A operação chamada de “Urubu de Baixo” e “Pacificação”, composta por cerca de 120 homens da Polícia Federal e 50 policiais civis de Sergipe desarticulou, nessa madrugada, quatro associações criminosas que agiam na região do baixo São Francisco. A quadrilha era responsável por homicídios (com características de extermínio), roubos, tráfico de drogas e comércio ilegal de armas e munições.
As polícias seguiram para a cidade de Propriá, sede da organização criminosa, para cumprir 21 mandados de prisão, 30 de busca e apreensão e 04 de condução coercitiva. A ação contou com ajuda do helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (GTA).
Onze pessoas tinham sido presas nas primeiras horas da manhã e entre elas, um ex-policial que foi acusado de participar do assassinato do promotor Valdir de Freitas Dantas, crime ocorrido no dia 19 de março de 1988, na rodovia que dá acesso à cidade de Cedro do São João.
Em nota, a assessoria de comunicação da Polícia Federal informa que a investigação, também com a colaboração da Polícia Civil, começou em fevereiro deste ano e que esses grupos teriam sido responsáveis por pelo menos cinco homicídios e duas tentativas de homicídios, além de promoverem intenso tráfico de entorpecentes, comércio ilícito de armas de fogo e munições e roubos.
A polícia acredita que com o material apreendido e o depoimento dos presos podem levar a elucidação de outros crimes que essa quadrilha tenha cometido na região.
Os suspeitos devem ser indiciados de acordo com as participações nos crimes e, segundo a polícia, as penas somadas podem chegar a 30 anos. Outros acusados estão sendo procurados.
Todos os suspeitos serão ouvidos na Superintendência da Polícia Federal. Em seguida, os presos em caráter temporário serão encaminhados ao Complexo Penitenciário de Aracaju.
Por Terezinha de Jesus Nascimento