MARTELO
O governador Jackson Barreto disse ao diretor de Comunicação do SINTESE Joel Almeida que a audiência para dialogar sobre reajuste de piso e corte de ponto deve ser com o vice-governador, Belivaldo Chagas. Mas, nas duas vezes em que o sindicato foi recebido pelo vice (que também é secretário de Estado da Casa Civil) o mesmo disse ao SINTESE que quem bate o martelo é o governador.
BARRADOS
Professores foram impedidos pelo Governo do Estado de entrar na Escola Estadual Alceu Amoroso Lima, no bairro Aeroporto, que foi reinaugurada, e no Instituto de Educação Rui Barbosa. Diante disso, houve crítica da presidente do Sintese.“A ação do governador Jackson Barreto em impedir nossa entrada é um completo absurdo. Eu estudei nessa escola, lecionei nessa escola e agora sou impedida de entrar. O Governo de Sergipe está se mostrando cada vez mais autoritário, que não se importa com o magistério e a educação em nosso Estado e que não está aberto para o diálogo”, disse Ângela Maria de Melo, presidenta do SINTESE.
ENGANOSA
O Juiz Federal Renato Coelho Borelli, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, deferiu decisão liminar classificando como propaganda enganosa a campanha publicitária veiculada pelo governo federal em TV, rádio, jornal e internet sob a justificativa de apresentar à população o ajuste fiscal. Veiculada em maio em TV e rádios e ainda mantida no site da Secom, nos portais e blogs governamentais, a propaganda prestou informações falsas sobre o país e apresentou como verdadeiros fatos irreais, o que motivou a ação civil pública impetrada pelo PSDB em maio.
REALIDADE
O Renato Coelho Borelli sobre a propaganda do Governo Federal afirma que a propaganda não retratou a realidade do país ao apresentar aos brasileiros inverdades como, a garantia de direitos trabalhistas e ao responsabilizar a seca do Nordeste pelo aumento da tarifa de energia elétrica, entre outros. Nas palavras do juiz, a campanha publicitária do governo federal feriu os “preceitos éticos e da moralidade administrativa, além de desrespeitar os princípios da honestidade, da boa fé e da lealdade dos agentes públicos”. Acrescenta ainda que “o governo federal ofende diretamente os princípios basilares da boa administração pública”.
ENGANADOR
Durante a solenidade de reinauguração da pintura da Escola Estadual Alceu Amoroso Lima chamou a atenção dos professores o fato do governo inaugurar a pintura da escola enquanto outros pontos da unidade de ensino necessitam urgentemente de atenção. Um deles é a quadra de esportes da escola que está totalmente abandonada, o mato crescido dentro do prédio e o muro que está com problemas.
TERMINAL
O Terminal de Integração localizado em frente ao campus da Universidade Federal de Sergipe, no município de São Cristóvão iniciou obra, que teve assinatura da ordem de serviço no dia 15/09/2014 com prazo para entrega de 5 meses, até hoje, já tem mais de 08 meses e terminal não foi entregue. Cadê o dinheiro e por que parou a obra? Será que tem superfaturamento? Está na hora de uma investigação, para descobrir se os ratos comeram a grana.
DONA SULA
De 10 a 17 de julho acontecerá o III Encontro Cultural de Barra dos Coqueiros numa promoção do Instituto Dona Sula, que tem como idealizado o músico e professor José Cláudio Barreto (Cláudio Caducha), que também é vice-prefeito da cidade.
INAUGURAÇÃO
No último dia 17 de junho, portanto, parece que foi ontem, o Movimento Não Pago informou que fez a retirada dos tapumes com a colaboração dos estudantes e juntos realizaram uma 'inauguração popular' do terminal. Mas no dia seguinte a Prefeitura de São Cristóvão fechou o terminal e a população volta a ficar no sol e na chuva.
SEM PLANEJAMENTO
A tal da reforma do terminal de ônibus em frente a Universidade Federal de Sergipe, em São Cristóvão, foi feita sem nem um planejamento para atender as centenas de trabalhadores que passa pelo terminal todos os dias ficando completamente fechado por 8 meses. Ninguém esta contra a reforma e sim a forma que aconteceu poderia ter um pouco mais de planejamento e não fechar o terminal 100% para reforma, fecharia 50% para reforma e deixava os 50 para o bem estar da população ao finaliza reforma de 50% do terminal abriria para população e fecharia a os outros 50%.
CADÊ OS 10%
É bom lembrar que a obra do terminal de ônibus em frente a UFS iniciou na gestão da então prefeita Rivanda Batalha, que renunciou depois de ser denunciada por ficar com 10% do valor de cada obra paga pelo município. O empresário que não desse a merreca de milhões ou milhares de reais, não recebia pelo serviço executado. A moça pediu o boné e está solta. Eita Brasil bão sô, diz um cabra meu amigo, que toma sol e chuva, esperando o casamento da raposa com o gatuno no terminal. Mas andam dizendo por ai que hoje, dia 26, o terminal será inaugurado. E aí será que a empresa pagou os 10%, para entregar a obra e receber pelo serviço?
FORROZÃO
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do município de Maruim promoveu mais uma edição do ‘Forró da Inclusão’. A festa aconteceu no Clube municipal João Gonçalves Santos.
Cerca de 70 usuários do Caps participaram do momento de confraternização. Assistidos dos municípios de Rosário do Catete e de Santo Amaro das Brotas, que são atendidos em Maruim, também participaram da festa junina.
INCLUSÃO
A coordenadora do Caps de Maruim, Weidy Kraziany, destacou a importância da realização do ‘Forró da Inclusão’. “O evento tem como objetivo a integração dos assistidos, bem como promover o entretenimento”, afirmou. Brincadeiras, danças, comidas típicas e outras atividades juninas fizeram parte do ‘Forró da Inclusão’.
COMPARAÇÃO
Pelo menos, até agora, o que se comenta é que em termos de animação e tranquilidade o Arraiá do Povo dá de mil a zero no ForróCaju. É mesmo uma batalha política. A laranja está azeda, então chupe lima, que o gosto é suave e sem o fedor do mercado.