Sindicato denuncia deficiência no Samu em Sergipe

samu adilsonFalta de médicos nas Unidades de Suporte Avançado (USA) e ambulâncias quebradas estão dificultando a atenção aos pacientes que necessitam do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no interior do Estado. A denúncia volta a ser feita pelo Sindicato dos Condutores de Ambulâncias do Estado de Sergipe (Sindconam/SE), Adilson Ferreira Melo.

De acordo com Adilson Melo, das 59, cerca de 25 ambulâncias apresentam falha mecânica, o que tem dificultado a prestação do serviço. O atendimento se agrava ainda mais, segundo Adilson Melo, em decorrência da escassez de médicos para operar nas Unidades de Serviço Avançado (USA).

Como consequência, segundo o presidente do Sindconam, cerca de 50% das 36 bases do Samu estão sendo afetadas. “A gente já vem denunciando isso há muito tempo e até agora nada foi feito”, revela Adilson Melo. As denúncias do sindicalista foram confirmadas por funcionários da base de Propriá.

Segundo o funcionário, que prefere o anonimato para evitar supostas represálias, o Samu parou neste fim de semana na região de Propriá por falta de médicos. Como consequência, segundo o funcionário, as ocorrências receberam assistência das unidades da base de Capela ou de Rosário do Catete que foram deslocadas para atuar naquela região.

Samu

Através de nota, o Samu Sergipe informou que de acordo com a superintendente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), Conceição Mendonça, seis médicos são mantidos diariamente na Central de Regulação do Serviço e 14 nas Unidades de Suporte Avançado (USAs) que circulam em todo o território sergipano, inclusive em Aracaju.

A nota diz ainda que esses últimos, por sua vez, só não se encontram em atuação nas ruas quando as ambulâncias utilizadas estão em manutenção, e que em função do uso ininterrupto desses veículos, cerca de 20 viaturas passam por reparos diariamente, em todo o Estado de Sergipe, o que segundo Conceição, não aponta para a desassistência da população que necessita de atendimento pré-hospitalar móvel no Estado. A nota afirma que todas as regionais, em Sergipe, continuam recebendo a cobertura assistencial do Samu, seja com equipes de suporte básico ou avançado.

A nota explica também que o Samu 192 Sergipe aguarda envio de viaturas por parte do Ministério da Saúde (MS), estando a unidade, gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), aguardando a conclusão de trâmites burocráticos.

 

 

 

Fonte: Infonet Cássia Santana

 

 

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com