Conseguiu o primeiro estágio?

 

Confira dicas para aproveitar a experiência ao máximo

Por: Camilla de Assis 

estagioComo você já deve saber, estagiar é um passo básico e bastante importante para o seu desenvolvimento profissional. Afinal, essa etapa representa a sua primeira experiência no mercado de trabalho e proporciona a oportunidade de testar suas habilidades, experimentar novas áreas e formar uma rede de contatos para a sua futura profissão. Mas existem algumas atitudes que podem acabar te atrapalhando durante este processo e, por isso, devem ser evitadas. 

 Quer saber quais são? Então continue a leitura!

 Ter medo de fazer perguntas

 Por medo de incomodar os superiores ou parecer inexperiente, muitos estagiários deixam de perguntar quando têm alguma dúvida. No entanto, não se preocupe com esse tipo de coisa, a curiosidade costuma ser enxergada como algo positivo nas empresas e demonstra a sua vontade de aprender. Portanto, deixe o medo de lado e tire todas as suas dúvidas, combinado? Até porque, se você deixar de perguntar, pode acabar executando a tarefa de forma errada e, aí sim, causar má impressão aos chefes e colegas. 

 Atrasos frequentes

 O comprometimento é uma outra característica bastante valorizada no meio profissional, nada de atrasos, okay? Pode parecer algo bobo atrasar apenas cinco minutinhos, mas as pessoas prestam muita atenção ao horário em que você chega e sai da empresa. 

 Claro que imprevistos acontecem, mas a pontualidade deve ser levada a sério. Mantenha a sua rotina organizada, cheque os horários dos ônibus ou metrô e evite atrasos. É sempre bom lembrar que todos ali presentes serão seus colegas de profissão e demonstrar profissionalismo desde já pode te garantir um emprego no futuro.

 Falta de atenção ao comportamento

 Se você quer ter sucesso na sua experiência de estágio, evite ficar batendo papo nos corredores da empresa por um longo período de tempo, procure se ocupar com as suas atividades profissionais, tá bom? Outro ponto importante é evitar brincadeiras que podem ser mal interpretadas, como colocar apelidos de mau gosto nos seus colegas de trabalho.

 Preste bastante atenção também ao tipo de roupa que você escolhe para trabalhar. Se vista de maneira adequada: roupas limpas, desamassadas e formais, na medida que a sua profissão exige, claro.  

 Evite usar o celular para fins pessoais, nada de ficar papeando no WhatsApp, tá? Acessar o smartphone no horário do trabalho não é um problema em si, mas deixar de cumprir suas atividades por conta disso, sim! Tudo em exagero pode se tornar negativo.

 Se distanciar dos colegas 

 O tempo de estágio acabou e você não conseguiu ser efetivado? Olha, em momentos de crise e instabilidade econômica, como o que estamos vivenciando, as vagas de trabalho costumam diminuir, mas continue conversando com os colegas da empresa! Uma forte rede de contatos pode fazer a diferença na hora de buscar uma colocação no mercado de trabalho, por isso, fale com eles com uma certa frequência. Dessa forma, você vai se manter informado sobre abertura de vagas e tem mais chances de conseguir um emprego tanto na empresa que você estagiou como também em outras.

 O sucesso te aguarda!

 Gostou das dicas? As coloque em prática e aproveite ao máximo o seu primeiro estágio! Com muito esforço e comprometimento é possível chegar onde você mais deseja. Boa sorte!

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com