Cláudio “Botafogo” Messias – 13 de julho

ClaudioCONTRA

O conjunto CFESS/CRESS sempre esteve na vanguarda dos principais debates públicos no país, se posicionando em defesa dos direitos humanos e participando ativamente do processo de construção do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente. Na conjuntura atual, em que setores conservadores se organizam para retirar direitos de meninos e meninas brasileiros, ao propor a redução da maioridade de 18 para 16 anos, o Conselho Regional de Serviço Social 18a. Região (CRESS/SE) reafirma sua posição contraria à medida e passa a integrar a Frente Estadual Contra a Redução da Maioridade Penal.

LANÇAMENTO

O lançamento da Frente Estadual Contra a Redução da Maioridade Penal será nesta segunda-feira, 13, um dia emblemático: quando o Estatuto da Criança e do Adolescente completa 25 anos de promulgação. A solenidade de lançamento ocorre às 7h, na sede cultural do Sindijus, localizada na Rua Arauá, 168. A frente é um fórum unitário de organização e mobilização de dezenas de entidades sociais, sindicais e movimentos sergipanos contrários à redução da idade penal e é fruto de uma série de articulações que estão sendo feitas em todo o país em torno do tema.

ESGOTO

Alguns prefeitos resolveram inovar e como sempre o melhor caminho é meter a mão no já quase vazio bolso do pobre, através da criação de taxas. E não é que em alguns municípios querem implantar a taxa de rede esgoto. Agora vocês analisem taxa de rede de esgoto, aumento estupido da TIP e IPTU , eu quero que seja mentira porque o povo não aguenta mais imposto , mais ainda tem gente que tudo que alguns prefeitos fazem, diz está certo. Tem contribuinte com lista do que falta nos postos de saúde, por exemplo, e toma lá: gases, esparadrapo, losartna, pomada para curativo, soro fisiológico, fralda, omeprazol, fita de glicemia e o mais grave médico. Se eu falar todas as faltas dar um livro, esse é o prefeito que veio só para tirar foto e mangar da população, diz o revoltado, garantindo que esta “fartura” é quase todos os 75 municípios sergipanos.

MUTIRÃO

As estatísticas mundiais indicam que diariamente milhares de pessoas passam fome. Pessoas que não têm acesso à educação, a oportunidades de emprego e, devido à desigualdade de renda entre outros fatores sociais e ambientais, não têm os recursos para suprir suas necessidades básicas, incluindo o alimento. Com o propósito de amenizar o sofrimento dessas pessoas, a Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) realiza desde o ano de 2010 o projeto Mutirão de Natal. Primariamente desenvolvido para prover uma ceia de natal digna, atualmente o mutirão é realizado no decorrer de todo o ano porque a fome não espera até dezembro.

 

LANÇAMENTO

A IASD fará o lançamento oficial do Mutirão de Natal 2015 no próximo dia 14 de julho às 19h no ginásio de esportes Constâncio Vieira com a arrecadação de mais de três toneladas de alimentos não perecíveis que serão doados ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC-SE), asilo Rio Branco e Casa Santa Zita. A previsão é de que até dezembro as 240 congregações adventistas no estado de Sergipe arrecadem cerca de 250 toneladas de alimentos. Durante o evento será realizado um show gospel com o Grupo Prisma Brasil. Os ingressos já estão à venda na loja Planeta Gospel, localizada na Rua Santo Amaro, 40, Centro e na Loja Multibom da Rua Jorge Pereira Porto, 200, bairro Salgado Filho.

LAURO ROCHA

Depois que o empresário tomou de “assalto” o PSDB diversas lideranças começam a avaliar se vale a pena se misturar. Alguns já pensam em voar do ninho tucano, buscando coisa séria. O primeiro a bater asas foi o ex-prefeito de São Cristóvão, Lauro Rocha de Andrade. Ele assinou sua carta de desfiliação do partido, após a mudança no comando estadual. Lauro optou junto ao seu grupo deixar a sigla.

MAU CONSELHO

Enviaram-me uma foto do Chevrolet Spin 1.8L MT LT 2014/2015, de placa policial QKQ-75-91-Sergipe. Até aí tudo bem. Um carro comum, em Aracaju. O problema é que este veículo pertence ao Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Itabaiana e, segundo me dizem, viaja mais para a capital sergipana do que os táxis do munícipio e não é para pegar ou levar criança e sim servir aos interesses de alguém do Conselho. Isto está certo? Eu tenho a foto do carro.

CONDOMÍNIO

Olhem só o bilhetinho que me mandaram sobre o veículo do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Itabaiana: “Carro do Conselho Tutelar de Itabaiana foi visto ontem em um condomínio em Aracaju, próximo ao Extra. Isso não é a primeira vez. O carro e pra está a disposição no Conselho e não passeando. Quem será que estava com o carro do Conselho? Será que era um funcionário? Sei que o Ministério Público vai apurar.

IDADE

Buscando fortalecer a defesa dos direitos das crianças e adolescentes e demonstrar que são possíveis e necessárias políticas de cultura, educação e lazer como forma de prevenção e enfrentamento à violência, articulações contra a redução da idade penal de 18 para 16 anos estão se formando e organizando atividades em todo o país. Seguindo essa mobilização nacional, em Sergipe, nesta segunda-feira, dia 13, será lançada a Frente Estadual contra a Redução, fórum unitário de organização e mobilização de dezenas de entidades e organizações da sociedade sergipana contrárias à redução da idade penal. A atividade de lançamento acontecerá às 7h, com local ainda a confirmar.

ANIVERSÁRIO

Nesta segunda-feira, a partir das 13h, na Praça Fausto Cardoso, acontecerá um Ato Lúdico em alusão aos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Com atividades culturais e artísticas - como oficinas de stencil, batucada, turbantes, educomunicação e cartazes, apresentações de dança, percussão e varal de poesias – o Ato pretende envolver jovens, adultos, crianças e adolescentes de todas as idades e de diversas regiões de Sergipe. Após o Ato Lúdico, por volta das 16h, as entidades que constroem a Frente Estadual contra a Redução sairão em caminhada pelas ruas e avenidas do Centro de Aracaju, distribuindo materiais sobre o tema e dialogando com a população sobre a importância do ECA para os direitos de meninos e meninas, sobre quais medidas previstas no Estatuto ainda carecem de plena efetivação por parte do Estado e sobre quais os impactos e consequências de uma possível redução da idade penal.

DIREITOS

De acordo com Lídia Anjos, articuladora do Movimento Nacional de Direitos Humanos, uma das entidades que integra a Frente Estadual contra a Redução, o objetivo das atividades  desta segunda-feira, 13, é apresentar caminhos e possibilidades que garantam os direitos de crianças e adolescentes e não os criminalizem. “Queremos demonstrar que o caminho é investimento real na cultura, no lazer, na educação, pois atualmente as periferias e os municípios carecem de equipamentos públicos de cultura. Além disso, os orçamentos destinados a essas áreas são muito reduzidos. Por isso, durante todo o dia 13 queremos atrair a juventude para proposta emancipadoras, mas ao mesmo tempo afirmar que é dever do Estado executar políticas públicas garantidoras de direitos”, disse Lídia.

CRIANÇADA

Enquanto uns tiram o doce das crianças e a oportunidade uma infância decente, temos, na contrapartida guerreiras como a Iracema Maynard e por isso é que reproduzo a sua mensagem. “Oi amigos e amigas do face, comecei a campanha do Dia da Criança. São 400 crianças na Atalaia Nova e vamos ter pula-pula, cama elástica, piscina de bolinha, recreadora, algodão doce, pipoca, cachorro quente, e refrigerante e uma tarde de lazer> Não queremos dinheiro e sim pagos os produtos e receberemos os brinquedos. É só ligar, para entrarmos em contato. O telefone é 98432424. Também é zap. Se cada amiga ou amigo ajudar em alguma coisa, conseguirei fazer uma festa linda para as crianças da Ilha (Barra dos Coqueiros), conto com vocês…Obrigado...

PRONATEC

Quem quiser participar dos cursos ofertados pelo Pronatec tem chance de inscrição neste dia 14 e no próximo dia 20, segundo o coordenador do programa, Marcos Vasconcelos. Os cursos serão ministrados nos municípios de Aracaju, Estância, Itabaiana e Propriá e as aulas terão início no dia 10 de agosto. As áreas de aprendizagem para quem participou do Enem em 2014, são logística, orientação comunitária, informática, informática para internet e programação de jogos. São 1.400 oportunidades de qualificação. A terceira inscrição é pela ordem de inscrições pelo site.

 

Claudio

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com