Acontece no próximo domingo, 20, no Sindicato do Fisco do Estado de Sergipe – Sindifisco, em Aracaju, a partir das 11h, a feijoada da resistência, organizada por duas instituições, a Sociedade de Apoio às Pessoas com Doenças Falciformes de Sergipe – SOAPAFI e a Associação Rosas Negras de Sergipe.
O objetivo do evento é fomentar discussões sobre os aspectos constitutivos dos valores coletivos, a partir de datas comemorativas que fazem referência a eventos históricos, conquistas importantes e lutas que ainda estão sendo travadas em prol de uma sociedade mais justa, inclusiva e acolhedora. “Durante o encontro haverá conversas com alguns baluartes da cultura sergipana sobre consciência política a partir das concepções ideológicas, estéticas e poéticas dos artistas e ativistas convidados”, conta Maria do Céu, da Associação Rosas Negras de Sergipe.
A programação será extensa, haverá a exibição do documentário ‘Aurora - Memórias de uma Rua’, do diretor Cinematográfico, Sérgio Borges; exposição e venda de artesanatos, cordéis, livros, a exemplo de ‘Brado Livre’, do jornalista Enoque Araújo, além do som acústico do cantor, compositor e luthier, o sergipano Nino Karvan, também a apresentação do grupo “Samba de Moça Só” que é uma formação de samba integrado somente por mulheres musicistas, cuja trajetória artística busca a difusão e a valorização do trabalho feminino, através da memória do samba, se apresentam com liberdade e resistência, criando novas referências socioculturais para vivermos com mais igualdade.
Segundo Zuleide Franco, da SOAPAFI, a feijoada da resistência será marcada pela valorização da cultura afro-brasileira motivada pela busca da igualdade e pelo direito de existir, “por meio de reflexões que faremos sobre o racismo estrutural presente nas mais diferentes formas de sociedade”.
Para participar do evento, você pode adquirir seu ingresso no valor de R$ 20,00, através do Whatsapp: (79) 98848 – 7627.