para levar aos outros. “Temos o apoio maior dos nossos familiares, bem como de gente, também solidária. Estamos Feliz”, contam.
Um dos sonhos das jovens hoje é ter uma sede própria, com um espaço grande para fazer as atividades. Elas querem colocar as ideias em prática para servir melhor ao próximo. “Vamos conseguir o nosso objetivo”, fortalece o Esquadrão, que em tempos de datas comemorativas levam solidariedade, a exemplo do Natal, São João, Carnaval e outras.
Por Raimundo Feitosa
Ovos de Páscoa para a garotada