Médicos do Huse salvam jovem durante cirurgia de alta complexidade

O trabalho em conjunto de dois médicos especialistas, na sala de cirurgia do maior hospital público de Sergipe, resultou no salvamento da vida de um paciente em estado grave. Trata-se do caso de B.H.S.O., jovem de 25 anos, que foi submetido a uma toracotomia exploradora, também conhecida como cirurgia de tórax, no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse).

O fato chamou a atenção por conta do aumento do efetivo profissional na unidade promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, que, no caso em questão, foi imprescindível para resguardar a vida do paciente. Os dois profissionais que atuaram na cirurgia, realizada no último sábado, 21, são especialistas em toracotomia exploradora e, segundo a referência técnica da torácica do Huse, Fernando Coelho, se tivesse apenas um profissional provavelmente essa cirurgia de alta complexidade não seria bem-sucedida.

“Ter dois cirurgiões da mesma especialidade no momento foi extremamente importante. Se tivesse somente um cirurgião torácico auxiliado por um cirurgião geral ou um cirurgião torácico auxiliado por uma instrumentadora ou um outro médico qualquer, muito provavelmente esse paciente não teria resistido e teria falecido no momento da cirurgia. Então foi de vital importância ter dois cirurgiões torácicos disponíveis no plantão para participar de um procedimento como esse”, avalia Fernando Coelho.

O superintende do hospital, Waltenis Júnior, destaca que isso é fruto dos investimentos que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, tem efetivado no Huse. Segundo ele, o fortalecimento dos serviços e a implantação de novas tecnologias na unidade ajuda as equipes assistenciais a desenvolver um trabalho de qualidademedicos 30 01 2023

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com