Mãe de autista cria sistema próprio de intervenção para filho e ensina pais e profissionais como usá-lo

autistaApós receber diagnóstico de autismo do filho, a mãe Aneida Fulsoang decidiu pesquisar o assunto e hoje é referência nacional no tema atuando como palestrante, escritora e conselheira internacional da Onda-Autismo (Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas)

Cuidar de um autista não é tarefa fácil, muitas vezes as mães e os pais não sabem de que forma podem contribuir para a evolução dos seus filhos. Foi o que vivenciou Aneida Fulsang, mãe de um adolescente de 15 anos que possui autismo de severidade 3, considerado um grau grave, o que a fez criar e desenvolver um programa próprio de intervenção para o desenvolvimento do seu filho Ejner.

Após receber o diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) Aneida passou a estudar o assunto se tornando uma pesquisadora, escritora, palestrante e conselheira internacional da Onda-Autismo (Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas). Foi quando desenvolveu “Autismo: oficina com Ejner” um treinamento a distância que visa auxiliar no avanço das habilidades das crianças e adolescentes com autismo, em especial os de grau de severidade 3.

Voltado tanto para pais quanto para os profissionais que querem entender de que forma podem expandir os tratamentos para o dia a dia da família, o estudo tem como diferencial o apoio individualizado através da observação de cada participante, com base nas suas necessidades especificas.

A trajetória de Aneida Fulsang começou quando um grupo de mães sugeriu que ensinasse sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa por meio de suas redes sociais. “Venho me dedicando a ajudar famílias e profissionais que lidam com o autismo desde o momento em que comecei a sentir a necessidade de compartilhar as aprendizagens e o desenvolvimento do meu filho Ejner”

APRENDENDO A APRENDER COM EJNER

A escritora Aneida Fulsang lançou no ano de 2018 em várias cidades do Brasil o livro Autismo – Aprendendo a Aprender com Ejner onde relata as experiências e conquistas do seu filho a partir das descobertas de uma mãe atenta e criteriosa.

Uma viagem para quem excursiona pela realidade do espectro autista - seja por uma relação familiar ou profissional – através de experiências cheias de amor e competência teórica. É o primeiro de uma série livros que discute o autismo e os métodos de tratamento para ajudar famílias, profissionais e a sociedade em geral a entender o transtorno e a melhorar a qualidade de vida de seu portador, trazendo à tona, algumas desordens sensoriais típicas do autista e os meios de diminuí-las.

“O conteúdo, colocado de forma clara, prazerosa e didática, contém informações muito úteis sobre as alterações sensoriais presentes na maioria das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As ilustrações são belíssimas. A leitura ajuda na compreensão de muitos comportamentos aparentemente espontâneos que observamos nestas pessoas", disse o doutor José Salomão Schwartzman, atuante no Brasil na área da neurologia da infância e adolescência.

ANEIDA FULSAN

Aneida Fulsang nasceu em Patos, na Paraíba, e mora há cerca de 20 anos nos Estados Unidos onde é casada com Eric e mãe de Eric Jr, Ejner e Ejvin. Profissional do Comércio Exterior atuava como fashion designer até o diagnóstico de autismo severo de Ejner.

Como uma boa nordestina, não esmoreceu ante as adversidades e, dentre tantos desafios que lhes foram impostos, criou o programa individual do filho onde ensina para pais e profissionais de todo o Brasil, o que passou a ser sua missão de vida.

AUTISMO

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma patologia que vem despertando a curiosidade de muitos estudiosos da área de desenvolvimento e aprendizagem. Atingindo 1% da população mundial, esta condição trata-se de uma disfunção sensorial que afeta a forma como o sujeito percebe o mundo e seus estímulos, comprometendo a interação social, a comunicação e, por conseguinte, todas as interrelações que são impostas a qualquer ser humano em suas mais diversas nuances.

Apesar de afetar a condição neurológica de seu portador, este transtorno ainda tem causas e diagnóstico bem obscuros, constituindo-se em uma sentença bastante cruel para aqueles que precisam se deparar com esta realidade. Felizmente, há aqueles que, diante de ações bem-sucedidas se importam em compartilhar e assim abreviar este percurso cheio de dúvidas e sofrimentos.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Instagram: @ejner_autismo

Facebook e Youtube: @ejner4autism

PALESTRAS ONLINE

1 - O autismo no pós-pandemia. O que podemos tirar de aprendizado desse período?

2 - Os graus do autismo. Quais as diferenças de cada um?

3 - A importância de ter um Plano de Ensino Individualizado (PEI)

4 - “Eu não aceito que meu filho é autista". Como lidar com a aceitação em um mundo cheio de preconceitos?

Assessoria de Imprensa:

Leane Fonseca (84) 99111-8404.

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com